O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
DIAGNÓSTICO. O teste de triagem para Hepatite B é realizado através da pesquisa do antígeno do HBV (HBsAg), que pode ser feita por meio de teste laboratorial ou teste rápido.
A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.
HBsAg não reagente significa que a pessoa não está infectada pelo vírus da hepatite B. Nesses casos, é importante aproveitar a oportunidade para checar se a carteira de vacinação está em dia, visto que existe vacina para hepatite B disponível no sistema público de saúde e no privado.
O que fazer em caso de Resultado Positivo no Exame Anti-HBs? Se o seu exame Anti-HBs for positivo, significa que você está protegido contra a hepatite B. No entanto, é importante conversar com seu médico para entender o resultado e discutir medidas preventivas adicionais, se necessário.
O que significa um resultado positivo para o marcador HBsAg?
HBsAg; um resultado positivo para o marcador HBsAg significa que o indivíduo está com o vírus da hepatite B circulando no sangue; Anti-HBc Total: já no caso de resultado positivo para o marcador Anti-HBc, demonstra que o paciente teve contato com o vírus, seja em tempo recente ou no passado.
O que fazer quando o exame de hepatite B deu reagente?
Nesses casos, é recomendado que o exame seja repetido após 1 mês; Anti-hbs maior que 100 mUI/ mL - reagente. Essa concentração indica que a pessoa possui imunidade contra o vírus da hepatite B, seja por meio da vacinação ou através da cura da doença.
O Teste rápido em cassete de HBsAg é um teste rápido para detectar qualitativamente a presença de HBsAg na amostra de sangue total, soro ou plasma. O teste utiliza uma combinação de anticorpos monoclonais e policlonais para detectar seletivamente níveis elevados de HBsAg no sangue total, no soro ou no plasma.
Em geral, a hepatite B é mais grave do que a hepatite A, sendo ocasionalmente fatal, especialmente em adultos mais velhos. A infecção pode ser leve ou muito grave (chamada hepatite fulminante). Quando as pessoas com hepatite B também têm hepatite D, os sintomas são mais graves.
A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.
O que significa HBsAg reagente por mais de 6 meses?
O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
A transmissão do vírus da Hepatite B pode ocorrer por via parenteral ou por via sexual, portanto a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno-infantil) também é causa frequente de disseminação desse vírus.
Significado: Indica a ausência do antígeno de superfície do vírus da Hepatite B (HBsAg). Próximos passos: É necessário continuar com as medidas preventivas. Caso a suspeita de infecção pelo HBV persista, um novo exame deverá ser realizado após 30 dias.
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
O que significa um resultado não reagente para IgM e IgG?
Um resultado IgM e IgG não reagentes sugere que você não entrou em contato com o antígeno responsável pela doença. No entanto, também pode sugerir que você está com a doença, mas os anticorpos ainda não foram produzidos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
Os sinais e sintomas, quando presentes, são comuns às demais doenças crônicas do fígado e costumam manifestar-se apenas em fases mais avançadas da doença, na forma de cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre e dor abdominal.
Ele significa que a pessoa tem imunidade contra o vírus. É detectado geralmente entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg e indica bom prognóstico.
O HBSAGC confirma qualitativamente a presença do antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg) em soro humano. Deve ser utilizado para confirmar a presença de HBsAg em amostras que já se mostraram reativas em testes anteriores de HbsAg.
Geralmente isso é feito principalmente em profissionais ias da área da saúde. A pessoa pode estar desprotegida, mesmo tendo tomada as 3 doses da vacina.