O apresentador Faustão realizou um transplante de rim no dia 26 de fevereiro deste ano, no Hospital Israelita Albert Einstein, devido ao agravamento de uma doença renal crônica. O procedimento ocorreu seis meses após o apresentador passar por um transplante de coração, em agosto de 2023.
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a uma embolização. O procedimento, que interrompe propositalmente o fornecimento de sangue em uma parte do corpo, foi necessário devido a demora no início de funcionamento do novo rim.
Isso pode acontecer devido ao enfraquecimento - que foi o caso do apresentador - ou enrijecimento do músculo cardíaco. Além disso, fatores como a tipagem do sangue, que no caso de Faustão é o B, influenciam, já que o doador precisa ter o mesmo tipo sanguíneo do paciente.
"Embolização é o ato cirúrgico de bloquear (parcial ou totalmente) a passagem de um fluido, que pode ser sangue arterial, venoso ou linfático, dentro do corpo humano.
FAUSTÃO PASSA POR PROCESSO DE EMBOLIZAÇÃO APÓS RIM TRANSPLANTADO NÃO FUNCIONAR
Quando a embolização é indicada?
Os médicos recomendam a embolização como uma terapia para mulheres que enfrentam os desconfortos causados pelos miomas uterinos, como dores pélvicas, compressões nos órgãos do assoalho pélvico e sangramentos intensos, podendo, em alguns casos, levar à anemia.
Quando ele é feito em um aneurisma que não rompeu o paciente, normalmente, passa três dias no hospital e em uma semana pode voltar às atividades do dia a dia, como trabalhar e estudar. Já as atividades físicas mais pesadas exigem um tempo maior. São, pelo menos, 15 dias para que o paciente possa voltar a praticá-las.
A rapidez com que o apresentador Fausto Silva, o Faustão, recebeu um coração após ter entrado na fila de espera de transplantes mostra que “os critérios de alocação de órgãos no Brasil funcionaram”, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgaos (ABTO), o nefrologista Gustavo Fernandes ...
O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.
Na última segunda-feira (26), Faustão foi submetido a um transplante de rim, após o agravamento de uma doença renal. Em agosto de 2023, o apresentador também passou por um transplante cardíaco.
Qual o tempo de vida de um transplantado de coração?
FUNDAMENTO A sobrevida média do paciente adulto após transplante cardíaco é de 11 anos. A taxa melhorou expressivamente nas últimas décadas, sendo superior a 85% no primeiro ano. Os principais ganhos ocorrem nos primeiros 6 a 12 meses, contudo a taxa de mortalidade a longo prazo permanece em torno de 3,4% ao ano.
Em dezembro ele voltou à fila única do SUS por um novo rim. Mas o órgão deu sinais de piora devido a problemas de insuficiência cardíaca. Por isso a urgência de, mais uma vez, passar à frente na fila por um novo órgão. Na segunda-feira, 26, o apresentador foi submetido ao transplante.
Todas as medidas são adotadas para evitar qualquer tipo de fraude. E os critérios de desempate entre os pacientes são diferentes de acordo com o tipo de órgão ou tecido. Já as crianças e os adolescentes até 18 anos têm prioridade quando o doador tem a mesma faixa etária ou quando estão concorrendo com adultos.
Assessoria do apresentador diz que transplante de rim “foi bem-sucedido”, mas ele “ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão” O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, realizou nesta semana uma embolização, quando o fluxo de sangue em uma parte do corpo é interrompido de forma proposital.
O risco de insuficiência ovariana, dor abdominal, infecção, prolapso transcervical do mioma, recorrência, entre outros, são complicações do procedimento. A quantidade de estudos randomizados sobre o assunto ainda é escassa.
Fausto Silva foi submetido ao procedimento após o agravamento de doença renal crônica. Na segunda-feira (25), o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após receber um órgão compatível.
O post da família vai de encontro às alegações, explicando que a precedência tem base em uma portaria do governo paulista, com destaque para o fato de que "a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido".
O valor do transplante atualmente é de R$ 33.147,18. Neste contexto, o estudo mostrou que no primeiro ano o transplante possui um valor superior, porém em longo prazo este prevalece como a melhor opção e mais econômica.
André Batista da Silva, primo do jogador de futebol de várzea que morreu em agosto, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e teve o coração doado para Fausto Silva, o Faustão, falou ao g1, nesta segunda-feira (18), sobre a torcida para que o rim transplantado no comunicador comece a funcionar e que ele tenha ...
Quem foi o doador? O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras. Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração.
O cantor precisou ser inativado da lista de esperar por um coração porque estava com uma infecção generalizada; a condição inviabiliza a realização desse tipo de cirurgia.
Globalmente, cerca de 50% dos casos de aneurismas cerebrais rompidos são fatais, e muitos dos que sobrevivem enfrentam déficits neurológicos permanentes.
Como colocamos no início, a principal diferença entre um AVC e um aneurisma é que o primeiro é um evento enquanto o segundo é uma condição. Além disso, um AVC ocorre quando o suprimento sanguíneo para o cérebro é comprometido e um aneurisma quando um vaso sanguíneo fica danificado e incha.