O que o art. 489, § 1o do CPC determina?

489, § do NCPC, a sentença será considerada não fundamentada quando (I) se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida; quando (II) - empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que o Artigo 489, § 1o do CPC determina?

489 , § 1º , I , DO CPC - NULIDADE DO PRONUNCIAMENTO JUDICIAL. O princípio da motivação das decisões judiciais está expresso no art. 93 , IX , da Constituição da Republica e determina que todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas, permitindo que as partes compreendam os motivos que subsidiaram aquela decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que deve conter o relatório da sentença conforme o art. 489 do CPC?

489 do CPC: 'São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 489?

489 - Dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar ou não a reconsideração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais as mudanças feitas pelo novo CPC no tocante à contestação do réu?

A partir do Novo Código de Processo Civil, não se falará mais em formas de defesa, mas simplesmente em contestação do réu, uma vez que todas as modalidades de defesa possíveis, serão numa única peça. Promovendo o beneficio das partes envolvidas no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conccepar.grupointegrado.br

ART. 489 CPC COMENTADO + [BONUS INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA]

Quais são as preliminares de contestação?

As defesas preliminares podem ser de três tipos: peremptórias, dilatórias e dilatórias potencialmente peremptórias. As defesas peremptórias são aquelas que, caso acolhidas, ensejarão a extinção do processo: é o que chamamos anteriormente de vício insanável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

O réu pode fazer pedidos na contestação?

“É lícito ao réu, NA CONTESTAÇÃO, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial”. Conclui-se, assim, que há uma autorização expressa do CPC no sentido de permitir ao réu em sede de contestação elaborar pedidos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o réu não é encontrado para citação no CPC?

Quando o réu não for encontrado pelo Oficial de Justiça para ser citado, estando em lugar incerto e não sabido, não cabe ao Judiciário investigar de outro modo o seu paradeiro, requisitando informações a órgão público, mormente porque a lei processual faculta à parte a citação por edital. ( CPC , art. 231 , II ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É nula uma decisão interlocutória sem fundamentação?

É nula a decisão interlocutória que não apresenta fundamentação, porque infringe o disposto no artigo 489 , § 1º , do CPC , e ainda fere o princípio da motivação, que possui assento constitucional art. 93, IX).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O juiz é obrigado a se manifestar sobre todos os pedidos?

Omissão. O magistrado não é obrigado a se manifestar sobre todos os argumentos sustentados pelas partes ou justificar o não acolhimento de cada um deles. Deve indicar, sim, os motivos que lhe formaram o convencimento, oferecendo a devida prestação jurisdicional em todas as matérias, o que se verifica na hipótese.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é remessa necessária?

A remessa necessária, também conhecida como duplo grau de jurisdição obrigatório, é um instituto do direito processual civil brasileiro que determina o reexame de determinadas sentenças por um tribunal de segunda instância, independente da interposição de recurso pelas partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais são as 3 partes da sentença?

Na verdade, o artigo trata de elementos, partes que devem integrar a estrutura da sentença, a saber: o relatório, os fundamentos ou motivação e a conclusão ou dispositivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

O que significa preclusão?

“2. A preclusão é a perda da faculdade processual da simples prática do ato (preclusão consumativa), seja em razão do seu não exercício dentro do prazo previsto (preclusão temporal), seja da realização de outro ato incompatível com aquele anteriormente pretendido (preclusão lógica).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é erro material?

Erro material é aquele decorrente de evidentes e claros equívocos cometidos pelo órgão julgador, nos quais inexiste reapreciação de questões e de prolação de nova decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é a obscuridade nos embargos de declaração?

Não servem os embargos, por exemplo, como sucedâneo de pedido de reconsideração de uma sentença ou acórdão. De acordo com a doutrina e jurisprudência, há obscuridade quando a redação da decisão não é suficientemente clara, dificultando sua compreensão ou interpretação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

São elementos essenciais da sentença?

Nesse sentido, dispõe o art. 458 do CPC que são elementos essenciais da sentença: o relatório, a motivação e a decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

É possível apelar para impugnar decisões interlocutórias?

Todas as questões resolvidas por decisões interlocutórias, não agraváveis, também são objeto da apelação. Se essas decisões forem desfavoráveis ao vencedor, serão impugnadas nas contrarrazões. Trata-se de autêntico recurso, manifestado nas contrarrazões, que só será apreciado se for benéfico à parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escola.mpu.mp.br

Quais são os tipos de decisão interlocutória?

Há, basicamente, dois tipos de decisão interlocutória: a simples e a mista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o juiz pode rever sua própria decisão interlocutória?

1. Ao juiz é dado revisar, reconsiderar e revogar as suas próprias decisões interlocutórias, quando não submetidas ao crivo de instância superior, ou quando assim o justificar a superveniência de fatos, provas ou outras circunstâncias juridicamente relevante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece quando o réu não é encontrado para ser citado?

"Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do praza prescricional ... " preso será informado de seus direitos, dentre os quais o de permanecer calado ... ").
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

O que diz a súmula 429 STJ?

Para a validade da citação, não basta a entrega da correspondência no endereço do citando; o carteiro fará a entrega da carta ao destinatário, colhendo a sua assinatura no recibo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

É válida a citação por WhatsApp?

Justiça Federal reconhece como válida citação via WhatsApp.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em web.trf3.jus.br

Qual a peça que vem após a contestação?

O que é réplica? Réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu, ou seja, o autor oferece a petição inicial, o juiz cita o réu que toma conhecimento e oferece a contestação contra o autor, o autor oferece contra contestação a defesa via réplica. Réplica é a ciência da resposta com manifestação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é ilegitimidade passiva?

O que configura a ilegitimidade passiva? A ilegitimidade passiva é configurada quando a parte indicada como ré em um processo judicial não é a pessoa ou entidade correta que deveria responder à ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Quem é o Reconvinte?

a) “Reconvinte”: o réu da ação principal, que requereu reconvenção contra o autor; b) “Reconvindo”: em regra é o autor da ação principal, que teve contra si apresentada a reconvenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sti.tjms.jus.br