Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).
Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.
No Evangelho de Mateus, conforme lembra a teóloga Cavalcanti, admite-se “o divórcio, no caso em que houver adultério”. O trecho diz que “quem quer que repudie sua mulher — exceto em caso de união ilícita — expõe-na ao adultério”, o que permite compreender que em caso de adultério um divórcio seria aceitável.
9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
De acordo com a doutrina cristã, o divórcio e o novo casamento são vistos como pecado, mas a salvação é uma questão de fé e arrependimento, não dependendo de situações específicas como o divórcio e novo casamento.
O QUE JESUS DIZ SOBRE O DIVÓRCIO - Pr. Cláudio Duarte
O que Deus condena no casamento?
“Há seis coisas que Deus odeia no casamento, a sétima ele detesta. A ira, a mentira, o egoísmo, o orgulho, o abuso em todas as suas dimensões, a indiferença para com as necessidades do cônjuge e o divórcio.” Este versículo não está na Bíblia.
“Se um homem se divorciar da esposa e ela se casar com outro homem, ele não a receberá de volta, pois isso contaminaria a terra. Você, porém, se prostituiu com muitos amantes e, no entanto, quer voltar para mim?”, diz o SENHOR.
(Mateus 19:8) 📌 Por que a igreja fundamentalista condena tanto o divórcio? Porque precisa manter seu domínio sobre corpos e mentes. Porque quer que mulheres permaneçam em relações abusivas, que pessoas infelizes se sintam culpadas, que a instituição do casamento valha mais do que a dignidade humana.
Independente dos motivos, o cristão que se casa com outra pessoa, sem que seu cônjuge anterior tenha morrido, entrará em adultério, tanto ele como ela: “Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também” (Lc 16.18).
Porque o SENHOR, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio e também aquele que cobre de violência as suas roupas, diz o SENHOR dos Exércitos. Portanto, tenham cuidado e não sejam infiéis.
A força deste argumento tem sido sentida pelos tradutores da NVI em Mateus 5:32. Eles traduzem "todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual (sic!), faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".
“Quando Deus separa um casal” é uma expressão que se refere à crença de que a separação de um casal pode ser uma vontade divina. Muitas pessoas acreditam que Deus pode agir para separar um casal quando isso é o melhor para ambos os indivíduos envolvidos.
Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.
Esta dimensão da doutrina determina que a sexualidade deve estar confinada ao casamento, pelo que qualquer ato sexual fora do casamento é entendido como pecado.
Sou separado judicialmente, posso restabelecer meu casamento? Sim, diante de uma separação judicial, caso o casal queira, o casamento poderá ser restabelecido a qualquer momento, nos termos do Código Civil, que assim dispõem: Art. 1.577. Seja qual for a causa…
“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo”. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”
“Jesus respondeu: — Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio. Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.”
Em meio a um casamento infeliz pode parecer que o inimigo é o cônjuge, mas Deus nos diz que o verdadeiro inimigo é Satanás, e a Bíblia nos adverte que ele está à solta para nos devorar (I Pd 5:8).
O Senhor disse: “Aquele que proíbe o casamento não é aprovado por Deus, porque o casamento foi instituído por Deus para o homem” (D&C 49:15). Desde o princípio, o casamento tem sido uma lei do evangelho e deveria durar para sempre, não apenas durante esta vida mortal.
Como fazer propósito com Deus para restaurar casamento?
Para fazer um propósito com Deus para restaurar o casamento, é necessário ter uma conexão espiritual com Ele. Isso envolve oração, meditação na Palavra de Deus e busca por direção divina. Também é importante estar disposto a fazer mudanças pessoais e buscar a reconciliação com o cônjuge.