Quais os efeitos colaterais do excesso de vitamina B6?
Tomar doses muito elevadas de vitamina B6 pode danificar os nervos (um quadro clínico denominado neuropatia), causando dor e dormência nos pés e nas pernas. As pessoas podem não conseguir dizer onde estão seus braços e pernas (senso de posição) e de sentir vibrações. A caminhada pode tornar-se difícil.
O excesso de vitamina B acontece principalmente quando o suplemento dessas vitaminas é consumido em altas quantidades, por um longo período e sem a indicação médica, o que pode levar ao aumento excessivo da concentração dessa vitamina no sangue, de forma que não consegue ser devidamente absorvida no organismo e pode ...
O que pode causar o excesso de vitamina B no corpo?
“A hipervitaminose de vitamina B12 pode prejudicar a saúde, provocando alterações, erupções cutâneas, reações alérgicas e até exacerbação ou piora de função renal”. Por outro lado, avisa o especialista, seu déficit também faz mal para o organismo.
Sinais de que seu corpo precisa de VITAMINA B12 | Dr. Dayan Siebra
O que acontece se a vitamina B estiver alta?
O excesso de vitamina B12 pode causar o surgimento de sintomas como erupções cutâneas, fraqueza, dor de cabeça, fadiga, dor de estômago ou diarreia. O excesso de vitamina B12 não é comum, pois o corpo absorve apenas a quantidade necessária dessa vitamina, eliminando o excesso pela urina.
Toxicidade. Algumas vitaminas, entre elas A, D, E e K podem se acumular no organismo em níveis tóxicos quando consumidas em excesso. Isso pode levar a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dores de cabeça e fraqueza.
Em casos raros, tomar muita vitamina B por um longo período pode fazer você se sentir muito entorpecido ou formigamento. Às vezes, esse formigamento ocorre principalmente em um lado do corpo.
A vitamina B6 está envolvida em uma série de reações químicas importantes para o sistema nervoso central, sendo essencial para o funcionamento do nosso organismo e atuando através da corrente sanguínea. Participa ativamente não só da parte cerebral, mas também tem sua importância no metabolismo e na função hormonal.
A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões.
Ingestão excessiva de álcool também pode prejudicar a absorção ou o metabolismo da B6. Uso de medicamentos como os anticonvulsivantes, utilizados na prevenção de crises convulsivas, podem interferir na absorção e no metabolismo da vitamina B6.
A vitamina B6 está envolvida em uma série de reações químicas que são importantes para o sistema nervoso e a função cerebral, incluindo a síntese de proteínas, aminoácidos e mensageiros químicos do cérebro, bem como o bom funcionamento do sistema imunológico.
A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].
A Vitamina B6 é fundamental no combate às inflamações crônicas e doenças da retina. A Vitamina B6 ajuda na diminuição das perdas cognitivas causadas pela Síndrome de Down, com melhora no tempo de reação e na memória.
A superdosagem de Vitamina B6 é rara, mas pode acontecer após o consumo de doses muito elevadas por um período prolongado. A superdosagem desse suplemento pode causar dormência nos pés e nas mãos, fraqueza muscular, problemas de coordenação motora, náuseas e vômitos.
A dose excessiva, acima de 200 mg por dia, por mais de 1 mês, pode levar ao surgimento de efeitos colaterais como a neuropatia periférica grave, que provoca formigamento nos pés e nas mãos. Veja como reconhecer os sintomas de excesso de vitamina B6.
Quais as contraindicações do Cloridrato de Piridoxina? Cloridrato de Piridoxina é contraindicado à pacientes hipersensíveis ao Cloridrato de Piridoxina ou aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Além dos problemas renais, a intoxicação por vitamina D, provocando o aumento do cálcio no sangue, pode causar fadiga, cansaço e, em quadros graves, confusão mental e coma, especialmente em idosos.
Distúrbios Gastrintestinais: dor abdominal; náusea (enjoo) e vômito. Distúrbios Musculares: fraqueza muscular e paralisia muscular. Distúrbios do Sistema Nervoso: confusão; perda de reflexos; depressão do sistema nervoso central; coma; cefaleia (dor de cabeça) e tontura. Outros: insuficiência renal.
“A utilização exagerada de vitamina D pode causar sintomas de toxicidade no organismo, chegando a causar até quadros neurológicos, como sonolência, confusão e até depressão. O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais, por exemplo.
O que pode causar o excesso de vitamina B no organismo?
Hipervitaminose B: provocada pelo excesso de vitamina B, os sintomas variam. Em caso de vitamina B1, pode levar a convulsões, dificuldades em respirar e até ao óbito pelo mesmo motivo. Já o abuso da vitamina B12, pode causar reações alérgicas.
Cada excesso de nutriente acarreta repercussões específicas; por exemplo, doses elevadas de vitamina E podem propiciar hemorragias, enquanto a vitamina K está associada à coagulação do sangue (3). Em relação à vitamina C, o excesso pode provocar diarreia e a formação de cálculos urinários.