Jesus afirma que qualquer "operário" que aceita o convite para o trabalho na vinha (dito por Jesus para representar o Reino dos Céus), não importa o quão tarde do dia, receberá uma recompensa igual com aqueles que foram fiéis por mais tempo. Parábola dos Trabalhadores na Vinha. 1637.
Esta é uma parábola sobre desvirtuamento de propósito. Embora o profeta a conte nominando o povo de Israel, ela reflete a realidade de toda a raça humana. A Bíblia nos ensina que Deus criou o ser humano para O adorar e para viver em comunhão com Ele, mas também Deus deu-lhe a capacidade de decidir.
Qual é o significado da parábola da vinha do Senhor?
“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha.” O SENHOR nos escolheu (somos sementes benditas do Senhor), nos salvou e nos plantou no Seu Reino para produzirmos frutos de salvação, para testemunhá-lO. “E dessas coisas sois vós testemunhas” (Lucas 24.48 | ARC).
Qual é a explicação da parábola da vinha arrendada?
Nesta parábola, Jesus está mostrando o caráter dos líderes judeus, que tinham rejeitado os profetas de Deus e estavam se preparando para rejeitar e matar seu Filho amado. Na aplicação da parábola, apesar da prepotência e violência nela contida, Deus pode ser entendido como o proprietário da vinha.
O convite para o Reino é feito a cada momento da nossa vida em qualquer tempo e situação que estejamos, entretanto nem sempre estamos dispostos a aceitá-lo. Há coisas “lícitas” que nos impedem de acolher o convite de Deus para participar do Seu Reino, desde já.
O Significado da Parábola dos Trabalhadores da Vinha
O que simboliza vinha na Bíblia?
O proprietário da vinha representa o próprio Deus, enquanto que a vinha simboliza o seu povo, assim como a vida que Ele nos doa para que, com a sua Graça e com o nosso compromisso, pratiquemos o bem.
Qual é o significado da parábola da vinha em Isaías 5?
A metáfora da vinha em Isaías 5 é uma crítica insistente à infidelidade de Israel e Judá à aliança com Deus, denunciando a corrupção, a injustiça social e a idolatria que prevaleceram na sociedade da época, e ao mesmo tempo, é um doloroso lembrete das expectativas não correspondidas de Deus quanto à justiça e retidão ...
Geralmente se interpreta o trecho indicando que Jesus estaria propondo uma nova forma de realizar as coisas. Jesus, desta forma, parece estar preocupado que tanto o "remendo novo" e o "vinho novo" quanto o "vestido velho" e o "odre velho" sejam preservados.
Ele mesmo explica o seu significado: “a vinha do Senhor é a casa de Israel e o povo de Judá, a sua dileta plantação”. As uvas a que se refere também têm a sua explicação dada pelo Profeta: “esperava deles frutos de justiça”, “esperava obras de bondade”; ao invés disso, produziu a “injustiça” e “iniquidade”.
Qual é o significado da parábola do Senhor da vinha?
E começou a lhes falar em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou a com uma sebe, cavou um lagar e construiu uma torre, arrendou a a vinhateiros e partiu para outro país. No tempo certo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles sua parte dos frutos da vinha.
Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.
A terceira informação é que ele via na figueira um propósito, criando uma expectativa naquela árvore, procurando fruto na figueira. Mesmo sabendo que tinha muitas uvas, ele queria figos. O dono de lavoura, tinha um desejo de construir no meio de sua plantação uma experiência com árvores diferentes.
No entanto, além desse significado prático, a vinha possui um profundo valor espiritual e é frequentemente utilizada como metáfora para representar o relacionamento entre Deus e Seu povo. Essa passagem revela que Deus esperava que Israel fosse uma nação justa e fiel, mas, em muitos momentos, encontrou o contrário.
Qual é o significado simbólico da parábola da vinha má em Isaías?
A parábola da vinha má em Isaías 5:1–2, e seu significado simbólico, apresenta a determinação e esforços de um homem em cultivar uma vinha em solo fértil. Ele escolhe um outeiro fertilíssimo, sacha a terra, limpa-a de pedras, planta as melhores videiras, constrói uma torre para proteção e instala um tanque de prensar.
Relacionadas à terra prometida, as uvas simbolizam as promessas de Deus (Nm 13.23). Conforme Isaías 5.2, a videira representa Israel, o povo escolhido. Hoje, a videira é associada à igreja viva, e, de acordo com João 15.5, Cristo, cabeça da igreja, é comparado à videira, da qual cristãos e cristãs são os ramos.
O que Jesus quis dizer "Eu sou a videira verdadeira"?
O ramo só pode dar frutos se permanecer na videira, recebendo dela a seiva vital. Da mesma forma, nossa vida só pode ser verdadeiramente frutífera se estivermos em comunhão constante com Cristo. A analogia dos ramos revela nossa incapacidade de gerar frutos espirituais por conta própria.
Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. Ele não se deixou levar pelas ofertas do rei, ficando firme em sua posição, não se impressionando pelo poder de Acabe.
Qual é o significado espiritual do vinho na Bíblia?
O vinho carrega uma vasta gama de significados simbólicos na Bíblia. Ele representa vida, fertilidade, alegria e até redenção. No Novo Testamento, durante a Última Ceia (Mateus 26:27-29), Jesus usa o vinho como símbolo de seu sangue, um elemento central na celebração da Eucaristia cristã.
Então, Jesus quer nos ensinar os segredos do reino dos céus em parábolas, porque as histórias que Ele contava são somente para as pessoas que acreditavam Nele e queriam ouvi-Lo. Quando Jesus estava pregando para a multidão, havia também pessoas dentre elas que não queriam ouvir nem receber as Suas palavras.
A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem do “banquete” para descrever esse mundo de felicidade, de amor e de alegria sem fim que Deus quer oferecer a todos os seus filhos. O Senhor, que põe um fim à desonra de seu povo, prepara-nos o banquete em sua casa, para celebrarmos sua salvação.