Pequenos furos ou rachaduras em mangueiras, radiador, ou em outras partes do sistema podem permitir a entrada de ar. Esses vazamentos podem ser difíceis de detectar inicialmente, mas com o tempo, a quantidade de ar que entra no sistema pode aumentar, prejudicando seu desempenho.
A bomba de ar secundário aspira ar ambiente e o injeta para dentro do coletor de escape atrás das válvulas de escape. Se a entrada de ar não ocorrer a partir da seção de admissão mas diretamente a partir do compartimento do motor, significa que existe um filtro de ar próprio integrado.
O ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer. Isso geralmente acontece em manutenção caseira.
Quando há ar no sistema, a bomba pode cavitar, ou seja, formar bolhas de vapor que colapsam, causando danos às lâminas da bomba. Isso não só reduz a eficiência da bomba, mas também pode resultar em falhas prematuras, exigindo reparos ou substituições dispendiosas.
Outra forma de criar ar no sistema é quando o reservatório está baixo, podendo ocasionar a pane seca. "O sistema trabalha sob pressão. Com um tempo, motor aquece e a água evapora, mas o motorista não percebe. Acontece que a bomba que puxa água acaba criando gases, cria o ar, enchendo o sistema de ar", explica Tony.
Existem duas maneiras de um motor receber o ar necessário para a queima do combustível: aspiração natural ou forçada. A grande maioria dos automóveis de rua tem motores normalmente aspirados, ou seja, o ar é admitido no coletor pela sucção feita pelo próprio pistão.
Essas bolhas de ar são causadas pelo posicionamento do radiador ou do reservatório de expansão ao nível do motor ou até por baixo do mesmo. Desse modo, a limpeza completa do ar do sistema de arrefecimento, após um reparo ou uma substituição do líquido de arrefecimento, pode ser um verdadeiro desafio.
Aumentar o número de entradas do ar do carro gera mais potência e reduz o consumo de combustível. Isso acontece porque a queima de combustível é feita com mais rapidez, o que garante mais energia para o motor, elevando a sua eficiência.
A entrada de ar forçada é um sistema utilizado em motores de combustão interna para aumentar a potência e a eficiência do motor. Também conhecida como “indução forçada”, essa técnica consiste em fornecer uma quantidade adicional de ar para a câmara de combustão, além do ar que é aspirado naturalmente pelo motor.
Como saber se o compressor do ar do carro está com defeito?
O compressor é ligado, e as leituras de pressão são verificadas. Se as leituras de pressão estiverem fora do intervalo normal, isso indica problemas no compressor, como desgaste ou falha no funcionamento.
O circuito termina no evaporador, peça que fica gelada em função do fluido expandido. Ela esfria o ar puxado pelo ventilador do exterior (ou cabine) e gera o vento frio que vai para o interior do carro. Já o fluido, agora aquecido, é sugado pelo compressor e retoma o circuito do ar-condicionado.
A tomada de ar falsa, também conhecida como falsa admissão de ar, é um dispositivo utilizado em motores de combustão interna para melhorar o desempenho e a eficiência do motor.
Quando a água do reservatório está subindo, o que pode ser?
A variação de altura no reservatório é um fenômeno normal, que ocorre quando o motor esquenta e, por consequência, o líquido de arrefecimento também, fazendo com que ele sofra expansão. Isso faz com que o líquido atinja um maior volume dentro do reservatório, mas depois volte a diminuir conforme esfria.
Quais são os sinais que queimou a junta do cabeçote?
Se você perceber a formação contínua de bolhas, isso pode indicar que a junta de cabeçote está danificada ou queimada. Se você descobrir que a junta está queimada ou danificada, ela precisará ser substituída, caso contrário, poderá causar perda de compressão e danos ao motor.
Por fim, a presença de sons incomuns provenientes do motor pode ser um sinal de alerta. Tais ruídos tendem a indicar a presença de ar acumulado no sistema de refrigeração ou até mesmo a falta de líquido de arrefecimento. Além deles, você possivelmente sentirá um cheiro de queimado, também originado na região do motor.
A primeira providência do motorista deve ser encostar o veículo. Só depois de pelo menos 15 minutos parado verifique se não há vazamento de água antes de tentar seguir viagem. A causa mais comum de superaquecimento é falta de água no radiador.
Ele é um componente que transforma a energia mecânica do motor a combustão em energia elétrica. O dispositivo também recarrega a bateria do seu carro, tornando mais eficiente a peça. Portanto, fique de olho em seu alternador e, caso, ele apresente algum tipo de problema, procure um mecânico da sua confiança!
Os principais gases que constituem o ar são o nitrogênio, que compõe as proteínas e está presente em maior quantidade; o gás oxigênio, que é utilizado principalmente na respiração dos organismos; e o gás carbônico, que é utilizado principalmente na fotossíntese.
Segundo Felipe, a entrada de ar na tubulação ocorre comumente durante a instalação, manutenção e vazamentos, e pode ser ocasionado pela falta de instalação de suspiro na tubulação da caixa d'água e variações na pressão da rede de abastecimento.