O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
Quando o ventrículo direito está quase cheio, o átrio direito se contrai, enviando sangue adicional para o ventrículo direito, que se contrai em seguida. Essa contração fecha a válvula tricúspide e impulsiona o sangue pela válvula pulmonar até as artérias pulmonares, que irrigam os pulmões.
O sangue do átrio direito então vai para o ventrículo direito (VD) e daí, parte diretamente para os pulmões onde será oxigenado. Dos pulmões parte um sangue oxigenado diretamente para o átrio esquerdo (AE) que, por sua vez, bombeia seu conteúdo para o ventrículo esquerdo (VE).
- A mensuração do átrio direito deve ser feita no corte apical 4 câmaras e definida por VOLUME e não mais por área. Volume > 32 mL/m2 em homens e > 27 mL/m2 em mulheres definem AD aumentado.
Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras.
O átrio direito é a câmara que recebe o sangue venoso através das veias cavas, superior e inferior, e pelo seio coronário. Possui uma estrutura, semelhante a uma bolsa, que é a aurícula. Essa aurícula aumenta a capacidade do átrio.
O miocárdio é a mais espessa das três camadas do coração. Esta é a camada muscular que permite as contrações cardíacas. Histologicamente, o miocárdio é composto por cardiomiócitos.
Quando os átrios não ajudam a bombear sangue para os ventrículos, a quantidade máxima de sangue que o coração bombeia é reduzida em cerca de 10%. Esta leve redução da potência máxima geralmente não causa problemas, exceto em pessoas com cardiopatias, especialmente quando se esforçam.
O sangue que chega ao átrio direito através da veia cava superior e veia cava inferior é forçado pela contração atrial a passar pela valva tricúspide enchendo o ventrículo direito, este bombeia o sangue através da válvula pulmonar para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões.
Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - o átrio - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares. Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
E é a interação entre todas elas que confere a habilidade de bombear sangue ao coração, o primeiro órgão funcional a ficar pronto, ainda quando somos um embrião.
No átrio direito, localiza-se o nodo sinusal, sistema constituído de células especializadas em originar o estímulo elétrico (células P - Pacemaker) e responsável pela frequência cardíaca. É separado do átrio esquerdo por um septo, constituído de uma membrana muscular.
O aumento do átrio esquerdo pode contribuir para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. O aumento da pressão no átrio esquerdo pode levar à congestão pulmonar e à redução do débito cardíaco, ambos os quais são marcas registradas da insuficiência cardíaca.
Quais vasos estão relacionados com o átrio direito?
Ao átrio direito chegam às veias cava cranial e caudal e a veia coronária. Do ventrículo direito sai à artéria pulmonar. Ao átrio esquerdo chegam às veias pulmonares. Do ventrículo esquerdo sai à artéria aorta.
Que estrutura anatômica é encontrada apenas no átrio direito?
No átrio direito encontram-se duas estruturas importantes para o automatismo cardíaco: o nó sinusal e o nodo atrioventricular (AV). O nó sinusal situa-se próximo à desembocadura da veia cava superior enquanto que o nodo AV está próximo da valva tricúspide.
O ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito pois precisa realizar contrações mais poderosas para distribuir o sangue para o corpo todo. A função do ventrículo esquerdo é bombear o sangue para todo o corpo exceto os pulmões. Ele bombeia o sangue para sua circulação sistêmica através da artéria aorta.
Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.
A função da veia safena magna é levar o sangue do membro inferior em direção ao coração, quando ela está doente, perde a sua função e não consegue conduzir o sangue (ou faz com muita dificuldade) em direção ao coração.
O átrio direito (AD) é a primeira câmara cardíaca a receber o sangue desoxigenado proveniente das veias cavas superior e inferior e do seio coronário. Em caráter funcional, atua como um reservatório durante a sístole ventricular e como conduto e bomba propulsora durante a diástole ventricular.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.