DEGREDO: punição prevista no corpo de leis português, o degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição. Tratava-se do envio dos infratores para as colônias ou para as galés, onde cumpririam a sentença determinada.
O degredo consistia em uma espécie de exílio, como o ostracismo na Grécia Antiga. O degredado era banido de sua terra de origem (no caso, a Metrópole portuguesa) por ter cometido algum tipo de crime.
No Brasil, os degredados viviam em liberdade, eram responsáveis pela própria sobrevivência, ganhando a vida como soldados, marinheiros, agricultores, pedreiros, carpinteiros, padres, desbravadores de áreas do interior, pequenos funcionários da Coroa, pequenos comerciantes, mendigos, ladrões, prostitutas etc.
Angola foi uma colónia portuguesa que apenas abrangeu o actual território do país no século XIX e a "ocupação efectiva", como determinado pela Conferência de Berlim em 1884, aconteceu apenas na década de 1920. A independência do domínio português foi alcançada em 1975, depois de uma guerra de independência.
PORQUE ACABOU O DEGREDO PARA ANGOLA EM 1932? - ALBERTO OLIVEIRA PINTO - LEMBRA-TE, ANGOLA Ep. 161
O que foi o caso de Angola?
Angola, localizada na África, passou por um longo período de conflito, que teve início com a luta armada contra o colonialismo português após a sua independência em 1975, quando movimentos nacionalistas pró-independência passaram a lutar entre si pelo controle político do país, o que perdurou até o ano de 2002.
A proclamação de Independência de Angola deu-se no dia 11 de novembro de 1975, quando o então primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, proclamou a independência de Angola, de jure e de facto de Portugal.
O degredo, portanto, apresentava-se como uma faca de dois gumes: de um lado funcionava como mecanismo de harmonização social metropo- litana e podia 'alimpar a terra' lusitana2 7 de seus elementos indesejáveis, enviando-os para as colônias e por outro lado, o degredo possibilitava a continuação e mesmo, em alguns ...
Os degredados podiam ter origem criminosa, política ou religiosa. Estima-se que cerca de cem prisioneiros fossem enviados para o degredo anualmente, num total de cerca de 42 500 exilados entre 1550-1720, com um aumento significativo depois de 1720.
Com essa frase você pede que Maria o auxilie. “Bradar” quer dizer pedir socorro, suplicar; e “degredados” são aqueles que não têm liberdade, que vivem afastados de sua gente, de seu país, que são oprimidos. Maria, a mãe que a trindade nos entregou.
Qual foi o papel dos degredados na colonização do Brasil?
Em determinadas épocas, esses degredados foram enviados para lutar contra estrangeiros que invadiam a colônia; em outras, para combater revoltas ou situações de turbulência política que de alguma forma ameaçavam o domínio português na àrea; às vezes, foram enviados para trabalhar em uma das muitas fortalezas da região.
Com o degredo, dizem os otimistas, - eliminamos detritos e transportamos forças. O degredo colonial apresentou-se como uma política de transplante populacional extremamente dinâmica, pautada em um conceito racional de aproveitamento de condenados colocados a serviço do Estado sob as mais variadas formas.
A ideia era povoar para defender e consolidar o poder da Coroa nas terras da América portuguesa. O governo de Portugal entendia que a assinatura dos acordos internacionais com países europeus não lhe assegurava efetivamente o domínio do novo território.
Eterno é um adjetivo que significa algo que existe para sempre e muitas vezes é algo que nunca começou também, sempre existiu. É frequentemente usado em contextos religiosos. Perpétuo é um adjetivo que significa algo que durará para sempre.
O sacerdócio é um princípio eterno que existe com Deus desde o início e existirá por toda a eternidade. As chaves que foram conferidas para serem usadas por meio do sacerdócio vieram do céu, e esse poder do sacerdócio está em ação na Igreja hoje à medida que ela se expande pelo mundo.
Considerada uma das mais severas penas, o degredo só estava abaixo da pena de morte, servindo como pena alternativa designada pelo termo “morra por ello” (morra por isso).
1 Divergência de opiniões ou interesses; falta de concordância a respeito de (alguma coisa); discrepância, divisão. 2 Situação de conflito e desavença; litígio, disputa.
Neste dia, em 1975, Angola declarou sua independência, encerrando mais de 400 anos de colonização e marcando o início de uma nova era para o país. Esse momento histórico representou não apenas a liberdade política, mas também o sonho de um povo em construir uma nação livre, justa e soberana.
A Guerra Civil Angolana foi um conflito armado interno, que começou em 1975 e continuou, com interlúdios, até 2002. A guerra começou imediatamente depois que Angola se tornou independente de Portugal em novembro de 1975.