“Ele perdeu a vida fazendo algo que o apaixonava e que era a sua vida. Ele, na verdade, abria mão de muitas outras coisas que diversos outros pilotos gostavam, mas porque era completamente dedicado, focado e queria tremendamente obter a satisfação de vencer as corridas, de viver experiências emocionais edificantes.
Ayrton Senna e Alain Prost protagonizaram uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1. O piloto francês, tetracampeão mundial (1985, 1986, 1989 e 1993), revelou o que falaria para Senna caso o piloto brasileiro, morto há 30 anos, ainda estivesse vivo.
A princesa Caroline de Mônaco ao lado do piloto Ayrton Senna, recordista brasileiro de F1, no Grand Prix de maio de 1989. Naquele período, Caroline atuava como primeira-dama de Mônaco, desde a morte de sua mãe, a princesa Grace, assumindo as funções representativas do Palácio em nome de seu pai, o príncipe Rainier III.
Outro personagem cuja ausência na série foi notada por muitos é Américo Jacoto Júnior, amigo e assessor pessoal de Ayrton. Júnior, que viajava frequentemente com o piloto, era uma figura constante em sua vida, mas sua importância parece ter sido minimizada na produção.
Porque Leonardo Senna não aparece na série da Netflix?
Nelson Piquet
O cunho polêmico de Piquet possivelmente foi o motivo para deixá-lo de fora da série da Netflix. Afinal, como Nelson já fez diversas críticas a Senna, a produção possivelmente resolveu focar em outras partes da carreira do piloto que é tema da produção.
E dois fatos inacreditáveis que a série não mostra
O primeiro deles foi uma paralisia no rosto que acometeu Ayrton e que ameaçou sua carreira. Senna estava no processo de trocar a Toleman pela Lotus na Fórmula 1. Nos últimos meses de 1984, o lado direito de seu rosto parou de se mexer.
Interferência de Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa
Em seu documentário, Xuxa também disse que Marlene Mattos, sua ex-empresária, dificultou o romance. “Foi um inferno, porque a Marlene trabalhava comigo nessa época e infernizava a minha vida com ele.
Em termos oficiais, Ayrton Senna não deixou nenhuma viúva, visto que seu único casamento foi com Lilian Vasconcellos e terminou em 1983. No entanto, antes de sua morte, o piloto namorava Adriane Galisteu, que seria a pessoa mais próxima desse posto.
Mario Sérgio de Carvalho (kart) O primeiro grande rival de Ayrton Senna apareceu ainda em São Paulo nos tempos de kart. Mario Sérgio de Carvalho era quem mais brigava com o tricampeão da Fórmula 1 por títulos. A rivalidade nas pistas era tão grande que os dois não se falavam após as corridas.
A amizade entre Ayrton Senna e Michael Schumacher foi marcada por respeito e admiração mútua, mesmo em um cenário competitivo como a Fórmula 1. Ayrton, já uma lenda do automobilismo, foi uma referência para o jovem Schumacher, que começava a trilhar seu caminho na categoria.
Namoro de Xuxa e Ayrton Senna começou por telefone após ligações diárias do piloto para a apresentadora. Xuxa e Ayrton Senna (1960-1994) foram namorados por um ano, entre 1988 e 1989. Nesse período, o tricampeão da Fórmula 1 tentou surpreender a namorada, mas viu o plano dar errado.
O movimento da cabeça de Ayrton não era um sinal de alento. Havia sido causado por um profundo dano cerebral. Ainda na pista, Sid Watkins, chefe da equipe médica da Fórmula 1, constatou que o piloto havia perdido massa encefálica e realizou uma traqueostomia em Senna, que também sofreu uma parada cardíaca.
Ele também cedeu integralmente ao instituto os direitos sobre a marca 'Senna', usada até hoje em todo o mundo. Uma parte volumosa do patrimônio do piloto ficou com seu sobrinho, Bruno Senna, 41.
“Senna e eu compartilhamos corridas emocionantes, inesquecíveis”, relembrou o 'Leão'. “É impossível traduzir em palavras este sentimento de perda.” “Quando um grande campeão se vai, fica um grande vazio”, acrescentou, emocionado.
Autor do livro "Uma estrela chamada Senna", o jornalista Lemyr Martins disse, num documentário da BBC, que Galisteu foi o grande amor de Senna e "poderia ter sido mãe de seus filhos", não fosse o acidente que matou o atleta, no GP de Ímola, na Itália.
No programa, Senna falou sobre infância e não escondeu sua timidez ao ser questionado por Xuxa sobre o que gostaria de ganhar no natal daquele ano. “O que eu realmente quero não posso falar, é censurado”, disse Ayrton para, em seguida, revelar ao pé do ouvido de Xuxa seu maior desejo.
Segundo o portal, Viviane Senna teria proibido a Netflix de mencionar Adriane Galisteu. A apresentadora, que esteve ao lado de Senna em seus últimos 18 meses de vida e é considerada por muitos como sua viúva, teve seu relacionamento reduzido a duas cenas.
O que Ayrton Senna estava escrito na carta que gerou choro?
"Nós estávamos no avião, ele pegou uma carta, começou a ler e se emocionou. Era um pedido de desculpas de Gérard Ducarouge (engenheiro automobilístico da Lotus) que dizia 'me perdoe, não consegui te dar um carro a sua altura para você ser campeão'".
Porque Viviane Senna não gostava da Adriane Galisteu?
A informação foi divulgada pelo portal Notícias da TV. Mas por que a família segue vetando a modelo? Desde o início do namoro dos dois em 1993, os parentes acusam Galisteu de se aproveitar do piloto para conseguir fama.
Viviane Senna, irmã do piloto e que representa os interesses da família, não queria de jeito nenhum que houvesse menções à apresentadora da Record na atração --a quem nunca acolheu como a viúva de Senna.