Vitela, chamado por vezes também de vitelo, é o termo para a carne de bezerros. Os filhotes machos de raças leiteiras são aproveitados para a produção deste tipo de carne. Refere-se também a um novilho que tem menos de um ano, ou sua carne.
Cria de vaca que tem menos de um ano. 2. [ Embriologia ] Conjunto das substâncias que constituem o ovo, com excepção do núcleo e da membrana vitelina. Origem etimológica: latim vitellus, -i, cria da vaca, gema do ovo.
Esse tipo de ovo está presente em muitos invertebrados, tais como anelídeos, platelmintos, moluscos não cefalópodos e equinodermos e em anfioxos e tunicados.
A carne de vitela, é obtida de bezerros, os vitelos (ou do inglês “vear”), abatidos até as 20 semanas. Nos países de pecuária leiteira desenvolvida, o aproveitamento dos bezerros para a produção de carne é uma realidade. E representa uma parcela significativa da carne consumida pela população.
Vitela, chamado por vezes também de vitelo, é o termo para a carne de bezerros. Os filhotes machos de raças leiteiras são aproveitados para a produção deste tipo de carne. Refere-se também a um novilho que tem menos de um ano, ou sua carne.
O quilo desta iguaria é comercializado a R$ 300 e ganha cada vez mais espaço nos melhores restaurantes e boutiques do ramo no país, principalmente no interior paulista.
A função do vitelo é nutrir o embrião durante o desenvolvimento embrionário, ao menos em suas primeiras fases. No reino animal, a quantidade e distribuição do vitelo no ovo determinam as diferenças na segmentação, podendo esta ocorrer em todo o ovo ou só em parte dele.
O óvulo humano é, na verdade, um ovócito secundário, que tem forma esférica e é constituído por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. O óvulo humano e de todos os outros mamíferos placentários é chamado de alécito (a = não; lecito = vitelo).
A carne de vitela, é muito apreciada por ser tenra, clara e macia. O que pouca gente sabe é que o alimento vem de muito sofrimento do bezerro macho, que desde o primeiro dia de vida é afastado da mãe e trancado num compartimento sem espaço para se movimentar.
O corte fica na parte superior traseira do boi e é protegido por outras partes carnudas. Como não é usado nos movimentos do animal, tem pouco músculo, textura macia e uma cor vermelha bem viva. E fica bom, inclusive, assado ou no churrasco..
Já o acém, também conhecido como alcatrinha ou lombinho, é uma carne mais magra, localizada na parte dianteira do pescoço do boi. Ela é muito usada para fazer refogados, assados, cozidos e carne moída, além de também ser um corte de carne ideal para bifes.
🥩 Você sabia que a carne Wagyu pode custar mais de R$ 5.000 o quilo? 😲 Esse corte premium, originário do Japão, é conhecido por sua marmorização incrível e sabor único!
Vitelos ("vear ou «veau de boucherie') podem ser obtidos de bezerros abatidos até as 20 semanas de idade. Geralmente, esses bezerros são de origem leiteira, a maioria deles holandeses, alimentados exclusivamente com leite e/ou sucedâneos do leite.
Os amantes de iscas (fígado) de vitela têm este alimento em boa consideração não só por armazenar muitos nutrientes como pelo seu sabor e textura. As iscas de vitela têm menos probabilidade de acumular toxinas como pesticidas, hormonas do que as iscas de animais mais velhos.
É a parte inferior da caixa torácica do bovino, tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura. Fica muito bem em assados, ensopados ou sopa. É considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo uma carne muito saborosa para churrasco.