A parceria com a Toshiba em 1977 reforçou sua posição no mercado de eletroeletrônicos brasileiro, culminando em inovações como a TV com "olho mágico". Após a saída da Toshiba, a SEMP formou nova parceria com a TCL Corporation em 2016, tornando-se SEMP TCL e mantendo seu legado.
Foi uma fase da joint venture, agora com a líder global em Android TVs e segunda maior fabricante de televisores do mundo, passando a empresa a se chamar SEMP TCL e a oferecer ao mercado brasileiro produtos de duas grandes marcas: SEMP e TCL.
A marca registrada de “ter de tudo” se tornou em algoz com a concorrência setorizada e a popularização dos shoppings. Uma decisão equivocada de estocar muita mercadoria durante a hiperinflação se tornou uma dívida de R$ 1 bi e a companhia faliu em 1999.
No ano de 1977, a empresa celebrou um acordo de participação acionária com a Toshiba, que contribuiu diretamente com a expertise de tecnologia japonesa para televisores. Em 2016, após a saída da Toshiba do negócio, a Semp anuncia uma nova parceira com a TCL Corporation, tornando-se Semp TCL.
No entanto, a companhia arrumou problemas legais com a japonesa TDK e foi forçada a trocar de nome. Foi quando optou pela sigla atual, que significa “Telephone Communication Limited”. A sigla também foi associada a “True China Lion” e, posteriormente, transformou o acrônimo no slogan “The Creative Life”.
Após mais de cinco décadas entregando produtos e serviços com qualidade e inovação, há quatro anos a organização se reinventou e passou a ser conhecida como TSEA energia.
Tornou-se minoritário a partir de 2020, com fatia de 20%. Em 2023, com novo aporte de capital, a Semp Amazonia ficou com 25%, e a TCL, com 75%. O nome da joint venture, que, além de TVs produz no Brasil aparelhos de ar-condicionado, foi então trocado para TCL Semp.
A Multilaser fechou parceria com o grupo chinês Hisense, parceiro global da Toshiba, colocando a companhia japonesa como uma das 20 marcas do portfólio que a Multi controla no mercado atualmente.
A empresa foi extinta em 2016. A partir de 2006 a CCE voltou a comercializar computadores pessoais de baixo custo equipados com Windows ou Linux através de uma nova divisão, a "CCE Informatica".
A fabricante da TV SEMP é a TCL Technology, uma empresa chinesa de tecnologia antigamente conhecida pelo nome de SEMP Toshiba. Ela uniu três marcas: SEMP, Toshiba e TCL, para produzir além de smart TVs, soundbars e ar-condicionado.
A Toshiba está de volta ao Brasil por meio de uma parceria entre a Hisense e a Multilaser, que trará ao mercado nacional as TVs da marca. As empresas serão responsáveis pela fabricação dos televisores e telas Toshiba no país e também darão suporte para a distribuição dos produtos.
A reputação das TVs Semp Toshiba é que elas possuem maior durabilidade. O que também reflete o preço, pois uma TV com um preço maior costuma usar maior tecnologia e peças que garantem uma durabilidade muito maior do que a usual. Isso vale, principalmente, para os modelos mais avançados.
Segundo o relatório, houve um crescimento da indústria global de televisores impulsionado pelo bom desempenho comercial de marcas chinesas, especialmente a TCL, que inclusive assumiu a liderança no segmento de Mini LED no 2º trimestre. Ela se tornou a segunda maior fabricante de TV, ficando atrás da Samsung.
Em 2002, a Sharp (do Brasil) teve sua falência decretada. Em 19 de Agosto de 2011, a multinacional japonesa (Sharp Corporation) estabeleceu sua primeira subsidiária oficial de vendas no Brasil após fazer a aquisição da empresa MPE (Mitsui Produtos Eletrônicos), que detinha a representação da marca desde 2007.
“Como parte de seus esforços para aprimorar sua eficiência operacional e a rentabilidade do negócio de PCs globalmente e no Brasil, concordou em vender a marca e a fábrica da CCE para seus antigos proprietários, a família Sverner”, informou a Lenovo em comunicado nesta terça-feira.
A Gradiente enfrentou problemas financeiros de 2007 até 2008. Além da concorrência mais acirrada, o que derrubou a empresa, segundo o CEO Eugênio Staub, foram dois outros fatores: a primeira foi a compra da Philco em 2005 por 60 milhões de reais.
Um dos motivos da mudança é reforçar a origem nacional da empresa, além de aumentar o seu portfólio. A marca passou por um “rebranding”, ou seja, repaginou sua marca completamente. Incluindo o logo, o nome da marca e a remodelagem da letra “M”, que será o ícone da marca.
Em julho de 2016, a SEMP reescreve sua história e inicia uma nova joint-venture com a multinacional chinesa TCL, líder global em Google e Android TVs e segunda maior fabricante de televisores do mundo.
Desde 2022, a TCL Semp é comandada pelo chinês Yue Haiping, que está na empresa desde 2016. Felipe Hennel Fay, que é CEO da Semp Amazonas, é também membro executivo do board da empresa. Presente em mais de 160 países, a TCL atua globalmente em diversos segmentos.
História. A empresa foi fundada em 1981 com a marca TTK como uma fábrica de cassetes fazendo versões falsificadas dos cassetes da TDK. Em 1985, após ser processada pela TDK por violação de propriedade intelectual, a empresa muda o seu nome para TCL ao escolher as letras iniciais de Telephone Communication Limited.