O Pan-eslavismo foi uma política defendida pela Rússia que queria a expansão de seu Império e o controle da região balcânica. O resultado disso foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, dando motivos para o início da I Guerra Mundial.
O pan-eslavismo foi um movimento e uma ideologia de unificação dos povos eslavos. Seu objetivo era, para além da união desses povos, a expansão da Rússia, dando-lhe acesso ao Mediterrâneo.
Pan - eslavismo: Liderado pela Rússia pregava a união de todos os povos eslavos da Europa - oriental. Pan - germanismo: Liderado pela Alemanha pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa central.
O pangermanismo foi uma ideologia e um movimento nacionalista que promoveram a união e expansão alemã. Seu contexto histórico diz respeito aos períodos anteriores à Primeira Guerra Mundial. Foi fundamental para o estopim da Primeira Guerra Mundial, pelo atrito com o pan-eslavismo.
Quais foram as principais características do pan-eslavismo?
O pan-eslavismo foi um movimento político e nacionalista pautado na união dos povos eslavos da Europa Oriental. Defendia os valores, origem e cultura eslavos. Durante a década de 1920, o pintor tcheco Alfons Mucha representou a história dos povos eslavos por meio da série Slavs epopee (Epopeia eslava).
O pan-africanismo é uma ideologia que defende a união dos povos de origem africana no combate ao racismo. Essa ideologia surgiu entre os negros da Diáspora nos Estados Unidos e Caribe, no final do século XIX.
Os povos eslavos são classificados geográfica e linguisticamente em eslavos ocidentais (englobando tchecos, eslovacos, morávios, poloneses, silesianos e sórbios), eslavos orientais (englobando bielorrussos, russos e ucranianos) e eslavos do sul (englobando bosníacos, búlgaros, croatas, macedônios, montenegrinos, ...
O pangermanismo pretendia que os povos falantes da língua alemã vivessem sob o mesmo Estado-nação. Ele foi liderado pela Prússia e pela sua sucessora, a Alemanha. O movimento também foi forte na Áustria, nação cuja maior parte da população era de origem alemã.
Revanchismo (do francês revanche, "vingança") é um termo usado desde a década de 1870 para descrever uma manifestação política da vontade de reverter as perdas territoriais sofridas por um país, muitas vezes depois de uma guerra ou de um movimento social.
A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.
A Tríplice Entente (em francês: Triple Entente) foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e Rússia. Na prática, consolidou os acordos bilaterais anteriores: a Aliança Franco-Russa (1891), a Entente Cordiale, entre a França e o Reino Unido (1904), e a Entente Anglo-Russa (1907).
Os eslavos meridionais ou eslavos do sul são o ramo etnográfico meridional dos povos eslavos, constituído por grupos étnicos relacionados entre si que falam línguas eslavas meridionais e que são nativos da península dos Balcãs, da Planície da Panónia e dos Alpes orientais.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
A ideologia Pan-africanista surgiu de um sentimento de solidariedade e consciência de uma origem comum entre os negros do Caribe e dos Estados Unidos. Ambos estavam envolvidos numa luta semelhante contra a violenta segregação racial. Essa solidariedade que marcou a segunda metade do séc.
Com isso, o então presidente do Brasil, Venceslau Brás, decidiu apoiar oficialmente a Inglaterra, França e Rússia. Vale lembrar que o Brasil entrou na guerra já na fase chamada de Guerra de Trincheiras, na qual as tropas tentavam manter posição e consolidar os territórios conquistados.
O que é nacionalismo? O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento, que valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.
Enquanto o pangermanismo estava relacionado à união dos povos germânicos, o pan-eslavismo estava relacionado à união dos povos eslavos. O pangermanismo e o pan-eslavismo foram movimentos nacionalistas que foram fundamentais para a ascensão e o fortalecimento de regimes autoritários e totalitários.
A Blitz foi a campanha de bombardeamentos estratégicos realizada na Segunda Guerra Mundial pela Luftwaffe — a aviação alemã — contra o Reino Unido, entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg, guerra-relâmpago.
O Reino da Prússia (em alemão: Königreich Preußen) constituiu o estado alemão da Prússia entre 1701 e 1918. Foi a força motriz por trás da unificação da Alemanha em 1866 e foi o estado líder do Império Alemão até sua dissolução em 1918.
A Grande Sérvia era uma vertente do Pan-eslavismo, política defendida pela Rússia. Como os sérvios declararam guerra ao Império Austro-húngaro, o czar russo, Nicolau II, decidiu intervir no conflito para ajudar os sérvios, que são de etnia eslava como os russos.
Qual o motivo da rivalidade entre Alemanha e Inglaterra?
A rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha pode ser explicada basicamente como o tipo de rivalidade existente entre quaisquer duas nações industrializadas europeias no século XX: uma disputa por mercados e por uma participação maior na economia global.
Os povos germânicos modernos são os daneses, escandinavos, islandeses, finlandeses de língua sueca, luxemburgueses, belgas de língua alemã e holandesa (flamenga), suíços de língua alemã, alemães, holandeses, escoceses das terras baixas, ingleses e outros, que ainda falam línguas derivadas dos dialetos ancestrais ...
Os eslavos orientais, que agrupam os atuais povos russos (grão-russos), bielorrussos (russos brancos) e ucranianos (pequeno-russos)[1], possuem uma origem histórica comum que encontra-se na formação da Rus' de Kiev[2], ocorrido no final do século IX, que abarcava toda a atual Bielorussia, metade da Ucrânia e o centro e ...
Russos (em russo: русские, russkiye) são um grupo étnico eslavo oriental nativo da Europa Oriental. A maioria dos russos habitam o Estado-nação da Rússia, enquanto existem outras minorias notáveis em outros estados soviéticos anteriores, como a Bielorrússia, o Cazaquistão, a Ucrânia e os países bálticos.