Em Gênesis 17, aprendemos sobre outras promessas e responsabilidades que o Senhor revelou referentes ao convênio abraâmico. Com esse convênio, o Senhor mudou o nome de Abrão para Abraão e o de Sarai para Sara. A circuncisão tornou-se um sinal ou símbolo do convênio.
Em Gênesis 17, lemos a respeito de outras promessas e responsabilidades que o Senhor revelou referentes ao convênio abraâmico. Como parte do convênio, o Senhor mudou o nome de Abrão para Abraão, e o nome de Sarai para Sara. A circuncisão se tornou um sinal (lembrete) do convênio realizado entre Deus e Abraão.
Assim como Abraão, somos chamados a deixar um legado de fé que impacte não apenas nossas vidas, mas as gerações futuras. Ao seguir seu exemplo, aprendemos a confiar em Deus, independentemente das circunstâncias, e a viver para o cumprimento das promessas divinas.
Qual foi a promessa feita por Deus em Gênesis 17:7?
Toda a terra de Canaã será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles. Deus continuou: — Você, Abraão, será fiel à minha aliança, você e os seus descendentes, para sempre. Pela aliança que estou fazendo com você e com os seus descendentes, todos os homens entre vocês deverão ser circuncidados.
Abraão assume que Deus queria dizer que a promessa de abençoá-lo, bem como a seus descendentes, viria através de Ismael. Porém, Deus lhe diz que Sua aliança seria estabelecida por meio de um filho nascido de Sara. Seu nome seria Isaque.
Gênesis 17 Estudo: DEUS DE ALIANÇA E PACTO (Bíblia Explicada)
Qual era o sinal da aliança em Gênesis 17:10?
Gênesis 17:10-14 NVT
Este é o sinal da aliança que você e seus descendentes devem guardar: todo indivíduo do sexo masculino entre vocês deve ser circuncidado. Cortem a carne do prepúcio como sinal da aliança entre mim e vocês. Todo menino deve ser circuncidado no oitavo dia depois do nascimento, de geração em geração.
No Antigo Israel, a circuncisão tinha de ser realizada no 8.º dia do nascimento. Tem o sentido de um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes e de um rito de inserção no povo eleito. Deus terá tornado obrigatória a prática da circuncisão masculina para Abraão, um ano antes de nascer Isaque.
Deus dá mais instruções sobre a circuncisão. Os bebês do sexo masculino com 8 dias de vida, naturais ou comprados, deveriam ser circuncidados. Quem não fosse circuncidado estaria quebrando a aliança de Deus.
O que significa andar na minha presença e ser perfeito?
Isso significa que no nosso caminhar em qualquer sector da vida e do mundo a presença de Deus tem de ser uma constante no nosso espírito, na nossa alma e no nosso corpo.
Deus aprovou a mentira de Abraão quando disse que Sara era sua irmã (Gênesis 12:10)? “Deus aprovou a mentira de Abraão quando disse que Sara era sua irmã (Gênesis 12:10)?” Deus não muda. Se ele disse que mentira é pecado, então é pecado.
Qual o contexto da promessa feita por Deus a Abraão?
A promessa feita a Abraão era mais grandiosa do que ele jamais imaginou – porque não estava falando apenas da sua família biológica. Através da linhagem de Isaque viria um descendente especial, alguém enviado por Deus para abençoar todas as famílias da Terra: Jesus!
Abraão obedeceu sem saber o destino final, mostrando que a fé é confiar em Deus, mesmo quando não vemos o caminho. 👉 Deus é fiel para cumprir suas promessas. Apesar de aparentes atrasos, a promessa de Deus a Abraão se cumpriu. Ele nunca falha em suas palavras.
Confiar em Deus é descansar nele, mesmo não compreendendo os seus planos, pois sabe que ele sempre tem o melhor para os seus filhos. Confiar em Deus é ter certeza de que ele cuida de nós mesmo quando tudo está contra nós. É chegar até o vale da sombra da morte e confiar que ele está ao nosso lado.
Por que Deus falou para Abraão anda na minha presença e ser perfeito?
E para que Abraão soubesse como agir, o Senhor lhe aconselhou:' 'Anda na Minha presença, e sê perfeito”. Ao dizer isto, Deus por certo, sabia que nós, seres humanos, às vezes pensamos que podemos ajudá-Lo na realização dos Seus planos.
A passagem tem por objetivo principal demonstrar que a circuncisão, como sinal “manifesto na carne” (v. 28), só é vantajosa para quem pratica a Lei (v. 25). O horizonte a partir do qual se avalia o proveito ou não da circuncisão é o escatológico, do encontro definitivo com Deus, que não usa de parcialidade com ninguém.
Esse livro descreve a Criação da Terra e da vida nela, a Queda de Adão e Eva e a introdução do pecado neste mundo, a origem da casa de Israel e o estabelecimento dos convênios feitos por um misericordioso Pai Celestial a fim de salvar Seus filhos.
Gênesis 17 é um capítulo importante que estabelece a aliança de Deus com Abraão e Sara, onde Deus muda seus nomes e promete que serão pais de muitas nações, destacando a importância da circuncisão como sinal dessa aliança.
Viver na presença de Deus é um chamado constante à comunhão com Ele. Deus nos convida a um relacionamento profundo e contínuo com Ele. Deus Pai nos criou por amor, e o sentido de nossa existência é dar-lhe glória com as nossas vidas.
A Presença do Senhor traz ânimo de vida para quem cumpre Seus propósitos, mas remove a satisfação daqueles que decidem andar segundo seus próprios planos. Outro fator importante para atrair a presença do Senhor é viver uma vida consagrada a Ele.
Além de narrar acontecimentos como o Dilúvio e a dispersão das nações, o Gênesis revela verdades fundamentais sobre Deus, o homem e o pecado. É um texto que ensina, pela história, o plano de salvação iniciado por Deus. Com figuras como Noé, Abraão e José, o livro aponta para Cristo, o Libertador prometido.
Canaã foi amaldiçoado por Noé porque Cam, seu pai, viu Noé nu, após Noé ter se embriagado e debochou dele. De acordo com a maldição, Canaã seria servo de Sem e de Jafé, irmãos de Cam.
Abrão é um homem que já aceitou o seu fim, não porque é acomodado mas porque não quer colocar outra mulher no lugar de sua amada Sarai. O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito… e dar lugar ao que Deus quer que ele seja.
A circuncisão é uma cirurgia para retirar prepúcio nos homens, que é a pele que recobre a cabeça do pênis, e normalmente é indicada para corrigir a fimose, diminuir o risco de infecções urinárias ou no pênis e, em alguns casos, tratar a parafimose.
Na circuncisão espiritual, cortamos nossa confiança na carne (nosso ego) e a matamos. No Velho Testamento, aqueles que não eram circuncidados não podiam fazer parte de Israel (Gênesis 17:14). No Novo Testamento, qualquer um que tenha confiança em si mesmo não pode fazer parte da verdadeira igreja de Jesus Cristo.