"Ato ou efeito de coabitar. Pessoa que convive com outra sob o mesmo teto. Desse fato decorrem deveres de fidelidade e os mais estreitos deveres de assistência mútua." (HORCAIO, Ivan.
De forma mais ampla, o termo coabitação pode significar qualquer número de pessoas que vivem juntas. “Coabitar”, em sentido amplo, significa “conviver”.
“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento.” Coabitar é habitar em comum, partilhar o mesmo espaço de habitação. Esposo e esposa habitam o mesmo lugar, no qual vivem as mais diversas situações.
1Pedro 3:7 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Da mesma forma, vocês, maridos, honrem sua esposa. Sejam compreensivos no convívio com ela, pois, ainda que seja mais frágil que vocês, ela é igualmente participante da dádiva de nova vida concedida por Deus.
O texto de 1Pd 3,1-7 é fruto de um contexto em que a mulher era considerada inferior ao homem. Naquele tempo, a submissão ao mais forte era natural. Porém, trata-se de submissão consciente.
Quanto ao dever de coabitação, o mesmo significa não apenas que os cônjuges devem residir juntos, na casa de morada de família, salvo motivos ponderosos, nomeadamente de trabalho ou de saúde (artigo 1673.º, n.º 2 do CC), mas também que deve haver comunhão de leito.
420) a conceitua como “uma relação afetiva de convivência pública e duradoura entre duas pessoas, do mesmo sexo ou não, com o objetivo imediato de constituição de família”.
É possível celebrar um contrato para que os parceiros tenham os mesmos direitos perante a lei que as pessoas casadas. Esse contrato se chama contrato de coabitação.
As mulheres obedeçam aos seus maridos como ao Senhor. Pois assim como Cristo é cabeça para a igreja, também o marido o é para a mulher. Cristo é o salvador do corpo, que é a igreja. Ora, assim como a igreja obedece a Cristo, também as mulheres devem obedecer em tudo aos seus maridos.
Submissão significa viver pensando no bem dos outros, largando o egoísmo. Em vez de cuidar somente de si, devemos se preocupar com os irmãos. Submissão é estar pronto para abdicar de seus próprios desejos se isso for melhor para outra pessoa (Filipenses 2:3-4)", disse nos stories.
As duas são prioridades. Mas biblicamente falando a esposa tem vantagem, porque Deus disse que ambos serão uma só carne; não com a mãe, mas sim com a esposa. Portanto a Esposa é prioridade.
O que a Bíblia diz sobre o marido escutar sua esposa?
A Bíblia diz que os maridos devem honrar e amar suas esposas, tratando-as com compreensão e consideração. De acordo com a Bíblia, o casamento é uma união entre um homem e uma mulher que devem trabalhar em harmonia, respeitando-se e cuidando um do outro.