É recomendado também evitar alimentos que podem piorar os sintomas e atrapalhar a recuperação da dengue, como frituras, refeições do tipo fast food, embutidos e alimentos que causam gases, como feijão, grão-de-bico, brócolis, couve-flor, repolho, lentilha e batata-doce.
O que comer para se recuperar mais rápido da dengue?
Para se recuperar melhor da dengue é importante consumir alimentos fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imune.
Alimentação correta pode minimizar os sintomas da dengue
O que é bom para dengue para aumentar as plaquetas?
Carnes brancas, peixes, ovos, laticínios e fígado, que são fontes de vitamina D. Castanhas, sementes e arroz integral também são importantes pois têm zinco. Além disso, o suco de folhas de papaia tem efeito imunomodulador e aumenta o número de plaquetas (porque sua diminuição é uma complicação usual da dengue).
Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.
“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”.
Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.
Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue.
Anti-inflamatórios não hormonais – diclofenaco e ibuprofeno, por exemplo – também devem ser evitados. Eles elevam o risco de sangramentos por provocarem irritação no estômago. Quais remédios quem tem dengue pode tomar? Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona.
A febre alta, comum em um quadro de dengue leva a um rápido desgaste de energia, o que pode levar a desnutrição. Dessa forma, para que isso não ocorra o recomendado é que sejam feitas ao dia, 6 refeições que contenham arroz, pão, massa, verduras e frutas, ovos, leite, leguminosas e carnes.
Podem ser utilizados frutas com alto teor de água como melancia, melão e abacaxi, água de coco (rica em eletrólitos e minerais) e reposição com soluções isotônicas, como Gatorade e Pedialyte.
Quanto tempo demora para as plaquetas subirem depois da dengue?
No caso da coordenadora de projetos Beatriz Lavandoscki, as plaquetas chegaram a 115 mil durante o período em que esteve com a doença, mas os valores voltaram à normalidade após uma semana em tratamento.
Sim, pessoas com dengue podem comer banana. Inclusive, a banana pode ser uma boa escolha alimentar para quem está lidando com essa doença por causa dos seus nutrientes e por ser fonte de energia natural.
Água de coco. A água de coco é um dos alimentos que não pode faltar quando o assunto é aumentar as plaquetas. Recuperando-as rapidamente, esse alimento também fortalece a imunidade e auxilia na hidratação. Você pode consumi-lo como complemento a água natural.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Medicamento para dengue: quais são indicados? Para amenizar sintomas como dor e febre, pode-se usar medicamentos como paracetamol e dipirona. No entanto, é importante ressaltar que não se deve tomar nenhum remédio sem orientação médica; o melhor é buscar orientação especializada ao primeiro indício de sintomas.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro, feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água.
É importante ficar atento à chamada fase crítica, que ocorre após três a sete dias do início dos sintomas e pode evoluir rapidamente para uma forma mais perigosa.