Nos tempos antigos, Cencreia era um dos dois portos da cidade-estado de Corinto. Enquanto Cencreia servia as rotas comerciais orientais através do Golfo Sarónico, Lequeu situada no Golfo de Corinto servia as rotas comerciais que levavam a oeste para a Itália e o resto da Europa.
Febe era uma cristã, descrita na Epístola aos Romanos como "estando a serviço" da Igreja em Cencreia. Dependendo da versão, ela aparece como uma "serva", que se utiliza de uma versão geral ao invés de uma mais específica do original grego. Outros já traduzem o termo como "diaconisa".
Portanto, a referência de Paulo a Febe como diakonos em Romanos 16,1 indica claramente que ela era uma líder-serva, especialmente quando combinada com a menção de Paulo a ela como uma “patrona” (prostatis) de muitos cristãos primitivos.
Na religião, os historiadores afirmam que as crenças cretenses foram herdadas da Anatólia, havendo dois grandes deuses: Reia, a deusa-mãe, e Minotauro, o touro divino. No caso da deusa-mãe, ela possuía lugar privilegiado na crença cretense e era associada com a fertilidade humana e da terra.
Cencreia floresceu durante o Império Romano, quando o assentamento se concentrou em torno do porto em forma de meia-lua cercado por enormes quebra-mares de concreto e protegido por muros marítimos. A comunidade local era pequena mas próspera, e se distinguia pela diversidade social, cultural e religiosa.
A Bíblia cita o nome de uma mulher chamada Febe. Na carta de Paulo aos Romanos, no capitulo 16 l, versículos 1 e 2, o Apóstolo Paulo recomenda aos irmãos daquela igreja, uma mulher, que era “diaconiza”, e chama Febe de serva.
Além de padroeira e diácona, Febe também pode ser chamada de pregadora. Este título surge do seu papel como portadora da carta de Paulo aos Romanos. O consenso acadêmico afirma que Febe está de fato entre os carteiro de Paulo.
Sua identidade como diácona e a recomendação de Paulo aos cristãos de Roma mostram sua influência e dedicação à comunidade cristã. Embora a Bíblia não forneça muitos detalhes sobre sua vida pessoal, podemos aprender com Febe a importância do serviço, da liderança e do cuidado pelos outros.
“Em Atos dos Apóstolos e Cartas, são profetizas (At 21,9), líderes comunitárias (At 16,14-15; 18,18-28), diaconisas (Rm 16,1) etc. No Apocalipse, a mulher é símbolo da vitória sobre todo mal, ensinando-nos que o fraco vence o forte pelo poder da fé resistente (Ap 12,1-17).
Febe foi uma figura mencionada na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento. Ela é referida no livro de Romanos como uma diaconisa da igreja de Cencréia e é considerada a primeira enfermeira cristã conhecida, pois desempenhou um papel significativo no cuidado dos necessitados e na ajuda aos apóstolos.
Qual é a função de uma diaconisa na igreja evangélica?
1. [ História religiosa ] Indivíduo encarregado da distribuição dos fundos comuns aos fiéis cristãos, na Igreja cristã primitiva. 2. [ Religião ] Clérigo que tem a primeira das ordens sacras, inferior a sacerdote, e que desempenha funções como pregar, baptizar ou dar a comunhão.
Todos os profetas foram missionários. Cada um deles, na sua época, foi ordenado a pregar a mensagem do evangelho. Sempre que o sacerdócio esteve na Terra, o Senhor precisou de missionários para pregar os princípios eternos do evangelho a Seus filhos. A Igreja do Senhor sempre foi uma Igreja missionária.
O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.
Febe é a deusa da lua, relacionada com as noites de lua cheia. Seu nome quer dizer "brilhante", nome que foi emprestado ao seu neto Apolo, chamado de Febo.
Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kaiapó. Na década de 90, Canaã dos Carajás tinha uma formação basicamente agropecuária. Sua economia girava em torno da cultura do arroz, milho, feijão e na cadeia do leite e do gado de corte.
O sofrimento de Tito durou sete anos, até ele morrer”. Esse é o relato de sua morte prematura de acordo com as fontes judaicas (similar à opinião de que foi tumor cerebral ou malária, transmitida por um mosquito).
CRETA, GRÉCIA – CULTURA & HISTÓRIA EM UM CENÁRIO DESLUMBRANTE – 30 de ago a 14 de set 2022. Creta, a maior ilha da Grécia, é um dos destinos de maior importância cultural do arquipélago grego. Foi berço da civilização europeia onde os minoicos se instalaram há mais de cinco mil anos atrás.
Em qual cidade existia o altar ao deus desconhecido?
Os altares ao “Deus desconhecido” foram se deteriorando, mas, um dia, os anciãos resolveram revitalizar um deles, em memória àquele feito. Foi esse altar que Paulo encontrou ainda bem conservado em Atenas.