Manter-se hidratado é fundamental ao tomar creatina, e reduzir a quantidade de café pode ajudar a ver se o desconforto diminui. Se os sintomas persistirem, pode ser interessante consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação mais detalhada.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
É importante cuidar da hidratação ao tomar creatina, pois a suplementação pode causar retenção de água. Desse modo, a ingestão de líquidos durante o dia contribui com a eliminação de toxinas e fluidos.
A creatina não causa inchaço na barriga. Apesar da creatina causar retenção de líquidos em alguns casos, geralmente não causa qualquer tipo de inchaço visível na barriga. Isso vale para quem usa doses recomendadas de creatina (0,1 g de creatina / kg de peso corpóreo / dia).
Como posso evitar os efeitos colaterais da creatina?
A chave está na moderação e na integração da creatina com uma rotina de exercícios bem estruturada. Para mais dicas sobre treinamento e suplementação, confira nosso outro artigo sobre os riscos e os benefícios da suplementação de creatina e informe-se mais ainda sobre o assunto!
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
A creatina pode causar retenção de água, especialmente nos músculos. Isso pode ser percebido como um aumento de peso, mas não significa ganho de gordura. Para quem está focando em emagrecimento e estética, essa retenção pode ser um fator a considerar.
Manter-se hidratado é fundamental ao tomar creatina, e reduzir a quantidade de café pode ajudar a ver se o desconforto diminui. Se os sintomas persistirem, pode ser interessante consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação mais detalhada.
A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
Quanto à dieta, evite alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, como refrigerantes e fast foods. Inclua legumes, verduras, leguminosas e oleaginosas em sua alimentação. Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas.
A creatina é uma substância osmoticamente ativa. E o aumento de sua absorção pela célula muscular resulta na maior retenção de água dentro do músculo (intramuscular) a curto prazo. Além disso, o mecanismo de absorção da creatina depende da ação de um transportador que depende do sódio (sódio dependente).
A creatina é conhecida por aumentar a capacidade de realizar atividades de alta intensidade. Ao fornecer energia rápida para os músculos, ela permite treinos mais intensos e prolongados, resultando em maior queima de calorias durante e após o exercício.
Não tem problema algum você consumir o chá e tomar a creatina. O efeito diurético se dá por conta da eliminação de água que fica do lado de FORA das células (é a água que causa o inchaço, a retenção de líquido). A creatina, uma vez que age DENTRO da célula, não será eliminada por conta do chá.
Isso tudo porque a creatina tem a função de levar água para dentro da célula e é justamente por conta disso que a resposta do organismo é o aumento de força e de tônus por conta do aumento de água. Então o ideal para evitar o inchaço é beber água, ter uma dieta anti-inflamatória e praticar exercícios físicos.
Creapure: devido à sua pureza, a creatina Creapure é geralmente bem tolerada e menos propensa a causar efeitos colaterais, como inchaço ou desconforto gastrointestinal; monohidratada: alguns usuários relatam efeitos colaterais leves, como inchaço ou desconforto estomacal ao consumir creatina monohidratada.
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
Resumindo, a creatina não causa inchaço porque inchaço seria acúmulo de água entre os tecidos. A creatina também não engorda porque não possui calorias consideráveis para tal. A quantidade que você deve tomar é seu PESO (kg) x 0,07 Exemplo: 70kg X 0,07 = 5g.
A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Enquanto a creatina aumenta os níveis de energia para que haja um melhor rendimento durante os treinos, a glutamina ajuda na recuperação dos músculos no pós-treino e no fortalecimento do sistema imunológico.
A creatina pode aumentar a retenção de água nos músculos, mas isso não é inchaço. Na verdade, essa sensação pode ser até um sinal de que ela está funcionando e ajudando no ganho de força e desempenho. Por isso é tão importante uma avaliação física adequada que análise a sua composição corporal e não somente o peso.
De acordo com o médico especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Flavio Cadegiani, isso é totalmente falso! A creatina não pode causar pedra nos rins, nem doença de insuficiência renal crônica e tão pouco doença hepática.
Creatina engorda ou faz inchar? A substância não aumenta a quantidade de gordura corporal, porém, pode levar, sim, a um ganho de peso. Primeiro porque, com o treino regular, dieta adequada e uso da substância, seus músculos vão crescer (e músculo pesa).