O melhor tratamento é aplicar compressas quentes. O calor favorece o amadurecimento, ruptura e drenagem espontânea do terçol. O médico pode precisar drenar um terçol externo que não se resolve com compressas. Como esse tipo de terçol raramente se rompe por si só, um médico deve drenar o terçol cirurgicamente.
Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.
As formas de tratamento do terçol vão desde procedimentos caseiros — como a limpeza e a aplicação de compressas — até a administração de pomadas e colírios antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Apesar de ser uma doença relativamente simples, deve-se evitar ao máximo a automedicação para não agravar o problema.
Segundo o Oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz , João Malta, o terçol drena e desaparece sozinho, podendo durar até 20 dias. Alguns fatores que podem influenciar no aparecimento dessa “bolinha” são: pele muito oleosa, processos inflamatórios crônicos e uso de lentes de contato.
O tratamento do terçol é feito com aplicação de calor úmido no local. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente.
As compressas mornas, na verdade, diminuem o inchaço, porque o calor ajuda a drenar a secreção que forma o terçol. No entanto, elas não precisam ser de chá; o ideal, inclusive, é que sejam feitas com uma gaze e água morna. A dica é aplicar a compressa sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.
Fazer compressas geladas sempre que estiver com os olhos inchados ou o rosto inchado, é uma dica fácil e prática, ideal para quem está começando a procurar medidas mais rápidas, para um resultado mais imediato. Pressione as compressas sobre os olhos por alguns minutos e pronto!
Fatores associados agravantes, como mencionados acima, devem ser tratados. Compressas frias ajudam numa fase inicia (primeiras 48 horas). Elas provocam a constrição dos vasos locais, diminuindo a vermelhidão e a dor. Numa fase mais avançada, o melhor é se fazer compressas mornas, que aceleram a resolução do processo.
Não Espremer: Evite espremer ou perfurar o terçol, pois isso pode piorar a infecção. Higiene Ocular: Lave delicadamente a área com água morna e sabão neutro.
Para fazer a compressa morna de camomila é recomendado colocar o sachê de camomila em 200 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, molhar uma compressa limpa no chá e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia.
Outra dica útil para o tratamento da insolação é aplicar compressas de água fria diretamente na pele. Esta técnica ajuda a reduzir a temperatura do corpo, especialmente em áreas mais quentes como o pescoço, a testa e os braços.
Embora o cenário hipotético pareça assustador, não existem evidências de que o desaparecimento do astro é algo que deve acontecer nos próximos anos. “Não conhecemos nada exceto a morte natural dele. Toda estrela vive apenas por um tempo determinado. Estrelas como o Sol têm um tempo de vida de 10 bilhões de anos.
É isso mesmo: ficar entre 15 e 30 minutos ao sol todos os dias pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde ☀️ Mas, atenção! A exposição solar deve ser realizada antes das 10h da manhã ou depois das 16h, quando os raios de sol não estão muito fortes.
1) Compressa com água morna: Um pano limpo umedecido com água morna por 10 minutos sobre o Terçol todos os dias, além de aliviar as dores, ajuda no processo de drenagem da secreção contida no nódulo. 2) Compressa com bolsinhas de chá: as propriedades contidas nas folhas do chá também ajudam a curar o Terçol.
Na maioria dos casos o terçol desaparece sozinho entre três a cinco dias. Porém, quando o terçol não responde ao tratamento clínico recomenda-se a drenagem cirúrgica, feita sob anestesia local via transconjuntival (corte realizado na parte interna da pálpebra) sem deixar cicatriz.
Para fazer desaparecer o terçolho, a recomendação clínica é aplicar compressas embebidas em água morna, duas a quatro vezes por dia (10 minutos de cada vez), de modo a liquefazer as secreções e facilitar a drenagem do produto sebáceo através do orifício da glândula.
Normalmente o terçol desaparece por conta própria e por isso, algumas pessoas dão pouca importância para o tratamento. Mas embora aparente algo simples, o terçol pode virar um problema sério, por isso é necessário procurar orientação médica assim que aparecer este processo inflamatório, para um diagnóstico adequado.
O terçol tende a se romper depois de 2 a 4 dias, liberando uma pequena quantidade de material (frequentemente pus) e resolvendo o problema. No caso de um terçol interno, dor e outros sintomas podem ser mais intensos do que com terçol externo. Dor, vermelhidão e edema tendem a ocorrer debaixo da pálpebra.
O terçol pode ser tratado com compressas com água morna pelo menos quatro vezes ao dia por 10 a 20 minutos. Isso ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os incômodos. Pomadas a base de antibióticos e anti-inflamatórios prescritos por seu oftalmologista também são cruciais para uma boa evolução.
O terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas, Zeiss e Mol (presentes nas pálpebras) se entopem ou são infectadas por bactérias. A inflamação que acontece nas pálpebras é normalmente na região externa, porém, também pode surgir na glândula mais interna.
O truque com gelo é um dos mais conhecidos para amenizar o inchaço dos olhos, mas vale ser lembrado para quem quer uma ajuda rápida para disfarçar o problema e não sabe por onde começar. Basta separar dois cubinhos e pressioná-los um em cada olho por alguns minutos.
As compressas mornas para terçol ajudam a aliviar a dor e a inflamação e a drenar o pus do interior do terçol, caso esteja com infecção. Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho.
Durante as primeiras 24 a 48 horas, o gelo ajuda a reduzir a edema e atenua a dor do olho roxo. Podem ser administrados medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs, tais como aspirina ou ibuprofeno) ou paracetamol se a dor for significativa.
A mistura de água com açúcar favorece a multiplicação de micro-organismos nocivos, como o protozoário Acanthamoeba, que também é encontrado na água da torneira e pode provocar inflamações graves, como a ceratite, que ataca a córnea e quando agravada, reduz a visão.