Se o cidadão recebeu sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, como no comércio, deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. O banco anotará seus dados (nome, endereço, CPF ou CNPJ no caso de ser empresa) e enviará a cédula para análise do Banco Central.
O cidadão deve procurar qualquer agência de seu banco para efetuar a troca. O que devem fazer os aposentados que não têm conta em banco se sacarem uma nota manchada de rosa? Os aposentados que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca.
Bancos são responsáveis por dinheiro em caixa eletrônico
Se o cidadão sacou uma cédula manchada de rosa no caixa ou em um terminal de autoatendimento, ele deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
De acordo com o Banco Central, se o cidadão sacar em um caixa eletrônico uma nota machada acidentalmente pelo mecanismo antifurto da máquina ele deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) em uma delegacia, tirar um extrato da conta bancária e levar a documentação à agência bancária.
Uma cédula danificada ainda tem valor e você pode trocá-la em um banco ou usá-la para depósito ou pagamento em uma agência bancária. O banco deve receber a cédula e enviá-la ao BC para destruição.
Se o cidadão recebeu sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, como no comércio, deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. O banco anotará seus dados (nome, endereço, CPF ou CNPJ no caso de ser empresa) e enviará a cédula para análise do Banco Central.
Devem ser retiradas de circulação as cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou explosivos etc.
A pessoa que receber uma cédula dessas pode se dirigir até uma delegacia de polícia ou trocá-la em um banco. De acordo com o Banco Central, as agências são obrigadas a fazer a troca.
Ou seja, o fato do comerciante se negar a aceitar, por si só não configura como contravenção penal, além disso o próprio banco central explica que o comerciante não é obrigado a aceitar cédulas de dinheiros quando estão danificadas.
Despeje a água fria e poucas gotas de detergente em cima da mancha. Pressione levemente com papel-toalha até que a tinta se transfira para o papel, mas não esfregue. Repita esse ciclo até que a mancha tenha reduzido bastante. Depois, é só lavar e secar a peça.
O suco de um limão, misturado a 4 colheres de sopa de detergente neutro e cerca de 20 ml de vinagre, é outra mistura para remover as manchas de ferrugem.
Faça uma mistura com um pouco de água oxigenada e algumas gotas de detergente. Aplique diretamente sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Finalize lavando a peça normalmente, com sabão ou lava-roupas.
O verde é o seu aliado para camuflar a vermelhidão. Use o Corretivo em Bastão Verde: muito rico em pigmentos, este produto proporciona uma ótima cobertura sem precisar de muita aplicação.
Se for tinta de carimbo comum, o etanol deve removê-la sem afetar as notas. Você pode conseguir Everclear (95% de etanol) na sua loja de bebidas local, álcool de massagem na farmácia se conseguir encontrar. Eu começaria por aí, testando em uma única nota primeiro.
Bom, é comum também que no decorrer do uso elas passem a se deteriorar e ficam grandes dúvidas: perdi o dinheiro? Devo emendar as partes que se partiram? A resposta é NÃO. O dinheiro não perdeu seu valor e você não deve “passar a fita durex”.
Sim. Uma cédula que apresente nitidamente mais da metade do tamanho original em um único fragmento pode ser substituída, depositada ou utilizada em pagamentos diretamente na rede bancária, ou trocada no Banco Central.
O artigo 163 do Código Penal Brasileiro define que destruir, inutilizar ou deteriorar um bem da União é crime. Isso inclui o ato de rasgar dinheiro, que alguns especialistas consideram uma infração penal, pois, embora o valor monetário pertença à pessoa, as cédulas são propriedade do governo federal.
As cédulas danificadas podem ser entregues à rede bancária (qualquer banco), que, mediante recibo, deve aceitá-las e enviá-las ao Banco Central (BC) para análise e verificação de valor.
As cédulas que estão danificadas, em regra, também permanecem com valor. Os bancos devem receber essas cédulas e trocá-las pelo seu valor integral ou aceitá-las como pagamento. Essas cédulas também vão ser encaminhadas ao Banco Central para destruição.
2 - Os bancos são obrigados a receber moedas metálicas até que limite? Para pagamentos, até 100 moedas de cada valor. Para depósitos, devem receber a quantidade de moedas apresentada, sem limite.
Segundo o BC, cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou explosivos, etc., são consideradas ...
Uma nota fiscal é rejeitada quando é emitida de forma errônea, com dados inconsistentes, incoerentes ou incompletos. O sistema da SEFAZ faz a rejeição de forma imediata, e avisa o código do erro para que ele seja corrigido na hora.