Mussolini queria que a Itália se juntasse à guerra – enfrentando-se com o Partido Socialista Italiano, que o expulsou devido à sua defesa pró-guerra. Em resposta, ele formou seu próprio movimento político, os Fasces de Ação Revolucionária, com o objetivo de encorajar a entrada na guerra.
Embora Mussolini se definisse como um marxista e descrevesse Marx como "o maior de todos os teóricos do socialismo", ele não era um marxista ortodoxo, mas um marxista que enfatizou a importância do significado da revolução realizada pela ação violenta, sendo considerado um "marxista herege".
A ideologia económica fascista aceitava a motivação pelo lucro, mas sublinhava a necessidade da indústria em defender o interesse nacional acima do lucro privado. O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção.
Ditadura Fascista (1925 a 1943) — Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos empresários e do Exército, Mussolini promove uma ampla perseguição política, impondo o Partido Nacional Fascista como partido único, e iniciando a ditadura fascista.
Diversos escritores também acreditam que a morte de Mussolini foi parte de uma missão das forças especiais britânica. O objetivo da missão seria recuperar acordos secretos e correspondências entre Winston Churchill e Mussolini.
No dia 8 de setembro de 1943, a Itália rendeu-se e permitiu aos aliados entrarem no seu território. Benito Mussolini tinha sido deposto pelo rei Victor Emanuel III e estava preso. A rendição foi muito festejada pela comunidade transalpina residente nos EUA, facto a que este filme dá grande destaque.
Enquanto o nazismo era uma ideologia metapolítica, vendo a si mesmo apenas como uma utilidade pela qual uma condição alegórica do seu povo era o seu objectivo, o fascismo era uma forma sinceramente antissocialista de estatismo que existiu por virtude de com fins em si mesmo.
Já no século XX, Mussolini sustentava a ideia de que era necessário recuperar a honra e o orgulho italianos, e viu na conquista da Etiópia uma forma de fazê-lo. Ordenou a conquista do território africano com tropas que somavam mais de 200.000 homens e autorizou o uso de armas químicas.
Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 no vilarejo de Braunau am Inn, na Áustria. Foi o líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP, em alemão, também conhecido pela abreviatura Nazi), chanceler e führer (líder) da Alemanha.
Como Mussolini proclamou: “O fascismo não é apenas um partido, é um regime; não é apenas um regime, mas uma fé; não é apenas uma fé, mas uma religião que está conquistando as massas trabalhadoras do povo italiano”. O próprio Mussolini não gostava de religião; ele adotou a visão ateísta e anticatólica de seu pai.
Qual foi a principal causa da Segunda Guerra Mundial?
O estopim para a deflagração da guerra foi a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939. A guerra iniciou-se na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e Oceania e contou com o envolvimento de nações de todos os continentes, inclusive o Brasil.
Assim como o Fascismo, o Nazismo defendia o controle total do Estado pelo partido, o ultranacionalismo, o militarismo e a crença da superioridade racial, mas em uma forma ainda mais radical.
Mussolini queria que a Itália se juntasse à guerra – enfrentando-se com o Partido Socialista Italiano, que o expulsou devido à sua defesa pró-guerra. Em resposta, ele formou seu próprio movimento político, os Fasces de Ação Revolucionária, com o objetivo de encorajar a entrada na guerra.
A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.
O desfecho da Segunda Guerra na Europa aconteceu após o fuzilamento, em abril de 1945, do líder italiano Benito Mussolini e do suicídio do nazista alemão Adolf Hitler, em Berlim, depois do cerco de tropas soviéticas. Os países vencedores já se preparavam para anunciar o Dia da Vitória.
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
Segunda Guerra Italo-Etíope foi um conflito ocorrido em 1935-1936, quando a Itália fascista de Benito Mussolini invadiu a Abissínia (atual Etiópia). Artilharia italiana na Etiópia.
O Tratado de Latrão foi um acordo extremamente importante tanto para o Reino da Itália quanto para a Igreja Católica e garantiu muito prestígio para o regime fascista de Benito Mussolini.
O fascismo também tem caráter nacionalista e é antissocialista. O Nazismo foi um movimento ideológico nacionalista, imperialista e belicista. Nos moldes do fascismo, que se desenvolveu na Itália, o nazismo esteve sob a liderança de Adolf Hitler, entre os anos de 1933 a 1945.
Em 1º de setembro de 1939, as tropas alemãs invadiram a Polônia. Apesar das inúmeras exigências para que se retirassem do território polonês, elas permaneceram. Com a recusa alemã em cumprir as exigências, Inglaterra e França declararam guerra contra a Alemanha, desencadeando a Segunda Guerra Mundial.
Em outubro de 1940, a Itália atacou a Grécia. Tal aventura militar foi um enorme fracasso. As tropas gregas, bem preparadas, expulsaram os italianos, chegando até a fronteira da Albânia.
Ao declarar guerra, o Brasil uniu-se às nações aliadas, compreendendo os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido e outros países que se opunham às forças do Eixo, lideradas por Alemanha, Itália e Japão.
Porque a Alemanha perdeu a Segunda Guerra Mundial?
Um dos principais motivos para a derrota da Alemanha foi a entrada dos Estados Unidos na guerra, após o ataque japonês a Pearl Harbor. Isso aumentou significativamente a capacidade militar dos Aliados, tanto em termos de recursos quanto de tropas. Além disso, a guerra na Rússia também acabou sendo um fator decisivo.