Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.
86,15; 103,8; 116,5; e ainda Jn 4,2). Jesus mesmo assume essa revelação e dá um salto a mais: Deus é pai misericordioso. E segundo o Evangelho de Lucas a misericórdia é a perfeição da essência de Deus. Deus não condena, mas perdoa, dá e doa numa medida boa, calcada, sacudida e transbordante; ela é sem medida.
Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.
O que Jesus quis dizer "quero misericórdia e não sacrifício"?
Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não. Podemos estar parado exteriormente, porém interiormente não estamos santificando ao Senhor.
Agradeço àquele que me deu forças, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou digno de confiança e me designou para servi-lo, embora eu fosse blasfemo, perseguidor e violento. Contudo, recebi misericórdia, porque agia por ignorância e incredulidade.
“O Senhor é clemente e cheio de compaixão, tardio em irar-se e grande em misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.” Salmo 145:8-9. “Através das misericórdias do Senhor não somos consumidos, porque suas compaixões não falham.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 12:7: “Se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes”. Ser misericordioso é um item importante na maneira como Mateus entende a mensagem evangélica.
"Quero misericórdia e não sacrifício" significa: quero usar misericórdia, não condenar. Seu equivalente bíblico é a palavra que se lê em Ezequiel: "Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva". Deus não quer "sacrificar" a sua criatura, mas salvá-la.
O Evangelho de hoje nos fala sobre a vocação de Mateus, ou seja, sobre Jesus que o chama para ser seu discípulo. Precisamos perceber que Jesus chama um pecador público. Isto era algo de extraordinário.
1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti, e na sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. 2 Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. 3 Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me.
Oração para pedir a Deus um coração misericordioso
Ajudai-me, Senhor, para que os meus ouvidos sejam misericordiosos, de modo que eu esteja atento às necessidades dos meus irmãos e não me permitais permanecer indiferente diante de suas dores e lágrimas.
16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e encontrar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno.
Porque o nosso Deus é misericordioso e bondoso, e o sol nascente vai raiar sobre nós, para dar luz àqueles que se acham na escuridão e na sombra da morte, e para guiar os nossos passos no caminho da paz”.
A misericórdia revela a própria pessoa de Jesus e de seu Evangelho. É o próprio Jesus quem proclama: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). A misericórdia é a chave-de-ouro para seguir Jesus e realizar a sua missão no mundo.
Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.
O que Jesus quis dizer com misericórdia, quero e não sacrifício?
A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os atos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamamento, à sua proposta de salvação. É esse o tema da liturgia deste dia.
O que deve fazer o homem para cometer o pecado imperdoável? Tem que receber o Espírito Santo, ter os céus abertos a ele e conhecer Deus, e depois pecar contra Ele. Depois de haver pecado contra o Espírito Santo, para ele não há mais arrependimento.
Jesus lamenta que os seus ouvintes sejam capazes de interpretar os sinais do tempo e não captem os sinais dos tempos que representam a chegada do Reino de Deus entre eles. Não descobrem nele e nos seus sinais a importância do momento em que vivem.
Ele ensina que Deus é um Pai amoroso, sempre pronto para responder quando pedimos com fé. Mas também me desafia a viver uma fé prática: entrar pela porta estreita, seguir o caminho que leva à vida e construir minha casa sobre a rocha, que é a obediência à Sua Palavra.
1 Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 2 Assim como estão os montes em redor de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.
O que significa bem aventurado os misericordiosos?
“Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a 'ter misericórdia' para com os demais. 'Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia' (Mt 5,7). A Igreja vê nestas palavras um apelo à ação e esforça-se por praticar a misericórdia.