Na cultura ocidental, o número 13 é um símbolo de má sorte, azar e eventos negativos. A aversão ao número 13 é uma superstição de azar comum na cultura ocidental. O medo irracional do numeral tem um nome próprio: triscaidecafobia, que evoluí para a parascavedecatriafobia quando combinado com a sexta-feira.
"Na numerologia, o número 13 não tem nada relacionado ao azar ou sorte, mas, sim, a chance de recomeços. Ele se relaciona com um sistema organizado de início e término de ciclos, e, além disso, representa em sua perfeição força, determinação, fé e mudanças benéficas", afirma a espiritualista Juliana Viveiros.
O número 13 também pode estar associado a alguns convidados famosos, mas indesejáveis. Na mitologia nórdica, o deus Loki foi o 13º a chegar a um banquete em Valhalla, onde enganou outro participante para matar o deus Baldur. No cristianismo, Judas — o apóstolo que traiu Jesus — foi o 13º convidado da Última Ceia.
O número 13 é visto como um símbolo de transformação e renovação. Quando esse número é duplicado na forma de 13:13, seu poder e importância são amplificados. O número 1 simboliza novos começos, liderança e ambição, enquanto o número 3 representa criatividade, comunicação e crescimento espiritual.
SIGNIFICADO DO NÚMERO 13: Bom ou ruim? Existe maldição? Sentido espiritual!
Qual a maldição do número 13?
Na cultura ocidental, o número 13 é um símbolo de má sorte, azar e eventos negativos. A aversão ao número 13 é uma superstição de azar comum na cultura ocidental. O medo irracional do numeral tem um nome próprio: triscaidecafobia, que evoluí para a parascavedecatriafobia quando combinado com a sexta-feira.
Por outro lado, alguns o enxergam como um sinal de positividade ou um número da sorte. Na numerologia, o 13 não está relacionado à sorte ou azar, mas a uma chance de recomeços, ele representa o começo e o término de ciclos, e também pode ser associado a força, determinação e fé.
1O Senhor disse a Moisés: 2«Envia alguns homens a explorar a terra de Canaã, que eu vou dar aos israelitas. Manda um homem de cada tribo e que todos sejam chefes do seu clã.» 3Moisés enviou-os do deserto de Paran; todos eram chefes dos israelitas, tal como o Senhor tinha ordenado.
Ao longo do tempo, várias fontes foram apontadas como "culpadas" pela suposta má sorte do 13. Uma delas está ligada ao Cristianismo — havia 13 pessoas na última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu pouco antes de ele ser traído por Judas Iscariotes, o 13º a sentar-se e preso por blasfêmia.
13:13 é um sinal de que grandes mudanças estão ocorrendo ou estão prestes a acontecer em sua vida. Assim, esse é um momento para abraçar a transformação, deixar ir o que não serve mais e se abrir para novas possibilidades. Por isso, confie no processo e saiba que você está sendo guiado na direção certa.
Quando alguém não é normal, costuma-se dizer que a pessoa é treze. Aqui na Nopz, isso já começa pelo Michel, o mais treze de todos, louco por qualidade e também por entregar o melhor trabalho.
Na Bíblia Sagrada, por exemplo, o fim do mundo começa no 13º capítulo do Apocalipse. E a sexta-feira também foi o dia da crucificação de Jesus Cristo. Várias teorias cercam a sexta-feira 13, considerada o "dia do azar" no Brasil e em outras partes do mundo.
Treze: representa a transformação e a renovação; enfim, simboliza a mudança que muitas vezes traz insegurança ao homem. Nesse sentido, é tomado como um número de azar, uma ideia muito forte que é passada pelo arcano "A Morte" no Tarô, que significa uma modificação definida.
Por volta de 1690, começou a circular uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar, explica Roud. As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.
A propósito das superstições ligadas a sexta-feira 13, no judaísmo ela não existe. Em hebraico, sistema onde os numerais são escritos com letras do alfabeto, 13 é um número extraordinariamente positivo. Segundo a gematria, 13 é o valor numérico das palavras amor e unidade, denotando uma ligação intrínseca entre elas.
Conforme o professor, na mitologia nórdica, a maldição do número 13 aparece porque o deus Odin teria realizado um jantar para 12 deuses. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma confusão, que terminou na morte de um dos convidados.
O 13 representa o rompimento com tudo aquilo que está estruturado e estável. Na numerologia, o número carrega a força dos algarismos 1 e 3, que não possuem energia negativa. O 1 simboliza a ação e a independência, a coragem para abrir novos caminhos e iniciar projetos.
1 (um): Deus é Um. 2 (dois): significa o par perfeito; é o dobro e pode significar «de sobra». 3 (três): É usado para reforçar ou dar ênfase a uma expressão: Deus é Santíssimo, isto é, três vezes Santo. Usado para indicar algo completo, perfeito.
Por causa da eleição presidencial, o jogo do bicho “cotou” apostas que incluam dezenas com 13 (borboleta) e 22 (cabra), temendo um grande volume de “fézinhas” nesses grupos. Os apostadores podem jogar neles — mas recebem um prêmio menor.
Por fim, as horas 13:13 podem indicar que é importante manter uma atitude positiva e otimista em relação à vida. O número 3 está associado à alegria e à positividade, e quando combinado com o número 1, pode sugerir que manter uma mentalidade otimista é fundamental para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida.