Enquanto os eremitas deixavam crescer o cabelo como símbolo do seu abandono da vida terrena, na Igreja cristã, o cabelo era um sinónimo de liberdade e disponibilidade sexual, por isso, freiras e frades rapavam o cabelo ao mesmo tempo que formulavam os seus votos, já que com este ritual renunciavam aos prazeres e à vida ...
Considerava-se o cabelo a coisa menos valiosa do homem (2 Sm 14.11; Mt 10.30) mas os árabes ainda hoje juram pelas suas barbas; e, talvez jurar pela cabeça signifique o juramento pelo cabelo que nela está (Mt 5.36).
Qual é o significado do cabelo no mundo espiritual?
O cabelo tem significados simbólicos em várias religiões ao redor do mundo. Em algumas tradições cristãs, o cabelo é considerado um adorno natural dado por Deus e deve ser cuidado e preservado como tal. Especialmente entre os grupos mais conservadores, o cabelo é associado à modéstia e pureza e não deve ser cortado.
1Coríntios 11:6 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Pois, se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
Da mesma forma, 1 Coríntios 11:14 afirma: “Não vos ensina a natureza (physis) que, se um homem tiver cabelo comprido, isso é degradante (atimia) para ele?” O versículo 4 identifica como “vergonhoso” (kataischynei) um homem com [cabelo] “pendurado na cabeça”.
Associado a uma imagem de feminilidade, o cabelo é não só símbolo de sedução, como símbolo da posição feminina, inseparável ao longo dos tempos, e ainda hoje, da exigência de modéstia.
De uma perspectiva yogi, o cabelo é um incrível presente da natureza que pode realmente ajudar a elevar a energia Kundalini (força vital criativa), que aumenta a vitalidade, a intuição e a tranquilidade. Há muito tempo, pessoas de muitas culturas não cortavam os cabelos, porque fazia parte de quem elas eram.
Cabelos ruivos e avermelhados, só por sua cor, já transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados. Madeixas pretas, castanho escuro e médio transmitem sofisticação, segurança e credibilidade.
Toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça sem véu, envergonha aquele que é o cabeça sobre ela, pois é como a mulher que tem sua cabeça rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, é como se tivesse a sua cabeça rapada.
9 Que do mesmo modo as mulheres também se adornem com traje recatado, com pudor e modéstia, não com os cabelos trançados, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 10 Mas (como é decente para mulheres que professam servir a Deus) com boas obras. 11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
É preciso que ela deixe o Espírito Santo para fazê-lo. Muito ao contrário do que pensam e ensinam nas denominações e pastores do “não faz mal não tem importância”, a mulher cortar as pontas ou enfim, usar artifício para aparar o cabelo é pecado perante Deus.
1Coríntios 11:14-15 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) Pois a própria natureza ensina que o cabelo comprido é uma desonra para o homem, mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu.
Afinal, qual é a importância dos cabelos na vida de uma pessoa? Os cabelos não são apenas a moldura do rosto, mas simbolizam poder, e podem tanto fazer você se sentir atraente, como acabar com a sua vontade de sair de casa.
"Ele representa nossa força interior, uma verdadeira antena cósmica que canaliza uma parte de nossa energia vital e nos revela, também, traços de nossa personalidade segundo a espiritualidade", diz. Ela destaca que o cabelo é uma das primeiras partes do nosso corpo a dar sinais de que algo não vai bem.
Você sabia que o cabelo também pode conduzir energia? E não apenas energia estática, uma das responsáveis pelo frizz, mas uma energia responsável pela vitalidade do corpo. A natureza é sábia colocou todos os pelos do nosso corpo por razões específicas.
Desde sempre, os cabelos representam parte fundamental da personalidade humana. Eles são verdadeiros símbolos de beleza, sedução e até de poder e força. O cabelo é um verdadeiro meio de expressão e pode revelar muito sobre a personalidade de cada pessoa: personalidade, idade, etnia, credo e muito mais.
Segundo Meire, os cabelos estão diretamente conectados ao sistema nervoso central e fazem parte do sistema sensorial cutâneo. Eles captam energias do ambiente e as transmitem ao nosso corpo, funcionando como canais de percepção energética. Além disso, os cabelos também refletem o estado emocional de uma pessoa.
Desde os primórdios da sociedade, o cabelo sempre foi relacionado à força e vitalidade pessoal. OU seja, quanto mais longos e espessos, mais forte e poderosa seria a pessoa. Com o passar dos anos, a percepção sobre os fios mudaram e surgiram novas visões interpretativas sobre eles.
O ato de cortar o cabelo não ajudará em nada pois trata-se de um sintoma que está associado ao alívio de alguma angústia e que traz muita ansiedade. A pessoa não tem como controlar já que são conteúdos inconscientes que têm que ser trabalhados em terapia.
Raspar a cabeça é uma grande vergonha não somente para as mulheres, mas também para os homens (2Sam 10,4). Somente em casos de luto, o símbolo- cabelo enfraquece. Os homens ocultam a barba, e as carpideiras arrancam os cabelos.
O homem desonra sua cabeça se a cobre para orar ou profetizar. Mas a mulher desonra sua cabeça se ora ou profetiza sem cobri-la, pois é como se tivesse raspado a cabeça. Se ela se recusa a cobrir a cabeça, deve também cortar todo o cabelo!
A ideia deles é que Paulo quis dizer algo assim: “Vocês cristãos coríntios egoístas! Você usa línguas apenas para edificar a si mesmo, quando deveria usá-las para edificar os outros!” Isto está errado. Paulo está simplesmente declarando a natureza do dom de línguas.