A principal característica da linguagem do jeans é o da descontração, um conceito mais difundido justamente porque é o que mais combina com o que é jovem e contemporâneo. As maneiras de vestir de um grupo têm seus códigos.
Originalmente projetado para mineiros, o jeans moderno foi popularizado como roupa casual por Marlon Brando e James Dean em seus filmes dos anos 1950, particularmente The Wild One e Rebel Without a Cause, levando o tecido a se tornar um símbolo de rebelião entre os adolescentes, especialmente os membros da subcultura ...
A tonalidade escura do jeans transmite uma sensação de elegância e sofisticação. Assim, diferente dos jeans claros, que geralmente são associados a um visual mais casual, os jeans escuros podem ser facilmente vestidos para ocasiões mais formais com a adição de peças como blazers e sapatos de salto.
Democrático, cosmopolita e com um DNA easy-to-wear inigualável, o jeans tem uma longa história na cena fashion. A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros.
Antes de conquistar o mundo da moda, o jeans era um tecido destinado aos trabalhadores manuais, que precisavam de roupas robustas para suportar o desgaste com o uso diário contínuo no trabalho. Com o tempo, ele passou a ser associado ao estilo rebelde dos anos 1950 e, posteriormente, à moda casual e cotidiana.
Tecido: um bom jeans é feito com material de alta qualidade, geralmente algodão ou uma mistura de algodão com elastano. O tecido deve ser resistente, mas também ter uma certa elasticidade para garantir conforto, ventilação e liberdade de movimento.
Conforto: confortável e macio, o jeans se adapta ao corpo. Dessa forma, ele permite que você se movimente livremente, o que o torna uma ótima escolha para pessoas que gostam de se exercitar ou fazer atividades ao ar livre.
É possível ter um calçado e acessórios em outros materiais. Mas, a ideia é a de combinar calça, saia, camisa, vestidos e outros looks usando a maioria em jeans! Nas últimas Semanas de Moda, essa tendência foi apresentada de formas bem excêntricas e, até mesmo, ousadas.
O índigo é uma variação do azul, também conhecida como cor jeans, que está ligada à transformação profunda e conexão com a espiritualidade. Por isso, incorporar o jeans o Ano Novo pode trazer uma energia de paz e introspecção para o novo ciclo.
Preto e branco: na psicologia das cores, a clássica combinação “preto e branco” é atemporal e associada ao luxo, sofisticação e mistério. É a escolha ideal para marcas que desejam transmitir uma imagem de refinamento e exclusividade.
Verde: riqueza, natureza, crescimento e saúde. Essa cor acalma, traz harmonia e renovação, relaxa o corpo e ajuda a aliviar a ansiedade. Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.
Já o termo jeans é mais restrito e geralmente se refere a calças, embora também possa ser usado para saias e jaquetas que imitam o estilo das calças jeans tradicionais. Durabilidade e versatilidade: O denim é conhecido por sua durabilidade e versatilidade, sendo usado em diferentes peças de moda e estilos.
A história do Jeans começou quando ainda se chamava ''Jean'' um termo francês que nasceu em 1800, fazendo referência a um tecido de sarja de algodão, utilizado para fabricar calças. O nome do tecido logo se tornou popular, e recebeu a nomeação como hoje é comumente usado: o jeans.
A história do jeans começa em Nîmes, na França, onde foi criado um tecido chamado "serge de Nîmes", que acabou abreviado para "denim". Levi Strauss, um empresário alemão radicado nos Estados Unidos, percebeu o potencial do tecido e, em 1853, começou a fabricar calças para trabalhadores do oeste americano.
O denim simboliza casualidade e vida real, rotina, trivialidade e normalidade. É por isso que não cansamos dele, ele pode compor um look básico ou mesmo um look festa.
Clássica e atemporal, a calça jeans é uma das peças mais democráticas e presença certa no guarda-roupa feminino. O denim combina com tudo e agrada a todos os estilos, além de ser extremamente versátil, podendo compor do look mais casual e descontraído a produções formais.
Cores mais escuras, como azul-profundo ou preto, costumam ser mais elegantes e fáceis de combinar com peças refinadas. Fuja dos rasgos e desfiados, pois eles trazem um ar mais casual.
O jeans é um tecido atemporal e versátil que sempre esteve presente na moda. Ele tem sido usado em diferentes peças de vestuário, como calças, shorts, jaquetas, saias, vestidos e até nos sapatos. A tendência do jeans na moda e nos sapatos tem se mantido forte ao longo dos anos e continua a evoluir.
Artistas como Marlon Brando, James Dean e Marilyn Monroe foram alguns dos precursores do sucesso das calças jeans. Para ter uma ideia, após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais de 50 milhões de jovens adotaram a peça como parte do visual.
O look total jeans é a opção perfeita para quem busca praticidade sem abrir mão do estilo, já que é um visual composto exclusivamente por peças jeans. Ele funciona para todas as ocasiões.