Mafalda é a famosa personagem de Quino, um autor argentino. Ela é uma menina questionadora que representa a liberdade de pensamento e de expressão, além da emancipação feminina. As tiras de Quino apresentam humor, ironia e refletem o contexto político e social argentino e mundial.
A personagem Mafalda, criada pelo desenhista argentino Quino entre 1964 e 1973 e ambientada em uma Buenos Aires universal, serviu de contraponto para expor através do humor e da ironia um conjunto de temas polêmicos como feminismo, moralismo, autoritarismo, educação, cultura, poder, repressão, censura, dominação, explo ...
Uma das principais preocupações de Mafalda é a paz mundial. Ela questiona a lógica das guerras, as hipocrisias que as sustentam e os custos humanos desses conflitos. Suas histórias abordam com frequência a luta pela paz e a crítica aos conflitos armados.
Quais temas são abordados nas histórias de Mafalda?
Os temas escolhidos para serem tratados foram a desigualdade social e o papel da mulher na sociedade. Buscou-se a reflexão sobre esses temas a partir das preocupações e inquietações da personagem, que continuam sendo muito relevantes no contexto atual e permanecem sem solução.
Mafalda era uma crítica ao poder de imperialismo dos países desenvolvidos, porque o olhar que se tinha era que os Estados Unidos exerciam uma influência importante no país. Mafalda era uma grande crítica de determinados momentos políticos da Argentina, porque vivia uma ditadura.
Qual é o significado e a personalidade de Mafalda?
Variante de Matilde guerreira que combate com energia. Dócil e sincera, sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir suas lamentações .
Mafalda é a famosa personagem de Quino, um autor argentino. Ela é uma menina questionadora que representa a liberdade de pensamento e de expressão, além da emancipação feminina. As tiras de Quino apresentam humor, ironia e refletem o contexto político e social argentino e mundial.
Por que Mafalda pediu que o amigo fizesse silêncio?
Ela pediu que ele não fizesse barulho, porque tinha alguém doente. O amigo pensou que fosse um familiar, mas deparou-se com o mundo.” Qual sentido tem essa descrição?
Indica a rebeldia das crianças de hoje, que, além de ignorar as orientações dos pais, ironizam suas escolhas e fingem não compreendê-las. Aponta a falta de diálogo entre pais e filhos, resultando em imposições que ferem os direitos de crianças e adolescentes e geram comportamentos e respostas indesejados.
Mafalda, a famosa garotinha criada pelo cartunista argentino Quino, estreou há 60 anos e rapidamente se tornou um ícone global. Sua abordagem crítica e irônica de temas complexos, como direitos humanos, democracia e injustiça social, cativou leitores de todas as idades.
Todo mundo sabe: Mafalda odeia sopa. Todos os dias que sua mãe insiste em lhe servir, a menina se revolta e tenta escapar. Na verdade, esse foi um dos modos que Quino encontrou para se manifestar contra a ditadura.
Que crítica social está presente nos textos e na tirinha da Mafalda?
Inteligente e perspicaz, a personagem criada pelo cartunista argentino Quino critica questões como desigualdade social, racismo e, principalmente, o governo. Em 30 de setembro de 2020 morria Joaquín Salvador Lavado, o Quino, cartunista argentino famoso pela criação da personagem Mafalda.
Mafalda nasceu das mãos de seu criador, Joaquín Salvador Lavado – o Quino –, com um objetivo específico: ilustrar a publicidade de uma marca de eletrodomésticos que acabou não sendo veiculada.
Mafalda foi criada nos anos 1960, quando o cartunista argentino Quino recebeu a encomenda de criar páginas de uma campanha publicitária da empresa de eletrodomésticos Mansfield. Para isso, ele desenvolveu uma personagem cujo nome soava semelhante ao da marca: Mafalda.
“Viver sem ler é perigoso. Te obriga a crer no que te dizem.” “Mais do que um planeta, este é um imenso cortiço espacial.” “Temos homens de princípios, pena que nunca os deixam passar do princípio.”
Diogo Marcelino, de 36 anos, e Mafalda Diamond, de 21, estão oficialmente juntos. O mais recente casal de 'pombinhos' partilhou nas 'stories' do Instagram um vídeo, no qual se mostra muito apaixonado e feliz. "Finge até não conseguires", é possível ler na legenda.
Por que Mafalda diz que eles estão de cabeça para baixo?
Mafalda acha que está de cabeça para baixo porque vive no hemisfério sul; A forma na qual Mafalda posiciona o globo está correta, já que não existe nenhuma convenção para o estabelecimento do hemisfério norte e hemisfério sul.
Quem conhece Mafalda, já sabe que ela odeia sopa! Na verdade, a sopa é uma referência aos regimes ditatoriais, em especial ao argentino. Seus amigos também são muito representativos. Um deles, Manolito, é o exemplo clássico de um liberal capitalista.
A personagem mais rebelde dos quadrinhos latino-americanos chega aos 60 anos ainda provocativa. Mafalda, do cartunista argentino Quino, tornou-se inspiração para novas gerações do seu país e do mundo. É como se a "criatura" tivesse ganhado vida própria, para além do seu "criador", falecido em 2020.