Em 15 de agosto de 1909, o bairro de Piedade foi palco de um trágico acontecimento: a morte do escritor, Euclides da Cunha. Local onde ocorreu a “Tragédia de Piedade” (Foto: Fernanda Duarte). Nasceu em 1866 numa fazenda de café em Cantagalo/RJ e com 3 anos de idade perdeu a mãe.
No duelo, contudo, foi morto por Dilermando. O homicídio do marido traído pelo amante de sua esposa tornou-se um escândalo, suscitando, como problema de pesquisa, o custo social do valor da honra.
Qual escritor brasileiro foi morto pelo amante da esposa?
Dilermando Cândido de Assis (Porto Alegre, 18 de janeiro de 1888 – São Paulo, 13 de novembro de 1951) foi um General do Exército Brasileiro, famoso por sua participação na "Tragédia da Piedade", que resultou de uma relação amorosa vivida por Anna Emília Ribeiro, a esposa do escritor Euclides da Cunha, e que levou à ...
O que aconteceu com os filhos de Dilermando de Assis?
Euclides Filho acertou quatro tiros em Dilermando, que andava armado, conseguiu alcançar sua arma e revidou, matando Euclides Filho - seu enteado, um dos três filhos de Ana com Euclides. Apesar de gravemente ferido, Dilermando novamente sobreviveu. E novamente foi condenado pela imprensa.
No tiroteio que se seguiu, um duelo de vida e morte, segundo o criminalista Evaristo de Moraes, advogado de Dilermando no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, em maio de 1911, Dilermando foi atingido. Embora ferido, atirou duas vezes em Euclides. Uma bala acertou o pulmão direito de Euclides, que caiu morto.
A DUPLA TRAGÉDIA DE EUCLIDES DA CUNHA - EDUARDO BUENO
Onde está o cérebro de Euclides da Cunha?
Hoje, o cérebro do escritor está preservado numa espécie de tumba na Casa Euclides da Cunha, na cidade de Cantagalo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde nasceu.
Os primeiros tiros atingiram Dilermando e seu irmão Dinorah. Após receber dois tiros, Dilermando reagiu e o tiroteio acabou causando-lhe graves ferimentos e vitimando Euclides que não resistiu aos que lhe foram desferidos. A história da tragédia da Piedade não se exauriu com a morte de Euclides.
Qual autor brasileiro foi morto pela amante de sua esposa?
Na manhã do dia 15 de agosto de 1909, Euclides da Cunha se vestiu todo de preto. Passou a noite anterior em claro, fumando sem parar e pensando em seu plano para acabar com o amante de sua mulher.
Anna Emília Ribeiro da Cunha (nascida Ana Emília Solon Ribeiro; Jaguarão, 18 de junho de 1872 – Rio de Janeiro, 12 de maio de 1951) foi pivô de um dos mais célebres crimes passionais da história do Brasil. Entre 1890 a 1909, foi esposa do escritor Euclides da Cunha e, depois, do militar Dilermando de Assis.
Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros, publicou vários dos clássicos de língua portuguesa e foi o primeiro diretor da Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis é um dos maiores nomes da Literatura brasileira.
Celebrado no Brasil inteiro desde o lançamento de Os Sertões, em 1902, quase em seguida Euclides da Cunha começou a ser traído pela mulher. Sempre viajando, deixara-a com seus três filhos no Rio de Janeiro, morando numa pensão na rua Senador Vergueiro.
O que aconteceu com Afonso, filho de Euclides da Cunha?
As balas atingiram Dilermando nas costas, no episódio que ficou conhecido como o “Segundo ato de uma tragédia emocionante”. O desfecho, contudo, não foi nem um pouco diferente da primeira parte: mesmo machucado, o novo marido de Ana conseguiu atirar em Quidinho, matando o jovem filho de Euclides da Cunha.
Anna Emília Ribeiro de Assis morreu no Rio de Janeiro aos 78 anos, em 12 de maio de 1951. Seis meses depois, em 13 de novembro, faleceu Dilermando de Assis, aos 63 anos, vítima de um infarto.
O túmulo de Machado de Assis, considerado o mais importante escritor brasileiro, foi vendido no Rio por R$ 120 mil. O jazigo fica no cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. A família decidiu vender o túmulo porque os restos mortais do escritor foram transferidos para o mausoléu da Academia Brasileira de Letras.
Em oposição, Euclides era nacionalista e defendia que o Estado fosse protagonista no desenvolvimento político e econômico da Amazônia e que a região deveria ser ocupada sistematicamente por brasileiros, inclusive pelos seringueiros que vinham de outros Estados brasileiros e que, em sua visão, poderiam se fixar na ...
Aos 91 anos, Dirce de Assis Cavalcanti, filha de Dilermando de Assis (1888-1951), foi à estreia do espetáculo Matar ou Morrer, nesta quinta-feira, 3, no Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio.
"Os Sertões", de Euclides da Cunha, é publicado pela primeira vez. Em 1º de dezembro de 1902, ocorreu a primeira publicação de Os sertões, obra mais famosa do escritor e jornalista fluminense Euclides da Cunha.
Qual a relação de Euclides da Cunha com a Guerra de Canudos?
Euclides da Cunha interpretou a guerra de Canudos a partir de fontes orais, como os poemas populares e as profecias religiosas, encontrados em papéis e cadernos nas ruínas da comunidade.