Jesus diz ao fariseu: “Seus muitos pecados lhe são perdoados porque muito amou”. Simão, poderíamos dizer, é o que deve 50 denários e a mulher 500. A pecadora já se sente perdoada. Para o fariseu, aquela mulher é pecadora e pronto.
O texto bíblico motiva para uma vivência misericordiosa e com compaixão diante das pessoas marginalizadas que sofrem discriminações. É a prática do amor e do perdão que é capaz de integrar e redimir as pessoas, diferente das atitudes preconceituosas que excluem e marginalizam.
Ela não era casada nem tinha filhos, mas levava uma vida dissoluta. Diante de tudo isso, Simão, o fariseu, disse a si mesmo: "se este homem fosse profeta, saberia quem é, e de que gênero é a mulher que o toca". Jesus, então, chamou-o para junto de si e disse: "você está vendo esta mulher?
E Jesus lhe respondeu: — Este: “Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro mandamento, e também o mais importante. Há também um segundo mandamento que é parecido com este, e que diz: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.
✅ Pregação sobre a Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus. 10 Lições. Amilton Deolindo.
Por que Jesus era criticado pelos fariseus?
Os fariseus tinham inveja de Jesus, porque Ele podia fazer muitas coisas que eles não podiam e, portanto, era muito popular com o povo mais do que eles eram. Até mesmo Pilatos (que sabia muito pouco sobre Jesus) pôde ver que os fariseus queriam crucificar Jesus apenas porque estavam com inveja Dele (Mateus 27:18).
“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.
A Liturgia de hoje nos fala da misericórdia de Deus que perdoa o pecador arrependido, na pessoa da mulher anônima. Anônima para dizer que esta pode ser eu, pode ser você, quando se arrependidos voltarmos para Deus implorando a sua misericórdia e perdão.
Jesus critica severamente os escribas e fariseus porque eles desprezavam os preceitos mais importantes da lei, que era: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. A hipocrisia dos fariseus e escribas com relação à religiosidade era algo que eles não conseguiam disfarçar, não obstante a sua falsa aparência de santos.
Simão é por vezes identificado como sendo o mesmo Simão, o Fariseu (Shimon ben Gamliel), mencionado em Lucas 7 como o anfitrião de um jantar no qual os pés de Jesus foram ungidos por uma mulher. Segundo João 12, Maria, Marta e Lázaro ofereceram um jantar a Jesus seis dias antes da Páscoa (e sua crucificação).
* 1 Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. 2 Ele foi encontrar-se de noite com Jesus, e disse: «Rabi, sabemos que tu és um Mestre vindo da parte de Deus.
Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.
Jesus tinha a autoridade para perdoar a mulher e Ele estava certo em fazê-lo. Ela demonstrou humildade, arrependimento, confiança e amor por Jesus. c. Sua fé a salvou: A chave para o perdão dela foi a fé– Foi sua fé que a salvou, porque era sua fé que acreditou nas palavras de Jesus seus pecados estão perdoados.
Por que Simão convidou Jesus? Era uma honra insigne, e uma imensa graça, receber em sua casa um grande profeta, mais ainda tratando-se de um taumaturgo que até já havia operado uma ressurreição, a da filha de Jairo (5). Simão convida Jesus de Nazaré e o recebe em meio a outros tantos fariseus.
Definição. Os fariseus foram uma seita judaica que emergiu em 150 a.C. e promoveu a ideia de pureza sacerdotal para todos os judeus, a crença na providência ou destino, e o conceito da ressureição dos mortos. Ainda, ensinavam que, além dos mandamentos, a Lei Oral também havia sido transmitida por Moisés.
Então o senhor chamou o homem cuja dívida ele havia perdoado e disse: 'Servo mau! Eu perdoei sua imensa dívida porque você me implorou. Acaso não devia ter misericórdia de seu companheiro, como tive misericórdia de você?
Os fariseus do século XXI. Se, como ensina Jesus, os fariseus são aqueles que abandonaram “o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”, nossa época está cheia deles. E nem é preciso procurar muito.
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.
Porque Jesus chamou os fariseus de raça de víboras?
No momento em que Jesus se refere aos fariseus como raça de víboras, enfatiza também que todo pecado ou blasfêmia nos serão perdoados, exceto os cometidos contra o Espírito, contra a consciência.