Mantenha seus pés sempre limpos – Ter os pés lavados e limpos significa abandonar o caminho tortuoso (cf. Ez 18:25-28) e comprometer-se a andar nas pegadas de JESUS. Sigamos os passos do nosso Salvador rejeitando toda e qualquer influência do pecado.
Neste capítulo, dividido em quatro partes, Jesus lava os pés de seus discípulos, profetiza sua traição, ensina-lhes o Novo Mandamento e finalmente profetiza a negação de Pedro.
Quando Jesus deu a Seus discípulos o novo mandamento: 'Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós' [João 13:34], revelou-lhes a maior chave da felicidade nesta vida e da glória na vindoura. O amor é o maior de todos os mandamentos — todos os outros decorrem dele.
Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.
O número 13 também pode estar associado a alguns convidados famosos, mas indesejáveis. Na mitologia nórdica, o deus Loki foi o 13º a chegar a um banquete em Valhalla, onde enganou outro participante para matar o deus Baldur. No cristianismo, Judas — o apóstolo que traiu Jesus — foi o 13º convidado da Última Ceia.
João 13 Estudo: Chamados Para SERVIR (Bíblia Explicada)
Que exemplo a igreja deve seguir João 13:15?
Siga o exemplo do Salvador, servindo as pessoas ao seu redor. Ao viver os princípios do evangelho recebemos as bênçãos prometidas e aprofundamos nosso entendimento e nossa conversão, e isso nos ajuda a sermos mais semelhantes ao Salvador.
Refletir sobre o significado do gesto do lava-pés nos leva a concluir que ele transforma as relações de domínio em relações de serviço, supera as rupturas e divisões, criando relações de aliança, invertendo o comportamento egoísta em atitude de fraternidade. Jesus fez de sua vida um grande lava-pés.
Pedro ouvindo isto, assustou-se e pediu a JESUS para que lavasse as suas mãos e a cabeça (Jo 13:9), mas o Senhor lhe respondeu imediatamente que isto não é necessário para quem já havia se banhado (Jo 13:10). A palavra do Senhor “O que se banhou” refere-se ao crente que foi lavado e purificado no sangue de JESUS.
Estava sempre disposto a ensinar a prática do amor, mesmo antes que as pessoas se mostrassem arrependidas. Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.
Por que Pedro não queria que Jesus lavasse seus pés?
Pedro, por ser o apóstolo mais próximo à Jesus e por amá-lo de todo o coração, talvez tenha se perguntado: - por quê? É desnecessário, é ridículo!, afinal, Ele é Cristo e Senhor sobre as nossas vidas. Foi relutante e não queria que Jesus lavasse os seus pés. Lavar os pés de alguém, naquela época, era papel de servo.
Este versículo nos encoraja a confiar no plano maior de Deus, mesmo quando não o entendemos completamente no momento. É um chamado à fé e paciência, lembrando-nos que a compreensão e a clareza muitas vezes vêm com o tempo e o crescimento espiritual.
Qual o significado de Jesus lavar os pés dos discípulos?
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Qual é o significado de lavar os pés para os judeus?
Além disso, no mundo judeu, lavar os pés de alguém era uma manifestação de grande hospitalidade e devoção, um gesto que o servo reservava para o seu amo, ou a esposa para o seu marido.
O que aprendemos com a mulher encurvada da Bíblia?
Segundo nos informa o versículo 11, “a mulher andava encurvada e não podia endireitar-se.” Na ótica humana, era impossível a mulher se endireitar, mas na visão de Jesus tudo era possível. Assim deve ser nossa visão, igual a de Jesus, pois ele pode consertar qualquer pessoa.
Aí Jesus disse: — Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um. Jesus sabia quem era o traidor.
Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz'” (Jo 13,12-15). A atitude de serviço, humildade e expressão de Amor, simbolizada no lava-pés, foi uma preparação para celebrar com mais dignidade a “Ceia”, conforme disse o próprio Jesus a Pedro: “Se não te lavar, não terás parte comigo”.
Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Mas Jesus vira o mundo de cabeça para baixo e, ao lavar os pés de seus apóstolos, traduz em gestos concretos qual é o papel do seguidor de seus ensinamentos: servir a todos, independentemente de qualquer condição social! Ser cristão é ser servidor: esse é o ensinamento central da vida de Jesus Cristo.
Jesus é o Senhor e Mestre, e ele é quem está lavando os pés dos servos. O Reino de Jesus é diferente deste mundo, onde os homens são servidos. Jesus é grandioso, revestido de humildade e de amor pelos seus. Por isso ele tomou essa iniciativa.
Em conclusão, a Bíblia atribui um significado profundo aos pés, usando-os como símbolos de humildade, serviço, limpeza espiritual, jornada de fé, proclamação do Evangelho, submissão, reverência, domínio, autoridade e unção.
O que Jesus quis demonstrar ao lavar os pés dos discípulos até o fim?
c. Começou a lavar os pés dos seus discípulos: Em tudo isso, Jesus encenou uma parábola para os discípulos. Jesus sabia que ações falavam mais do que palavras. Então, quando Ele quis ensinar os discípulos orgulhosos e argumentadores sobre humildade verdadeira, Ele não apenas falou sobre ela – Ele a mostrou.
Jesus nos lembra que a verdadeira adoração não pode ser comprada ou vendida, que a fé genuína não pode ser reduzida a transações comerciais. A passagem também nos desafia a examinar nossas próprias atitudes em relação ao dinheiro e ao poder. Os cambistas no templo buscavam lucro pessoal à custa da devoção dos fiéis.
Jo 13: 10 "Aquele tendo sido BANHADO- TODO- O CORPO {3068 leloumenos} não tem necessidade de LAVAR {3538 nipsasthai} exceto os seus pés, mas está limpo no todo (mais)": - A palavra {nipto} (também usado nos versos anteriores) significa lavar somente os pés e/ou as mãos e/ou a face.