Poder e Salvação – A figueira brava ou sicômoro é uma árvore frondosa de porte avantajado, seus galhos nascem a partir de pouca altura do tronco principal e são longos, cobrindo uma área razoável, não muito acima do solo.
Qual é o significado espiritual da figueira Brava?
Na mitologia grega, essa árvore está relacionada ao deus Dionísio, associado ao vinho, à fertilidade e ao prazer. Há relatos de que Dionísio era frequentemente representado com uma coroa de figos em sua cabeça, simbolizando a ligação entre a árvore e a divindade.
Através de seu fruto, o figo, essa planta serve de alimento a inúmeras espécies de animais que o apreciam bastante apesar de sua polpa ter muitas sementes.
Mas Jesus despertou algo diferente em Zaqueu, e vemos logo à frente que devido à pouca estatura de Zaqueu ele subiu em uma figueira brava ou seja, uma árvore de sicômoros. Mas como podemos imaginar um homem rico simplesmente subindo numa árvore só para ver alguém?
Poder e Salvação – A figueira brava ou sicômoro é uma árvore frondosa de porte avantajado, seus galhos nascem a partir de pouca altura do tronco principal e são longos, cobrindo uma área razoável, não muito acima do solo.
O QUE É FIGUEIRA BRAVA - SICÔMORO - DICIONÁRIO BÍBLICO
O que a figueira simboliza na Bíblia?
Símbolo de tempos de paz, prosperidade e segurança, é citada diversas vezes na Bíblia como algo especial e precioso, como mostra essas passagens abaixo que relatam que o sentar-se cada um debaixo da sua própria videira e figueira' simbolizava condições pacíficas, prósperas e seguras 1Rs 4:25; Miq 4:4; Za 3:10.
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.
De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse.
“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
A figueira brava é uma variedade de figueira selvagem, também pertencente ao gênero Ficus. Em muitas regiões, a figueira brava é menos cultivada comercialmente e pode não produzir frutos comestíveis, diferindo da figueira comum.
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
Tais resultados vêem corroborar os obtidos no presente trabalho, onde se observou que grande parte das raízes de figueira se concentraram numa faixa de 0-40 cm de profundidade e distância do caule.
Zaqueu era considerado um ser desprezível por muitos. Ele deve ter ficado chocado quando Jesus se convidou para uma refeição com ele. Mas quando Zaqueu encontrou Jesus, ele mudou. Zaqueu procurou as pessoas, pediu perdão e devolveu quatro vezes mais dinheiro do que tirou delas.
Em algumas tradições espirituais, as pessoas consideram a espécie como uma árvore sagrada, representando a árvore da vida ou a ligação entre o céu e a terra.
Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado.
No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando. Teve, então, a idéia de subir numa árvore para matar a sua curiosidade. Quando o viu, Jesus lhe disse: “Zaqueu, desce depressa!
Vendo a figueira, "ele foi ver se ela tinha algum fruto". Quando ele vê que não tem, ele a amaldiçoa. Essa interpretação sugere que a figueira é um símbolo da corrupção do Templo. Figueiras devem dar frutos; e as práticas religiosas do povo também devem dar frutos.