E, se emprestam dinheiro apenas aos que podem devolver, que mérito têm? Até os pecadores emprestam a outros pecadores, na expectativa de receber tudo de volta.
(1 Coríntios 13:5) 2️⃣ Não espere nada em troca: Jesus nos ensina: “Emprestem sem esperar receber de volta, e será grande a sua recompensa no céu” (Lucas 6:35). Isso significa que emprestar dinheiro pode ser uma oportunidade de demonstrar graça, mesmo sabendo que pode não haver retorno.
Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.
— Se você emprestar dinheiro a algum pobre do meu povo, não faça como o agiota, que cobra juros. Se você receber a capa do seu vizinho como garantia de uma dívida, devolva-a antes que anoiteça. Pois a capa é a única coisa que ele tem com que se cobrir quando dorme, para esquentar o corpo.
O que a Bíblia diz sobre emprestar dinheiro com juros?
Ao estranho emprestarás à usura; porém a teu irmão não emprestarás à usura, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra, a qual passas a possuir.
6 Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. 7 O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.
O pecado é usar dessas dívidas com outras finalidades. Na maioria das vezes, é esse planejamento, que no ponto de vista pessoal, haja uma economia mais saudável.
Jesus nunca sugeriu, nem remotamente, que dinheiro em si fosse um mal. No entanto, ele elogiou o ganho através de trabalho produtivo e do investimento, como na famosa Parábola dos Talentos.
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Emprestar algum bem para um amigo ou pegar emprestado não são pecado. Na verdade, é uma prática muito comum entre brasileiros e que, em alguma medida, demonstra cuidado mútuo. Entretanto, alguns empréstimos podem causar muitos conflitos, principalmente quando envolvem dinheiro ou bens de grande valor.
Se você quiser ajudar alguém é melhor dar do que emprestar porque se você emprestar e começar a ver que a pessoa tá gastando com um monte de coisa e não te paga nunca. Isso vai te irritar e acabar com a amizade. Nunca dê dinheiro pra quem não tá disposto a trabalhar tanto quanto você.
Dízimo de empréstimos – Preciso tirar o dízimo quando faço um empréstimo? Não se dá dízimo de empréstimos. Isso porque daremos o dízimo do dinheiro que usaremos para pagar o empréstimo. Se separarmos o dízimo do dinheiro emprestado e, depois, do dinheiro que pagará o empréstimo, estaremos dando duas vezes.
Provérbios 22:26-27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Não se comprometa a garantir a dívida de outro, nem aceite servir de fiador. Se você não tiver como pagar a dívida, até a cama em que dorme será tomada.
Avareza. A avareza é o apego excessivo e descontrolado aos bens materiais e ao dinheiro, fato que conduz o 'pecador' à idolatria. Este é um dos pecados mais perigosos para o investidor de sucesso.
A Bíblia diz em Romanos 13:8: “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Pague as suas contas e dívidas a tempo. A Bíblia diz em Provérbios 3:27-28: “Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo.
14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. 15 E tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali. 16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Então o senhor chamou o homem cuja dívida ele havia perdoado e disse: 'Servo mau! Eu perdoei sua imensa dívida porque você me implorou. Acaso não devia ter misericórdia de seu companheiro, como tive misericórdia de você?
A Bíblia nos ensina que devemos depositar nossa confiança em Deus, que sempre proverá o que precisamos, independente de termos dinheiro ou não. O dinheiro pode ser uma bênção, mas nunca deve ser nossa fonte de segurança.
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.