Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Ao contrário de outras pragas urbanas, os cupins não são vetores de doenças. Não há com o que se preocupar em relação a isso. Para eliminar os insetos do seu espaço, obtenha o suporte de uma equipe experiente, evitando que haja problemas como tratamentos sem efeito, migração da colônia ou intoxicação.
Diferentemente das demais pragas urbanas, os cupins não são vetores de doenças como os ratos, baratas, mosquitos e outros animais. Contudo, isso não significa que não são perigosos. Os cupins estão associados à incidência de prejuízos financeiros e estruturais devido à sua alimentação.
Os cupins podem transmitir alguma doença para nós humanos? Não! Até mesmo com uma difícil picada de cupim você não seria contaminado. Portanto, os cupins não são causadores de doenças.
Muitos venenos para cupim disponíveis no mercado contêm químicos altamente tóxicos. Quando manuseados incorretamente, esses produtos podem representar um risco para a saúde humana e animal. A exposição inadequada pode causar problemas respiratórios, irritações na pele e até intoxicações graves.
Os principais danos incluem túneis escavados na madeira, enfraquecimento estrutural, destruição do piso e teto, dependendo do seu material, entre outros problemas. Ou seja, a infestação de cupins pode desfazer gradualmente os itens de um ambiente em que foram investidos tempo e recursos na construção.
Seu habitat mais frequente são áreas rodeada de matas, caatingas e cerrados. Se infestam ambientes internos, seu ninho pode ser encontrado fora, em árvores por exemplo, que se encontram próximas.
As bactérias intestinais do cupim são capazes de fixar o nitrogênio, extraindo-o do ar e transformando-o em fertilizante. “Os cupins são ótimos para a saúde do solo, da qual todo o resto depende”, disse Bignell.
Quais são os sintomas de intoxicação por cupinicida?
- De forma geral, a intoxicação causa irritação respiratória, tosse, falta de ar, náusea, vômito, dor de cabeça, diarreia e crises de asma em asmáticos. Se sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico - alerta.
Os remédios caseiros para picada de inseto, como a compressa de alfazema, o banho de aveia ou o chá de arnica, possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a reduzir a dor e o desconforto da picada.
Quem já enfrentou infestação de cupim em casa sabe o estrago que isso pode causar. Os insetos devoram a madeira, sendo capazes de arruinar móveis, portas e até as estruturas de sustentação do telhado.
É normal os siriris aparecerem quando a temperatura aumenta, mas quando permanece quente por vários dias não. Por que isso acontece? Porque as altas temperaturas diminuem o tempo de vida alada. Quando esquenta muito, o bicho da luz perde as asas, cai e vira cupim.
A picada causa dor imediata, inchaço local, formigamento e suor no local da picada. Deve-se combater a dor com analgésicos e observar rigorosamente novos sintomas, como vômitos, aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, tremores, espasmos musculares, caracterizando acidente grave.
Furinhos. O furinho, com cerca de um milímetro de diâmetro, é um sinal claro da invasão de cupim. Mas preste atenção: nem sempre os móveis, batentes e objetos infestados vão apresentar orifícios!
Além dos estragos que esse inseto causa em móveis e estruturas de imóveis, ele também pode ser maléfico aos seres humanos. Isso mesmo! Embora não transmita doenças diretamente ao homem através de picada, o animal pode desencadear reações alérgicas em quem tem problemas respiratórios ou tendência a ter alergia.
Para ajudar a detecção e a melhor forma de combate a esse inseto, o Instituto Biológico oferece os serviços de seu Laboratório de Pragas Urbanas, criado há dois anos para estudar e pesquisar também formiga, barata e broca-da-madeira. Só há uma situação em que o cupim é inocente: não transmite doença ao homem.
"Eles precisam de umidade para viver e poderão morrer se forem expostos à luz do sol ou ao ar livre", alerta. Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.
Quais são os sintomas de intoxicação por raticidas em humanos?
Os raticidas anticoagulantes, cumarínicos e compostos derivados indênicos, tem como principal manifestação clínica: sangramento gengival e nasal; tosse, urina, vômitos e fezes com sangue; hematomas e equimoses. Como exemplos de compostos cumarínicos podem ser citados a warfarina, o brodifacoum, o bromadiolone, etc.