O que não deve ser anotado na carteira de trabalho?

O que não precisa ser anotado na carteira de trabalho?
  1. Atestados médicos;
  2. Demandas ou processos trabalhistas;
  3. Advertências;
  4. Motivo da demissão, mesmo se por justa causa.
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O que não pode ser anotado na carteira de trabalho?

– Não se pode anotar na CTPS qualquer informação que possa, eventualmente, prejudicar o trabalhador como, por exemplo, o motivo de uma demissão ou mesmo se a demissão deu-se por justa causa.
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O que não se pode colocar na carteira de trabalho?

O que o DP não pode anotar na carteira de trabalho?
  1. advertências no trabalho;
  2. atestados médicos;
  3. motivo da demissão;
  4. demandas trabalhistas;
  5. entre outras.
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Que tipo de anotações na carteira de trabalho são proibidas?

Os registros que ultrapassem os limites do poder diretivo do empregador, e causem dano à imagem do trabalhador, especialmente referentes a sexo ou sexualidade, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade, condição de autor em reclamações trabalhistas, saúde e desempenho profissional ou comportamento são ...
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Que tipo de anotações são vedadas ao empregador?

Assim o empregador não deve anotar atestados, punições que tenha aplicado, menções à "anotação por ordem judicial" ou a processos movidos pelo empregador.
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O QUE NÃO PODE SER ANOTADO NA CARTEIRA DE TRABALHO DO EMPREGADO

O que suja a carteira de trabalho?

O que pode prejudicar a carteira de trabalho
  • Anotações indevidas pelo empregador, como por exemplo, demissão por justa causa indevida;
  • Ausência de registro do contrato de trabalho;
  • Anotações incompletas, como por exemplo, falta de registro da remuneração.
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Quais anotações são obrigatórias na CTPS?

Além dessas, devem constar anotações sobre as férias, data do desligamento do empregado e as alterações de salário e cargo. O prazo máximo para o empregador fazer as anotações e devolver a carteira de trabalho para o empregado é de cinco dias, contados a partir da data que o empregado efetuou a entrega ao empregador.
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Pode anotar advertência na carteira de trabalho?

- O motivo da demissão não pode ser anotado na Carteira de Trabalho em hipótese alguma; - As punições, de nenhum tipo não podem ser anotadas, não importa se é advertência, suspensão ou qualquer outra.
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O que diz o artigo 29 da CLT?

Art. 29. Apresentada ao empregador a carteira profissional pelo empregado admitido, terá aquele o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para anotar na mesma, especificadamente, a data de admissão, a natureza dos serviços o número no registo legal dos empregados e a remuneração, sob as penas cominadas nesta lei.
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O que pode ocorrer quando feitas anotações incorretas na carteira de trabalho?

Isso significa que informações incorretas no registro do colaborador podem acarretar sérios danos para a empresa. Existem, inclusive, na história das disputas trabalhistas entre empresas e trabalhadores, muitos casos nos quais os profissionais alegam terem sofrido danos morais devido a erros em sua CTPS.
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O que pode prejudicar a carteira de trabalho?

Indo direto ao ponto, nada pode sujar a carteira de trabalho! A não ser uma xícara de café, claro… Brincadeiras à parte, a lei proíbe que qualquer informação que possa te prejudicar seja escrita na carteira. Isso significa que uma empresa nunca poderá sujar a carteira e sair impune.
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O que fazer quando erra anotação na CTPS?

O que você deve fazer:
  1. Abra a CTPS na parte de Anotações Gerais e veja qual é o número de página que tem espaço para escrever.
  2. Anote o número da página em algum lugar para lembrar dele.
  3. Vá para a página onde há o erro e coloque um asterisco * sobre a informação errada.
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Pode anotar justa causa na carteira de trabalho?

Assim, o motivo da dispensa não pode ser incluído na carteira de trabalho do funcionário, pois esse tipo de registro é considerado depreciativo e ilegal.
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O que é não habilitado na carteira de trabalho?

O erro “PIS não habilitado” ocorre quando o trabalhador não cumpre os requisitos para receber o abono salarial. Isso pode acontecer por falta de envio da declaração RAIS pelo empregador ou por não atender aos critérios necessários para o saque.
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O que fazer se o empregador se recusa a fazer as anotações na carteira de trabalho do empregado?

A empresa que se recusar a assinar a CTPS, ou a assine com data de admissão falsa, pode ser alvo de uma denuncia feita ao MTE. Porém, primeiramente o aconselhável para o empregado que se encontre nessa situação é conversar com o setor responsável pela contratação e pedir que a assinatura da sua carteira seja feita.
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Quais informações são registradas na carteira de trabalho?

Essa é uma ferramenta utilizada para comprovar e documentar um vínculo empregatício. Dessa forma, na carteira de trabalho são registradas informações para fins previdenciários e trabalhistas, além da experiência profissional de um colaborador, como férias, data de admissão, salário, cargo, entre outras.
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O que o artigo 390 da CLT proíbe?

2) artigo 390 da CLT, que proíbe que o empregador sujeite a empregada a tarefas que demandem força muscular superior a 20 quilos em atividades habituais e 25 quilos em atividades eventuais.
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Qual o valor da multa por falta de anotação na CTPS?

E para evitar a burla, que infelizmente ainda é tão comum atualmente, a nova Lei estabeleceu uma MULTA que é de R$ 3.000,00 (três mil reais) por empregado prejudicado, no caso de grandes e médias empresas, e de R$ 800,00 (oitocentos reais) para microempresas e empresas de pequeno porte.
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O que diz o artigo 457 da CLT?

"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.
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O que não pode ser anotado na CTPS?

Não deve ser anotado;

Qualquer identificação de que anotou a CTPS por ordem judicial; Afastamentos previdenciários e motivo dos afastamentos; Atestados médicos.
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O que acontece se tomar 3 advertências?

Ressaltamos algo muito importante: a advertência trabalhista não tem validade, não prescrevendo. Ou seja, se você cometer três faltas que geram advertências pelo mesmo motivo você pode ser demitido por justa causa.
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É obrigatório assinar advertência?

Vale esclarecer que, de acordo com a legislação trabalhista, o empregador é obrigado a fornecer uma cópia da advertência ao funcionário. Contudo, a assinatura do colaborador não implica necessariamente em concordância com o conteúdo do documento.
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O que anotar na carteira de trabalho na demissão?

Sugestão de anotação na página de “Anotações Gerais” da Carteira de Trabalho: Funcionário desligado com aviso indenizado, último dia efetivamente trabalhado em (anote a data do último dia em que o empregado trabalhou de fato), de acordo com a IN 15, de 14/7/2010.
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É obrigatório fazer anotação na carteira de trabalho?

Sim. Fazer anotações gerais na carteira de trabalho é obrigação de todos os empregadores, de instituições públicas e privadas.
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O que diz no art. 129 da CLT referente às férias?

129. Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Art. 130.
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