O que fazer para tirar o chiado da pastilha de freio?
Substituir as pastilhas e discos de acordo com a recomendação do fabricante ajuda a evitar desgastes excessivos e chiados. Outra recomendação é manter sempre os componentes do freio limpos, removendo poeira e sujeira.
O que fazer para parar barulho de pastilha de freio?
Manter o disco de freio limpo e livre de resíduos após a troca das pastilhas é uma prática importante para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar barulhos ao frear. Isso porque resíduos ou sujeira nos discos podem causar problemas como rangidos, vibrações e desgaste.
Esse barulho pode ser mais comum do que você imagina, mas não deve ser ignorado. Algumas possíveis causas incluem umidade, discos de freio irregulares ou até mesmo a qualidade das pastilhas de freio. Embora o som não seja necessariamente perigoso, ele pode ser sinal de que algo não está funcionando da melhor maneira.
Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado. Nessas situações, o ideal é levar o carro até uma oficina o quanto antes para realizar a substituição dos componentes.
Chiado no freio: o que é e como resolver o barulho?
Posso usar WD-40 no disco de freio?
Aplicar WD-40® nos discos de travão
Os discos de travão ou discos de freio da moto são um dos elementos constituintes do sistema de travagem. Assim, para uma correta manutenção desta peça, recomendamos a utilização do produto WD-40 Specialist® Moto Limpa Travões.
O que causa o assobio nos freios? Normalmente o barulho no freio de “assobio” ou “agudo” é causado por três situações dentro do universo automotivo, o desgaste da pastilha de freio, pastilhas de má qualidade/serviço executado de maneira incorreta ou algum tipo de material grudado ou aderido as pastilhas de freio.
No caso das pastilhas gastas, o material restante na peça é menos abrasivo no contato com o disco e o seu atrito causa um som agudo e estridente. Esse é mais comum dos assobios no freio do carro. Outro motivo é o acúmulo de sujeira entre a pastilha e o disco.
Como saber se a pastilha de freio está vitrificada?
A pastilha de freio vitrificada ocorre quando a superfície da pastilha se torna lisa e brilhante devido ao superaquecimento, reduzindo drasticamente a sua eficiência.
Lixar a pastilha, passar lubrificante ou qualquer outro tipo de ação ou material não recomendado ou específico, pode comprometer fortemente o desempenho e a efetividade da peça, colocando em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.
Além disso, as pastilhas de cerâmica são as mais silenciosas, liberam menos pó quando são exigidas e tem uma alta eficiência na hora de parar sua moto. A grande dissipação do calor dessa pastilha faz com que ela mantenha a mesma eficiência, mesmo depois de várias frenagens consecutivas.
Algumas situações são normais para as pastilhas de freio assobiarem quando novas. Isso inclui os seguintes casos: 1. Umidade: Umidade da chuva, barro, ou do ambiente se acumulam em suas pastilhas e rotores – duas partes que tocam quando você empurra para baixo no pedal do freio.
O que é o chiado nos freios? O chiado nos freios costuma se apresentar como um barulho agudo e que não passa despercebido. Ele surge sempre que o freio é acionado pelo motorista. Entre as causas mais comuns para a ocorrência desse tipo de chiado está o desgaste acentuado das pastilhas e discos de freios.
Para carros populares, o custo de pastilhas fica entre R$50,00 e R$ 120,00, em média. Já no caso de veículos importados ou mais robustos, o preço pode chegar a até R$500,00.
Quando o freio do carro não está em boas condições, ele pode trepidar e causar certos barulhos. Em geral, esse barulho aparece, juntamente com as trepidações, quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos, ou seja, desgastados.
Na maioria dos carros (95%) o problema é com a qualidade das pastilhas”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max, em São Paulo. As pastilhas mais baratas contêm pó de ferro em sua composição para dissipar calor. O pó se solta e leva embora com ele a alta temperatura, mas também emite um ruído.
Normalmente isso simboliza a pastilha de freio já desgastada e fina, necessitando ser trocada por uma nova. Afinal, um conjunto de pastilhas dura cerca de 20.000 a 30.000 km rodados. Se além do barulho estranho, você também sentir uma vibração ao frear, então possivelmente algum disco está empenado.
Sim, é extremamente perigoso andar com a pastilha de freio gasta, pois quando as pastilhas estão desgastadas, sua capacidade de realizar frenagens precisas é significativamente comprometida, o que pode levar a uma série de riscos.