Se você sofrer um overbooking, a primeira coisa que deverá fazer é procurar a companhia aérea e ouvir com atenção a proposta dela. Pelo painel do aeroporto ou pela internet, você poderá conferir se outras empresas estão com voos abertos para o seu destino e tentar negociar com a sua companhia uma recolocação.
Quando um passageiro é afetado por um overbooking e decide não aceitar a reacomodação em outro voo, ele tem direito ao reembolso integral da passagem. Esse reembolso deve ser feito sem custos adicionais, independentemente do motivo da recusa em aceitar a nova opção de voo.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em problemas de overbooking, você tem o direito de exigir o reembolso da passagem ou escolher um voo alternativo, além de receber assistência material. Esses são os direitos dos passageiros que são garantidos.
Uma das maneiras de evitar ser vítima de overbooking é confirmar o status do seu voo junto à companhia aérea antes da viagem. Você pode ter acesso a essa informação no site da empresa aérea ou, ainda, por telefone ou por aplicativo no celular. Chegue com antecedência ao aeroporto.
Em voos nacionais, a indenização pode ser de até 250 Direitos Especiais por Saque, ou seja, quase R$ 2 mil. Para voos internacionais, por sua vez, sua indenização por ser de até 500 Direitos Especiais por Saque, isto é, cerca de R$ 4 mil.
A Resolução nº 400 da Anac, que regulamenta o transporte aéreo no Brasil, assegura uma série de direitos aos passageiros preteridos em casos de overbooking. Entre eles, destacam-se: 1. Reacomodação: o passageiro deve ser reacomodado em outro voo da mesma companhia ou de outra, sem qualquer custo adicional.
Uma das maneiras mais simples de verificar a lotação de um voo é através do site da companhia aérea. A maioria das empresas aéreas disponibiliza essa informação em seu site, permitindo que os passageiros controlem a disponibilidade de assentos e a ocupação atual do voo.
Em casos de overbooking, o ideal é ter um plano B. Então, pesquise outras opções de voos ou mesmo rotas alternativas que possam atender ao seu cronograma. Algumas companhias aéreas podem oferecer voos com conexões como compensação sem custo adicional.
O overbooking é ilegal. Viola o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Por ser uma prática que causa danos ao consumidor, não está prevista no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) nem na Convenção de Varsóvia, que apenas prevêem as penalidades a serem aplicadas em caso de atraso de vôo.
O atendimento pelo telefone 163 e WhatsApp é realizado a partir de roteiros pré-definidos que respondem às principais dúvidas sobre o transporte aéreo no país.
O overbooking ocorre por diversos motivos, como realocação de passageiros por perda de conexão, cancelamento de voos, troca de aeronave com capacidade menor e venda excessiva de assentos baseada em estimativas de no-show.
A resolução 141 da ANAC determina, para o caso de overbooking, que a empresa ofereça as seguintes alternativas ao passageiro: 1) reacomodação em voo próprio ou de outra companhia ou voo a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; 2) reembolso integral, assegurado o retorno ao aeroporto de origem, ...
Segundo a resolução 400 da Anac, o valor é de 250 DES (Direito Especial de Saque), o equivalente a R$ 1.930 para voos nacionais e de 500 DES (R$ 3.860) para viagens internacionais.
Isso significa que outra reserva ainda pode acontecer, mesmo quando não há disponibilidade. É fácil evitar essa situação se você exportar ou importar um calendário e depois sincronizá-lo em todos os seus canais.
Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra empresa aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares. Neste caso, a empresa deverá oferecer assistência material.
– Declaração de atraso de voo, que pode ser solicitada no balcão da companhia aérea e servirá como prova em um eventual pedido de indenização; – Comprovantes de perda de compromisso ou de gastos extras. Dessa forma, em caso de ação judicial, é possível provar o overbooking e garantir os seus direitos.
Assim, comprando passagens nas fileiras do meio ou mais próximas do início, você diminui os riscos do Overbooking. Se antecipe ao problema: na maioria dos casos de Overbooking, as vítimas são os retardatários e os que deixaram para fazer o check-in na última hora.
Os assentos da última fileira do avião são considerados os piores, além dos lugares que ficam na frente das saídas de emergência, pois eles não reclinam. Além disso, neste lugar, você não pode levar nada no colo e nem embaixo da poltrona localizada à sua frente.
Você sabia que a maioria das companhias aéreas oferece o bloqueio de assento como cortesia para quem viaja com bebês no colo? Isso significa que você pode ter um assento extra ao lado, sem ninguém sentado, garantindo muito mais espaço e conforto durante o voo.
De acordo com as normas da ANAC, se o voo da Gol ou de qualquer outra companhia aérea sofrer uma alteração superior a 30 minutos (no caso de voos nacionais) e não for conveniente para o passageiro, ele tem o direito de solicitar o reembolso integral do valor pago sem qualquer ônus.
A única maneira real de verificar é jogar o máximo de pessoas no aplicativo ou site (8 passageiros) e ver se ele diz que o voo está disponível ou não (como se você estivesse reservando outra passagem). Se estiver, isso significa que há pelo menos 8 assentos.