O Festival de Rock Woodstock, ocorrido em agosto de 1969, nos EUA, marcou uma geração de jovens ligados aos ideais do movimento hippie e ao rock'n'roll. Woodstock foi um evento embasado pelos preceitos contraculturais que pregavam, entre outras coisas, a paz e o amor. Ouça o texto abaixo!
Em 1969 entre os dias 15 a 18 de agosto aconteceu um evento icônico na pacata fazenda de Max Yasgur na cidade Bethel Woods, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O Festival de Woodstock que foi marco importante da contracultura e divisor de águas da música universal que se produzia até então.
Qual a importância do movimento de Woodstock para o movimento contracultural?
O objetivo do festival era reunir pessoas com um mesmo ideal: a promoção da paz e da liberdade e a divulgação do rock. Centenas de milhares de hippies foram para Woodstock na intenção de expressar a sua liberdade, tornando o festival um marco na promoção da contracultura no mundo.
Em 29 de abril de 2019, foi anunciado que o festival Woodstock 50 fora cancelado pelos investidores (Dentsu Aegis Network), que haviam perdido a fé no evento. Os produtores negaram "veementemente" o cancelamento, e Michael Lang disse, ao jornal The New York Times, que os investidores não tinham tal prerrogativa.
Em 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros humanos a pisar na Lua, com Michael Collins no módulo de comando. Na ocasião, Armstrong proferiu a célebre frase: “Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.”
Definido como um movimento de contracultura, se opunha à Guerra do Vietnã, ao autoritarismo, ao capitalismo, ao comunismo, ao conservadorismo, à segregação racial, à corrida armamentista, ao uso de armas nucleares e à ordem bipolar da Guerra Fria. Rejeitava também as ideias de hierarquia e obediência.
Jimi Hendrix foi uma das principais atrações do lendário festival de música Woodstock, em 1969. Junto com Janis Joplin e The Who, o guitarrista fez história ao participar do line-up da celebração da contracultura.
O Festival de Woodstock foi um evento musical realizado em Bethel, pequena cidade do estado de New York, nos Estados Unidos. Esse festival de rock foi idealizado por quatro jovens que queriam investir seu dinheiro em um grande evento. O festival tornou-se um símbolo da contracultura e atraiu cerca de 500 mil pessoas.
Através de influências como essas, os hippies construíram a base de princípios que caracterizaram o movimento: a crítica ao sistema capitalista e à sociedade de consumo; a defesa da vida comunitária baseada em igualdade e paz entre as pessoas; e a oposição a guerras e à violência.
O que foi realizado no estado de Nova Iorque em agosto de 1969?
(Ufrgs 2020) Em agosto de 1969, foi realizado, no estado de Nova Iorque, um grande festival de música e arte que ficou conhecido como “Woodstock”, considerado marco e expressão do movimento de contracultura.
O festival de Woodstock, ocorrido no verão de 1969, ao longo de três dias intensos, entre 15 e 18 de agosto, numa fazenda no estado de Nova York, foi uma culminação das expressões de massa dos movimentos político-culturais dos anos de 1960, conhecidos generalizadamente pelo conceito de “contracultura”.
O passarinho amigo do Snoopy, criado em 1970 se chama Woodstock em homenagem ao festival. Este devia ser feito nessa cidade mas acabou sendo realizado em Bethel, nas proximidades. O nome do cachorrinho quer dizer “intrometido, xereta” e vem do Holandês SNOEPEN, “intrometer-se”.
O festival mais conhecido de todos os tempos aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma propriedade rural no município de Bethel, NY - pois é, apesar do nome, Woodstock não aconteceu na vila de Woodstock, que também fica em Nova York!
No ano seguinte, ao lado de John Rosenman, Artie Kornfeld e John P. Roberts, criou Woodstock, evento que atraiu cerca de 400.000 pessoas para uma fazenda em Bethel, Nova York, e impactou a história da música mundial.
Elvis Presley. Um dos pioneiros do rock, Elvis Presley está listado como um dos maiores artistas de todos os tempos. Nascido em Tupelo (Estados Unidos), em 1935, ficou reconhecido como o "Rei do Rock and Roll" nos anos 1950.
Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, ocorreu, na fazenda pertencente a Max Yasgur, nas imediações da cidade de Bethel, Estados Unidos, um dos maiores festivais de música da história, o Woodstock.
Como John Lennon agiria hoje é, obviamente, uma incógnita. Nascido durante a Segunda Guerra Mundial e influente na cultura dos anos 60, o cantor passeou por movimentos sociais importantes, como a luta por igualdade racial, o feminismo e o pacifismo hippie.
1. Que ou quem, em especial nas décadas de 60 e 70 do século XX, se opunha aos valores da sociedade, geralmente com uso de cabelos compridos e vestuário pouco convencional e defendendo um modo de vida baseado no amor e na paz.
Além disso, muitos hippies buscaram a espiritualidade fora das religiões organizadas, explorando práticas orientais como meditação e ioga, bem como crenças indígenas e xamânicas. A busca por uma conexão mais profunda com a natureza e com o eu interior era uma parte fundamental da experiência hippie.
A expressão “hippie” deriva da gíria americana “hip”, que significa “bacana, antenado” e era usada pelos antecessores dos hippies, os beats ( intelectuais rebeldes dos anos 1950), para indicar coisas legais.
Flower Power (Poder das Flores) foi um slogan usado pelos hippies dos anos 60 até o começo dos anos 70 como um símbolo da ideologia da não-violência e de repúdio à Guerra do Vietnã. Uma van com flores e slogans hippies.
No Brasil, existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas. Neste contexto, destacam-se a cidade mineira de São Tomé das Letras, o vilarejo Trindade em Parati e Sana (região serrana de Macaé) no Rio de Janeiro, Pirenópolis em Goiás, Trancoso e Arembepe na Bahia etc.