Portanto, viver de modo digno do Evangelho significa ser obediente e não ser hipócrita. Se reconhecemos que Jesus Cristo é o Senhor e que sua Palavra é a verdade inspirada por Deus, inerrante e infalível, segue-se, portanto, que devemos ser obedientes a ela.
Viver por modo digno do evangelho de Cristo, significa viver a vida cristã visando, acima de tudo, a glória de Deus. Isso é resumido na nossa sublime e conhecida frase: “Soli Deo Gloria”!
A pessoa que vive uma vida digna tem valores morais e éticos bem definidos. É independente, generosa e não espera por recompensas ou reconhecimento externo. Digno é a pessoa que busca a verdade em todos os assuntos relativos ao empreendimento humano, vive de acordo com o amor a Deus e a outros seres humanos.
O significado de andarmos de modo digno da vocação é entendermos que estamos unidos ao nosso Deus e que devemos revelá-Lo ao mundo, andando pela lei do amor e não praticando o mal contra o próximo, ofertando nossas vidas para que conheçam o Pai e andem na Sua vontade.
Viver de maneira digna, ou nos tornarmos dignos desta vocação é vivermos, como Paulo escreveu nos versos dois e três que diz: “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” (Efésios 4:2-3, ...
#283 Palavras de Vida - Devemos viver de modo digno
Como viver de modo digno do evangelho?
Portanto, viver de modo digno do Evangelho significa ser obediente e não ser hipócrita. Se reconhecemos que Jesus Cristo é o Senhor e que sua Palavra é a verdade inspirada por Deus, inerrante e infalível, segue-se, portanto, que devemos ser obedientes a ela.
Dignidade é ser honesto e se esforçar. Precisamos ser honestos com Deus, com os líderes do sacerdócio e com as outras pessoas que nos amam, 12 e precisamos nos esforçar para guardar os mandamentos de Deus e nunca desistir somente porque escorregamos.
Andar "como é digno da vocação" significa obedecer prontamente a todos os requisitos espirituais dessa vocação. A palavra "digno" (cf. Filipenses 1:27) mostra a ligação entre o ensino doutrinário e a vivência desse ensino na vida diária (Colossenses 1:10; 1 Tessalonicenses 2:12).
Os elementos essenciais à dignidade da pessoa humana incluem respeito pela integridade física e psicológica, liberdade de expressão, igualdade de direitos, acesso à educação, saúde e condições básicas de vida digna, além do reconhecimento da individualidade e da autonomia de cada pessoa.
Liberdade, respeito, educação e segurança, são tão importantes quanto comida e abrigo. Essas coisas fazem o um ser humano ter uma vida digna. Conjunto mínimo de direitos necessários para assegurar a vida digna do ser humano.
Ou seja, viver “de modo digno do Senhor” significa viver de um modo que seja agradável ao Senhor. Significa viver de modo a demonstrar aquilo que o Senhor merece receber de nossa parte, e não o que nós merecemos dEle.
Modus vivendi é uma frase latina que significa "modo de vida" ou "meio de viver". É frequentemente usada para significar um arranjo ou acordo que permite que partes conflitantes coexistam em paz. Na ciência, é usado para descrever estilos de vida.
A vocação é dom de Deus para a realidade humana. Deus sempre chama pessoas para o serviço do seu Reino no mundo e na Igreja. A resposta vem do ser humano diante do chamado. O Verbo de Deus encarnado também chamou pessoas para a evangelização.
Venceu para abrir o livro e os seus sete selos: O que destaca Jesus de todos os outros, no céu e na terra, é a sua vitória. Ele é digno porque ele venceu. Seria impossível exagerar o valor do sacrifício de Jesus ou o tamanho da vitória na sua vida, morte e ressurreição (João 16:33; 1 Coríntios 15:57).
O conceito de “trabalho decente” foi formalizado em 1999 pela Organização Internacional do Trabalho, e pode ser definido como “trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.
A dignidade pressupõe, portanto, a igualdade entre os seres humanos. Este é um de seus pilares. É da ética que se extrai o princípio de que os homens devem ter os seus interesses igualmente considerados, independentemente de raça, gênero, capacidade ou outras características individuais.
A Bíblia ensina que todos os seres humanos possuem dignidade intrínseca, porque são criados à imagem e semelhança de Deus: «Deus disse: “façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança” […]. E Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou» (Gn 1, 26-27).
Nesse sentido, ser digno é tratar a todos da mesma forma com que você gostaria de ser tratado: ser respeitoso e não subestimar, enganar ou realizar qualquer tipo de mal a um terceiro. Trata-se de um valor que é realmente abrangente e que deve ser considerado nas mais diferentes situações.
A dignidade é um valor da pessoa humana e deve ter por princípio garantir uma existência humana adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais, digna. O homem é digno de ser homem porque possui a essência, que é a humanidade.