O que está por trás do sucesso dos doramas e K-dramas?
Especialistas em entretenimento costumam atribuir a receita de sucesso do gênero a ingredientes característicos de um bom melodrama, como romance, belas locações, figurinos impecáveis e o fato de abordarem temas universais, portanto facilmente assimilados pelo público, como bullying, questões de saúde mental, machismo, ...
O termo dorama vem da pronúncia japonesa da palavra "drama" e representa as "parentes" das séries americanas. Os lançamentos de episódios costumam acontecer semanalmente e seguem uma trama mais focada em um grupo específico de personagens ao invés de se desdobrar em diversos núcleos, como as novelas que temos por aqui.
“Os doramas se destacam por contar suas histórias em menos capítulos”, reforça o jornalista ao portal. Outro aspecto que chama atenção é a preferência dos brasileiros pelas versões dubladas , embora parte do público opte pelas legendas ou alterne entre os dois formatos.
Os doramas permitem que o consumidor olhe para dentro de si, em contraste com a mídia e produtos culturais do ocidente que dão mais ênfase à performance, ao movimento, à explosão e à intensidade – não à interioridade das reflexões, que é o que acontece nos doramas.
Ao assistir as produções, você aprende normas sociais observando o cotidiano dos personagens, descobre questões relevantes (ou não) que têm sido discutidas na Coreia do Sul, passa a saber como funcionam os órgãos públicos, as leis, hierarquias, mitologias e tudo o que o país asiático tem a oferecer em suas narrativas.
VEJA o que está POR TRÁS dos DORAMAS COREANOS - O Cristão Pode Assistir Dorama?
Porque os coreanos estão na moda?
A moda coreana é caracterizada pela mistura de peças clássicas, modernas, casuais e elegantes, criando looks versáteis, confortáveis e expressivos. Além disso, a moda coreana também é influenciada pela estética dos ídolos do K-pop, que são referências de beleza, personalidade e atitude para muitos jovens.
O estudo revela que o Brasil é o terceiro lugar no mundo e o primeiro nas Américas onde houve maior aumento de audiência dos doramas coreanos. Em primeiro lugar ficou a Malásia e em segundo a Tailândia. Depois do Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Taiwan ocupam o quarto e quinto lugar respectivamente.
Como um bom melodrama, as séries são facilmente assimiladas pelos mais diversos públicos, pois tocam em temas universais, com os quais qualquer pessoa se identifica, seja ela moradora de Seul ou de Porto Alegre. Além disso, são tramas curtas, com um ritmo acelerado que permite várias reviravoltas.
Eles abordam questões como amor, família, amizade, perda e superação de uma forma que ressoa com audiências de diferentes culturas. Além disso, os Doramas muitas vezes exploram a rica história e tradições de seus países de origem, fornecendo uma janela para a cultura asiática para espectadores estrangeiros.
1. Boys Over Flowers. Boys Over Flowers é um dorama inspirado no mangá shjo japonês, exibido pela rede televisiva sul-coreana KBS2 nos meses de janeiro e março de 2009. Esse K-drama dirigido por Jeon Ki-sang e Yoon Ji-ryun conta a história de uma garota humilde que salva a vida de um desconhecido.
É um equilíbrio de muitos fatores. A maioria dos dramas (talvez generalizando) são histórias com uma estrutura de início, meio e fim. A maioria deles (em muitos casos) está programada para ter um período de exibição de cerca de 2-2,5 meses (2 eps/semana na Coreia).
📖 A Bíblia ensina que devemos ter cuidado com o que consumimos, porque tudo influencia nossa mente e coração (Filipenses 4:8). 💡 O problema não é o dorama em si, mas o conteúdo! Se a série promove valores que vão contra a fé (idolatria, sensualidade, imoralidade, etc.), pode ser um problema.
A análise de intelectuais contemporâneos, como Ives Gandra da Silva Martins Filho, mostra que os doramas são histórias que tratam sobre temas humanos sem se preocupar com ideologias ou política. Suas histórias transmitem bons valores e boas ensinamentos que ao mesmo tempo divertem o público.
Qual é o significado espiritual do coração de dorama?
Vocês sabem o que é coração de Dorama? É defesa da androginia”, alegou o pastor. “Não há definição de macho, nem fêmea, e todo mundo fazendo sinal de Dorama porque são ignorantes.” O símbolo, feito unindo a base do polegar e a do dedo indicador, é uma forma popular de formar um coração na Coreia do Sul.
Especialistas em entretenimento costumam atribuir a receita de sucesso do gênero a ingredientes característicos de um bom melodrama, como romance, belas locações, figurinos impecáveis e o fato de abordarem temas universais, portanto facilmente assimilados pelo público, como bullying, questões de saúde mental, machismo, ...
Para quem não sabe, esse é o símbolo do coração na Coreia - formado ao unir as pontas do polegar e do dedo indicador. Tudo começou com um gesto feito por astros do K-pop, gênero musical originado na Coreia do Sul, para agradecer os fãs, e que se transformou na pose favorita para selfies no país.
Por isso, esse tipo de produção consegue nos divertir, relaxar, emocionar e nos fazer refletir.. tudo ao mesmo tempo! Muitas vezes estamos cansados mentalmente e emocionalmente, sem disposição para fazer algo que nos custe algum esforço adicional. Nessas horas, um dorama cai bem.
Com o tempo, não somente o Japão continuou a produzir esse conteúdo, mas também outros países da Ásia como a Coreia do Sul e a China. O significado da palavra dorama vem da palavra drama.
Os doramas, séries de países orientais, conquistaram o público tupiniquim. No início, o nome foi dado às produções japonesas. Atualmente os episódios são exportados também da China, Tailândia, Taiwan e, principalmente da Coreia do Sul.
Dorama Sorriso Real. O interesse dos brasileiros pelos doramas, produções audiovisuais da Coreia do Sul, está em alta. Uma pesquisa da Ecglobal revelou que quase 90% dos brasileiros consomem esses conteúdos, com 55% assistindo pelo menos uma vez por semana.