Uma cordilheira é uma área geográfica definida por um conjunto de montanhas relacionadas geologicamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
Como se formam as montanhas? A maioria das montanhas forma-se a partir da atividade tectônica, ou seja, quando duas placas tectônicas chocam-se e provocam a alteração do relevo, o que resulta na elevação de suas formas. Esse processo recebe um nome muito estranho: “orogênese”.
As montanhas são formas de relevo de elevada altitude associadas especialmente ao processo de movimentação das placas tectônicas. Os planaltos são formas de relevo de considerável altitude que possuem o topo relativamente plano, com predominância da erosão.
O Himalaia (ou Himalaias) é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. O nome Himalaia vem do sânscrito e significa “morada da neve”.
A teoria ensinada hoje pelos geólogos afirma que as montanhas surgem na superfície da Terra nas chamadas zonas de subducção, onde uma placa tectônica mergulha sob outra placa, forçando-a a subir.
Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.
O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) define morro como "elevação natural do terreno com altura de até aproximadamente 300 m" e montanha como elevação com altura acima disso.
Como as montanhas são formadas? As cordilheiras são formadas quando partes da crosta terrestre – chamadas placas tectônicas – se chocam umas contra as outras e “sobem” (como se fossem o capô de um carro em uma batida). O Himalaia se formou a partir de uma colisão que começou há 55 milhões de anos.
Encanto para os olhos, o nome Himalaia significa montanha de neve. A faixa rochosa com cerca de 2.500 quilômetros de extensão entre a China e a Índia abriga os mais altos picos do mundo, entre eles o Everest, com 8.848 metros de altitude.
Uma cordilheira é uma área geográfica definida por um conjunto de montanhas relacionadas geologicamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
As depressões são formadas por meio de prolongados processos erosivos. Normalmente podemos encontrar em suas laterais bacias sedimentares. A erosão natural causada nessas bacias, seja por agentes exógenos (como água e vento), seja por agentes endógenos (como tectonismo e vulcanismo), origina as depressões.
Uma colina é uma elevação de terreno de pequena altura e declive suave. Geralmente, as colinas são caracterizadas por serem mais baixas que montanhas e possuem um formato arredondado ou alongado. Elas são formadas por processos naturais de erosão e deposição ao longo do tempo.
Há muitos anos o mar fazia parte da cordilheira do Himalaia, que se situa na Ásia e atravessa outros países como Nepal, China, Butão, Afeganistão e Índia. Devido a mudanças ambientais ao longo do tempo, o mar foi se afastando e deixou a camada de cristais desse sal que conhecemos.
A mais notável região onde terremotos são comuns, mas não há vulcões, é na Cordilheira do Himalaia. Do mesmo modo, o arquipélago do Havaí possui vulcões ativos, mas não há terremotos além de tremores pequenos referentes ao magma ascendendo à superfície.
No entanto, assim como o sal de mesa comum, o sal do himalaia também contém boas quantidades de sódio e, por isso, deve ser consumido com cautela, principalmente por pessoas que sofrem de pressão alta ou problemas nos rins, por exemplo.
Qual o nome da depressão existente entre montanhas?
Interplanálticas: como o próprio nome sugere, localizam-se em altitudes mais baixas que os planaltos que estão ao seu redor. Exemplo: Depressão Sertaneja e do São Francisco.
Falésias são paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela lenta mas constante ação da água do mar, através das ondas e marés, e também pela chuva, que após um longo período de tempo indo de encontro à rocha, acaba por "esculpi-la", originando costas altas e abruptas, resultado direto ...