Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: Tomai; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças, e deu-lho; e todos beberam dele. Disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
Na última ceia, Jesus ficou profundamente comovido e disse: na verdade, um de vocês me entregará. Desconcertados os discípulos olhavam-se uns aos outros, pois não sabiam de quem Ele estava falando. Senhor, quem é? É aquele a quem eu der um pedaço de pão.
Depois de terminar de comer, Jesus disse aos Apóstolos que eles deveriam amar uns aos outros como Ele os amava. Se assim fizessem, as pessoas saberiam que eles eram Seus discípulos. Disse também que, se os Apóstolos O amassem, guardariam Seus mandamentos.
Foi durante esta refeição que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu seu próprio memorial, a sagrada Eucaristia! O evangelista João relata o último discurso de Jesus em que Ele diz: “Desejei ardentemente comer esta refeição pascal convosco”.
Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e lhes disse: — Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! Pois eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais.
A Santa Ceia traz para nós coisas que antes não eram e que em Jesus se tornaram. A paz que excede a toda compreensão! A alegria que é sem medida! A manifestação da graça!
Se a mesa é um lugar de aliança, então ali se manifesta a fidelidade e a lealdade. Só os leais conseguem ficar à mesa. Quando Jesus estava no cenáculo na última ceia com os discípulos, o traidor saiu da mesa - “Assim que comeu o pão, Judas saiu” (João 13:30).
Qual é a mensagem bíblica para o dia da Santa Ceia?
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha". v.23: O mais precioso e definitivo pacto com a humanidade foi instituído na pior noite da humanidade: a noite da traição. v.24: Se agradece pelo pão, antes de comê-lo. Devemos em tudo dar graças.
Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim. Nesta segunda-feira (18), em "Jesus": O Messias senta na posição central da mesa e diz que desejou muito comer com os apóstolos antes de partir.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Portanto, qualquer pessoa que esteja vivendo em pecado, incluindo a fornicação, é encorajada a buscar reconciliação com Deus antes de participar da Santa Ceia.
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus como expressão de fé Nele, nosso senhor e salvador. Nessa experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo.
O propósito de participarmos da Santa Ceia, é ter em memória o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 20.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
🤔 No contexto bíblico, tomar a ceia do Senhor indignamente, conforme alertado por Paulo aos Coríntios em 1 Coríntios 11:29, vai além de um ato ritual, revelando a necessidade de discernir o corpo de Cristo.