O Salmo 128 faz parte dos Cânticos de Peregrinação, uma coleção de salmos (do 120 ao 134) cantados pelos israelitas enquanto subiam a Jerusalém para participar das festividades religiosas. Este salmo, em particular, destaca a importância da obediência a Deus e como ela se reflete na estrutura familiar.
O Salmo 128:1 revela o entendimento de Deus sobre a verdadeira felicidade. Ele a associa ao temor do Senhor e à caminhada em Seus caminhos. Para Deus, a felicidade não está em riquezas materiais excessivas, mas em viver com integridade, trabalhar honestamente e desfrutar de uma família harmoniosa e em paz.
A mensagem do Salmo 128 é que Deus promete alegria, paz e felicidade aos que se arrependem de seus pecados e dá valor a sua família. E que seguem o Senhor Jesus. Quem dirige suas vidas de acordo com ele. Este Salmo traz uma imagem muito poderosa, usando os brotos de oliveira como referência.
O Salmo anterior tratou da responsabilidade de construir e proteger, e este fala da responsabilidade geral de trabalhar para se sustentar. Muitas pessoas hoje consideram o trabalho um peso a ser evitado, ou até uma maldição em consequência do pecado de Adão, mas o ensinamento bíblico é outro.
O que quer dizer bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos?
Então por isso o salmista diz bem aventurado feliz bem aventurado quer dizer feliz. Feliz aquele que teme ao senhor. Quer dizer quem teme a Deus anda nos seus caminhos anda na sua palavra anda segundo a sua direção os seus conselhos porque ele só quer o melhor para nós.
Salmo 128 Estudo: FELIZ QUEM TEME (Bíblia Explicada)
Qual é a explicação de Salmos 128:1-6?
"Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos." O mundo apresenta diversos caminhos a todo instante. Mas apenas os caminhos do Senhor trazem a verdadeira felicidade ao homem!
O Salmo 128 fala sobre a benção para a família que teme a Deus. A família sempre fez parte do plano de Deus para nós, e, esse texto nos mostra que a verdadeira felicidade vem do trabalho honesto e da convivência harmoniosa entre marido e mulher junto com seus descendentes, filhos e netos.
Os brotos (que seriam os filhos) possuem a mesma raiz e participam da produção da safra de azeitonas. Essa imagem nos faz pensar também na fé em “família”. Espiritualmente falando, os filhos podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais.
Salmo 128:5 “O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida”. Martinho Lutero chamava este salmo de “o Salmo da família”. Está cheio de promessas. Uma das que ele destaca, é a promessa da bênção.
Em que áreas podemos notar a benção de Deus segundo o Salmo 128?
A bênção aqui prevista é a elevação e a permanência de Jerusalém, como sede nacional e religiosa, ao longo da vida dos tementes e das suas descendências (v.
Os Salmos 120 a 134 são chamados de Cânticos de Degraus porque cada um contém a palavra "shir" (cântico) e evocam o sentido de uma coleção de cantos. Eles provavelmente foram escritos no período pós-exílico para fortalecer a fé do povo de Israel após o cativeiro na Babilônia, enfatizando a confiança em Deus.
Como é feliz aquele que teme o SENHOR, que anda em seus caminhos! Você desfrutará o fruto de seu trabalho; será feliz e próspero. Sua esposa será como videira frutífera que floresce em seu lar. Seus filhos serão como brotos de oliveiras ao redor de sua mesa.
A pressão do mundo é má, mas temos uma promessa em Deus e podemos edificar nossa família n'Ele. Edificar é o ato de construir, estabelecer ou fortalecer algo já construído, quer seja físico ou espiritual.
Então você me pergunta: "Como faço para obter a alegria do Senhor?" Quando você ouvir a verdade, não a deixe numa prateleira, valorize o tempo e espaço para contemplar as grandes verdades sobre Deus, o amor do Eterno, as experiências pela fé e seja habitação do Espírito Santo.
Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
No Salmo 128, Deus comunica a importância de uma vida vivida em reverência a Ele, mostrando que tal vida traz frutos positivos, especialmente no contexto familiar. Ele destaca que a obediência e a devoção a Deus resultam em uma vida plena, onde o trabalho é recompensado, a família floresce e a paz prevalece.
Ser uma Videira é muito mais do que apenas dar frutos. É sobre estar profundamente enraizada em Cristo, nutrindo nossas almas e nossas famílias com o amor e os valores que Ele nos ensinou.
Nos brotos das oliveiras os israelitas podiam antever as belas e produtivas árvores centenárias. Nos filhos ao redor da mesa podiam antever os bons cidadãos e bons servos de Deus do futuro.
Vocês, que temem o Eterno, como são abençoados! Podem andar alegremente em seu caminho reto. Vocês trabalharam duro e merecem tudo que receberam. Aproveitem a bênção!
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
A reverência é um sentimento de amor e respeito profundos. Quando temos uma atitude reverente diante de Deus, nós O honramos, expressamos nossa gratidão a Ele e obedecemos a Seus mandamentos.