A broca do pecíolo pode impactar em mais de 50% das folhas do coqueiro, o que compromete o seu metabolismo e reduz significativamente a produção de cocos. Quando em fase adulta, a praga é um besouro com cerca de 22 milímetros, que pode infestar todo o coqueiral.
O MSMA (metanoarseniato ácido monossódico) é um herbicida pertencente ao grupo dos arsenicais orgânicos, sendo um ácido fraco, com pKa de 4,10 e 9,02, e solubilidade em água a 25 ºC de 1.040.000 mg L-1 (Vencil, 2002).
A queda prematura de flores e frutos do coqueiro está associada a diversos fatores, tais como planta em início de produção, material genético de baixa qualidade, deficiência nutricional e hídrica da planta, manejo inadequado da plantação; aspectos climáticos desfavoráveis, a exemplo de mudanças bruscas de temperatura, ...
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
Dentre as doenças que afetam o coqueiro, as mais importantes são o anel vermelho, a marchitez sorpresiva, a lixa pequena e a queima das folhas. Outras doenças ocorrem de modo esporádico eainda não mereceram maiores cuidados dos produtores.
COMO MATAR ÁRVORE, TOCO COM BROTOS SUPER RÁPIDO E FÁCIL. COM 1 PRODUTO.
Como acabar com coqueiro doente?
A aplicação de fungicidas, através de pulverizações, é o tratamento mais utilizado para o controle do complexo de doenças foliares do coqueiro, tendo em vista que poucos avanços foram obtidos em relação à resistência as doenças.
A aplicação do sal de cozinha (cloreto de sódio), além de for- necer o cloro, nutriente importante para o coqueiro, pode criar um ambiente inóspito para as larvas de pragas. Por isso, sua aplicação é, sim, benéfica para o coqueiro.
O adequado suprimento de cloro para o coqueiro é importante diante da exigência da cultura, podendo ocorrer deficiência especialmente em cultivos distantes da orla marítima (Uexküll, 1985). Como a necessidade de potássio também é elevada, a aplicação de KCl serve para atender a estas duas demandas.
rios Estados do Norte e Nordeste; o anel-ver- lho e a murcha-de-phytomonas, que provocam a morte da planta; e a lixa, que está disseminada em todo pais, são, dentre outras, as principais doenças que atacam o coqueiro no Brasil.
Em vigor desde 1998, a Lei de Crimes Ambientais tipifica, em seu artigo 49, que destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação, em área pública ou em propriedade privada alheia, é crime contra o meio ambiente.
Conclui-se que o MSMA é o herbicida mais apropriado para uso na erradicação química de coqueiros infectados com resinose, apesar de os tratamentos glyphosate, paraquat, [2,4-D + picloram] + paraquat, MSMA + paraquat e glyphosate + paraquat também apresentarem potencial para esse fim.
O Roundup é um herbicida amplamente utilizado em diversas práticas agrícolas e de jardinagem. Sua formulação contém glifosato como princípio ativo, um composto químico que age de forma sistemática nas plantas, inibindo a síntese de aminoácidos essenciais.
Cupins: Os cupins que atacam as palmeiras (Coptotermes haviland), conhecidos com cupim-de-solo, entram pelas raízes e devoram todo o interior da Palmeira, deixando-as totalmente ocas por dentro.
Além disso, altas doses de cloro são nocivas aos tecidos vegetais, como notam o Dr. Cesar Abel Krohling e outros pesquisadores, no artigo Toxidez de Cloro em Mudas de Café Arábica Cultivadas em Vasos. Isso inclui as raízes, que se desenvolvem de maneira mais frágil.
Ela pode ser aliada no controle de pragas, mas é preciso ter cuidado para não usar em excesso, alerta paisagista. Item comum em qualquer despensa, a água sanitária pode ser usada nos cuidados com as suas plantinhas, no controle de pragas.
A queda de frutos imaturos do coqueiro pode estar relacionada a diversos fatores, como baixas temperatura e umidade relativa do ar, desnutrição da planta e deficiência de umidade no solo. O mais comum, porém, é a ocorrência de uma praga conhecida como ácaro da necrose.
O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.
Você já deve ter ouvido falar que deixar sal de cozinha cair na terra das plantas não é uma boa ideia, e que o sal “queima” as plantas. Isso é verdade, pois quando em excesso, o sal faz com que a planta seque e morra. Sal em pequenas quantidades é inofensivo, mas em grandes quantidades… pode matar a planta.
Quando colocamos os pregos na árvore, é como se a planta se sentisse ameaçada, e, numa tentativa contra o tempo, precisará se preocupar com a propagação da espécie produzindo frutos e sementes e garantir sua perpetuação.
Para usar o sal como um método de controle de pragas em coqueiros, siga estes passos: Aplique Sal grosso entre as folhas dos coqueiros, isso mesmo, entre umas folhas e outras. À medida que o sal vai derretendo, vai livrando seu coqueiro de pragas.
O que significa colocar pregos na espada de São Jorge?
A prática de colocar pregos na espada-de-são-jorge é um ritual folclórico para algumas culturas, simbolizando proteção e força contra energias negativas.