A volição (ou energia volitiva) corresponde à vontade que o indivíduo tem de viver, realizar suas ambições e concluir seus projetos. Neste ponto, o paciente pode apresentar volição normal, hiperbulia ou hipobulia. Já o pragmatismo corresponde a forma como o indivíduo vai alcançar tais ideias e projetos.
Volição (do latim volitione) é o processo cognitivo pelo qual um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É definida como um esforço deliberado e é uma das principais funções psicológicas humanas (sendo as outras afeto, motivação e cognição).
O pragmatismo é entendido como uma doutrina em que as idéias são instrumentos da ação; isto é, só têm utilidade quando produzem efeitos práticos. Sua força está, particularmente, na aplicação prática; ou seja, na idéia que se consolida em ação. Assim, a verdade para o pragmático é só aquilo que se concretiza como ação.
Volição é a percepção individual sobre a possibilidade de fazer escolhas e tomar decisões de carreira, apesar das restrições apresentadas pelo ambiente externo à pessoa.
A volição (ou energia volitiva) corresponde à vontade que o indivíduo tem de viver, realizar suas ambições e concluir seus projetos. Neste ponto, o paciente pode apresentar volição normal, hiperbulia ou hipobulia. Já o pragmatismo corresponde a forma como o indivíduo vai alcançar tais ideias e projetos.
1 Poder de escolher livremente, de tomar suas próprias decisões. 2 Psicol Processo mental pelo qual a pessoa adota uma linha de ação; atividade consciente que visa a determinado fim, manifestada por intenção e decisão. 3 Vontade hesitante; veleidade.
Não Sabe o Cep? O livro Processos afetivos e volitivos trata dos processos psicológicos do afeto e da volição. Os temas tratados são: senso ético, senso estético, senso do sublime, senso do cômico, vontade e livre arbítrio, atenção e significado da vida.
Volição: A definição da volição ou vontade envolve a compreensão do processo volitivo. Esse processo ocorre em 4 fases: intenção, deliberação, decisão e execução. A fase de intenção ou propósito envolve a influência dos desejos, impulsos e temores sobre a vontade do indivíduo.
Por exemplo: Quando você fala “Você pode me passar o sal?”, a pragmática vai analisar o que realmente quer ser comunicado. Ao invés de ser uma pergunta se a pessoa pode passar o sal (sim, ela pode). O real significado é “Pegue o sal e me passe“.
O que é uma pessoa pragmática? Uma pessoa pragmática é alguém que valoriza a eficiência e a praticidade, focando em resultados concretos e soluções práticas. Elas tomam decisões rápidas e baseadas em evidências, adaptando-se conforme necessário para alcançar seus objetivos.
O pragmatismo é tratado como uma qualidade de excelência no contexto corporativo. Pessoas pragmáticas são diretas e focadas naquilo que precisam realizar. Não se dispersar e manter-se alinhado com as necessidades de entrega é realmente bastante positivo.
A volição é uma função mental que interage com diversas outras como: atenção, memória, afetos, entre outras. No senso comum, ele é entendido como a vontade ou “eu quero / eu não quero”, que vai se ligar com com o comportamento humano e o ambiente em que a pessoa está inserida.
Eutimia: é o humor considerado normal, de acordo com o que se espera. O paciente nessa situação tem o humor eutímico. Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido.
Labilidade emocional é quando uma pessoa apresenta mudanças de humor muito rápidas ou tem emoções desproporcionais para determinada situação ou ambiente, apresentando choro ou riso incontrolável.
O ato volitivo pressupõe essencialmente na consciência a existência prévia de certos desejos, vontades e aspirações relacionadas à concepção do objetivo final que o sujeito almeja e com a concepção das atitudes e ações, as quais são necessárias realizá-las para que o objetivo possa ser alcançado.
Enquanto os aspectos cognitivos concentram-se na construção de conhecimentos específicos e no conteúdo ensinado em sala, a aprendizagem emocional foca na compreensão e no controle dos sentimentos.
Na baixa libido, há diminuição do interesse e do prazer no sexo ou isso nem sequer existe, independente do momento. Há diversos motivos para que haja falta de desejo sexual, como uso de medicamentos, desequilíbrio hormonal e situações frequentes de estresse e cansaço.
Volitivo é aquilo que é relativo a volição, o que resulta da vontade de uma pessoa. Por exemplo: “os esforços daquela pessoa foram volitivos”. Ou seja, é aquilo em que existe o poder de escolha por parte da pessoa que pratica determinado ato, outro exemplo: “a decisão do filho não foi volitiva”.
Que é relativo a ou é causado pela ansiedade (ex.: avaliação ansiogénica ; depressão de origem ansiogénica ; sintomatologia ansiogénica ). Origem etimológica: ânsia + -o- + -génico .
A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.
Conceito: é a incapacidade de realizar atos eficientes, objetivos e propositais. No Apragmatismo a atividade fica estéril ou ineficaz por incoordenação das ações parciais necessárias à realização do ato pleno.