O Valor Presente Líquido, ou simplesmente VPL, é um indicador financeiro que serve para avaliar, olhando os valores presentes, o fluxo de caixa de um possível investimento, com base na comparação das futuras entradas e saídas de recursos com o valor inicialmente investido.
Como calcular o VPL? VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). Porém para se obter um resultado correto é preciso considerar o fluxo de caixa em determinado período, o investimento inicial, o retorno que este investimento trará no futuro e a taxa de desconto.
Quanto maior o VPL maior é a rentabilidade, quanto menor o VPL maior é o prejuízo, se ficar próximo ou igual a zero o projeto tem uma rentabilidade “neutra”.
Basicamente, você deve guardar a seguinte regra de bolso: Um VPL positivo significa que o investimento ou projeto (em caso de empresas) tem potencial a agregar valor e gerar caixa e deveria ser aceito, pois trazendo seus valores de perspectiva para o agora, há um ganho em cima do capital investido.
Dessa forma, O valor presente líquido (VPL) de um projeto de investimento pode ser definido como a soma algébrica dos valores descontados do fluxo de caixa a ele associado.
VPL - O QUE É VPL na PRÁTICA (COM NÚMEROS e FLUXO DE CAIXA)
Como interpretar a VPL?
Interpretar o VPL é mais simples do que parece. Se o resultado der um número negativo, significa que as despesas serão maiores que a receita e, portanto, o investimento é inviável. Por outro lado, um número positivo pode indicar um bom índice de rentabilidade.
Um VPL positivo indica condições favoráveis para o negócio, com receitas superando as despesas, e com rentabilidade superior à mínima para tornar esse investimento uma opção atrativa. Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável.
A taxa mínima de atratividade representa a rentabilidade mínima que um investimento precisa ter para se tornar interessante ao investidor. O valor não é determinado por um cálculo específico, pois considera diversos parâmetros.
Na prática, essa taxa é empregada por investidores com o intuito de determinar a viabilidade de um projeto. Sobre o funcionamento, entender a TIR exige conhecer outros dois conceitos principais: o valor presente líquido (VPL) e o fluxo de caixa projetado.
ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. A fórmula para calcular o ROI considera o ganho obtido menos o investimento inicial.
Se o VPL for maior que zero, a empresa obterá um retorno maior do que seu custo de capital. Com isto, estaria aumentando o valor de mercado da empresa e, conseqüentemente, a riqueza dos seus proprietários. Determina o rendimento proporcionado pelo negócio por determinado período (mensal ou anual).
Research XP. A TIR (Taxa Interna de Retorno) é uma métrica usada para avaliar a rentabilidade de um investimento. Esse indicador pode ser usado para avaliar a rentabilidade potencial de um ativo ou de uma carteira de investimentos ao longo do tempo.
VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável; VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.
Em outras palavras, a TIR é a taxa que faz o investimento "se pagar" ao longo do tempo. Se a TIR de um projeto é maior do que a taxa mínima de atratividade (TMA), o investimento pode ser considerado atraente porque o retorno esperado é maior do que o custo de oportunidade.
Utilize o VPL no Excel para encontrar o fluxo de caixa ao valor presente e assim encontre o valor total. Confira: Ao digitar o “=VPL(“, duas informações são pedidas no Excel: valor e taxa. O valor é aquele que já falamos, o fluxo de caixa futuro e a taxa será o TMA, sendo descontado o valor do fluxo de caixa.
Como o VPL é interpretado em relação à viabilidade de um projeto?
Sempre que o VPL for positivo, isso significa que determinado projeto ou investimento faz sentido ser realizado. Por outro lado, sempre que o VPL for negativo, isso significa que tal projeto ou investimento destruirá valor para a empresa ou investidor. Dessa forma, é melhor buscar outra opção de uso para o capital.
Pra calcular a TMA, você deve somar o custo de oportunidade, a inflação e um prêmio de risco adequado ao perfil do investimento. Por exemplo, se o custo de oportunidade é de 2%, a inflação de 3% e você deseja adicionar um prêmio de risco de 4%, a TMA seria de 9% (2% + 3% + 4%).
O payback é um indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento, como falamos acima. Em tradução livre do inglês, o termo significa “retorno” e é usado para medir quanto tempo leva para recuperar o dinheiro investido em um determinado projeto ou aplicação.
Ao contrário de outras métricas financeiras, como a Taxa de Retorno sobre o Investimento (ROI), a TIR fornece uma medida percentual que é intuitiva e fácil de interpretar. Quanto maior a TIR, mais atrativo é o investimento.
O VPL é calculado para o projeto 1 no espaço B13 utilizando a fórmula =VPL(B1;B5:B11)+B4 e o segundo VPL para o projeto 2 com a fórmula =VPL(C1;C5:C11)+C4. Além disso, é possível também calcularmos o valor da TIR para comparar com a Taxa Mínima de Atratividade destes projetos.
O Valor Presente Líquido (VPL) é utilizado para calcular atratividade de investimentos. Supondo que você faça um investimento inicial de R$100 mil reais em um projeto e espera fluxo de caixa de R$10mil mensais, dada a taxa de atratividade (juros), você deseja saber se o projeto é viável ou não.
O VPL utiliza uma taxa de desconto para trazer os fluxos de caixa futuros ao valor presente. Essa taxa de desconto reflete o custo de oportunidade do capital e a taxa mínima de retorno exigida pelo investidor.
Ao representar o mínimo retorno esperado pelos investidores, a TMA possibilita a avaliação da viabilidade econômica de um investimento, considerando o custo de oportunidade do capital investido.
Nesta análise, devemos considerar a taxa de desconto e o investimento inicial. Veja a seguinte fórmula: VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+….. +Fcn/(1+TMA).