O exame Anti-CCP é indicado por um reumatologista quando há suspeita de artrite reumatoide. Geralmente, é útil em casos em que os sintomas são inespecíficos ou quando se deseja confirmar o diagnóstico da doença. Alguns sintomas em que o exame pode ser solicitado: Dor nas articulações.
Os resultados do exame anti-CCP, geralmente são analisados em conjunto com o fator reumatoide, pois esses exames podem ser feitos ao mesmo tempo ou o médico pode solicitar o fator reumatoide primeiro e se der positivo, indicar o anti-CCP para confirmar a artrite reumatoide.
Referência: Negativo : < 20,0 Au Fracamente Positivo : 20,0 a 39,0 Au Moderadamente Positivo: 40,0 a 59,0 Au Fortemente Positivo : > 60,0 Au Interpretação: Um resultado positivo indica presença de anticorpos IgG Anti-CCP e sugere a possibilidade de Artrite Reumatóide.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
Exames Complementares da Artrite Reumatoide | Reumatologia Residência Médica e Revalida
O que o exame anti-CCP detecta?
O exame Anti-CCP é indicado por um reumatologista quando há suspeita de artrite reumatoide. Geralmente, é útil em casos em que os sintomas são inespecíficos ou quando se deseja confirmar o diagnóstico da doença. Alguns sintomas em que o exame pode ser solicitado: Dor nas articulações.
Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).
Quando o fator reumatoide é considerado preocupante?
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
A dosagem de PCR apresentou valores superiores ao de referência do exame (1,0 mg/dL) em 46 pacientes (70,76%), e a média do valor encontrado foi 2,46 mg/dL (± 1,72).
O que significa ter um fator reumatoide de 20 ui/ml?
Valores abaixo de 20 UI/mL são considerados normais, mas cada laboratório pode ter uma faixa de referência um pouco diferente. Quando o nível de fator reumatoide está acima da faixa de normalidade, o resultado é considerado “positivo”, o que pode sugerir a presença de uma doença autoimune ou inflamatória.
- Não reagente: inferior a 5 U/mL. - Fracamente reagente: entre 5 a 29 U/mL. - Moderadamente reagente: entre 30 a 200 U/mL. - Fortemente reagente: superior a 200 U/mL.
Classicamente relacionado à artrite reumatoide, ele é encontrado em cerca de 50-70% dos pacientes, e níveis mais elevados estão associados com doença agressiva, presença de nódulos reumatoides e manifestações extra-articulares2.
O VHS não é um teste específico, logo ele não pode determinar sozinho nenhuma doença ou estado clínico. No entanto, um resultado alterado pode sugerir a presença de inflamação no organismo e até mesmo doenças autoimunes como o lúpus, uma condição caracterizada pela inflamação de diversos órgãos.
PCR entre 10,0 a 40,0 mg/L: pode ser sinal de infecções mais graves e infecções moderadas, como catapora, COVID-19 ou outra infecção respiratória; PCR superior a 40 mg/L: geralmente indica infecção bacteriana; PCR superior a 200 mg/L: pode indicar septicemia, uma situação grave que coloca em risco a vida da pessoa.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.
Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são: Exame físico. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares. Hemograma completo.
Artrite reumatoide é grave? A artrite reumatoide é uma doença crônica, que necessita de tratamento contínuo. Se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode levar a deformidades articulares, dor crônica e incapacidade.
Assim, os anticorpos antiprofilagrina/filagrina e anti-CCP aparecem como uma alternativa de marcador imunológico específico para o diagnóstico da Artrite Reumatóide, especialmente útil para a abordagem das formas iniciais em que a doença não está plenamente desenvolvida.
Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.