É uma confusão neurológica que provoca a percepção de vários sentidos de uma só vez. Essa condição não é considerada uma doença mental, e sim uma forma diferente que o cérebro tem de interpretar os sinais. Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas.
É quando você ouve música, mas vê formas ou quando você ouve uma palavra ou um nome e instantaneamente percebe uma cor. Por exemplo, você pode ouvir o nome “Alex” e ver a cor verde. Ou você pode ler a palavra “rua” e sentir o gosto de frutas cítricas na boca.
Uma pessoa sinestésica consegue "ouvir" cores ou "ver" tipos de som. Isso acontece porque os caminhos no cérebro se cruzam - em razão disso, os sentidos se misturam e provocam essa confusão de se ver o que, na realidade, só se pode ouvir.
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Veja o exemplo: Julia tinha um cheiro doce característico.
Ana Eulália explica o que é sinestesia, um distúrbio neurológico raro | The Noite (03/06/22)
Como saber se é sinestesia?
Cor de alegria ou cheiro de rock: quem tem sinestesia, interpreta o mundo a partir de vários sentidos diferentes. Saiba mais sobre a condição. Algumas músicas têm gosto adocicado, outras são meio amargas. Palavras específicas são vermelhas, enquanto outras aparecem azuis.
Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro e sua causa ainda é desconhecida. Por enquanto, o que se acredita é que seja uma condição hereditária, mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.
A artista de 25 anos conta que descobriu recentemente que a sinestesia existia, mas ela não é a única musicista com a condição. Pharrell Williams, Billie Eilish e Lady Gaga também têm sinestesia. Para Billie Eilish, a condição inspira seu processo criativo.
Atualmente, não existe uma cura conhecida para a sinestesia, e ela nem é reivindicada, já que é apenas uma característica neurológica inerente a certas pessoas e não uma doença, propriamente dita. No entanto, a sinestesia pode ser treinada ou aprimorada em algumas pessoas.
A influenciadora Ana Eulália, de 19 anos, relatou recentemente aos seus mais de 564 mil seguidores no TikTok que tem uma condição chamada sinestesia. "Significa basicamente que seus sentidos são embaralhados, em outras palavras, eu enxergo barulho, também sinto gosto, cheiro e textura", explicou em um vídeo.
Cinestesia, portanto, seria uma sensação ou percepção de movimento. Cinestesia é diferente de Sinestesia, que significa a relação de planos sensoriais distintos como, por exemplo, olfato e visão.
Por fim, a memória sinestésica é aquela que associa as informações às sensações. É como se a pessoa lembrasse melhor daquilo que tocou e manuseou, que viu de perto em seus detalhes. São pessoas que lembram bem de cheiros, gostos e texturas, havendo menor predomínio dos sentidos da audição e da visão.
O sinestésico é aquele que é capaz de misturar vários sentidos, como por exemplo, pessoas que conseguem ouvir um movimento visual ou sentir cheiro vendo uma imagem. Cinestésicos preferem conforto à beleza e sempre buscam o bem-estar.
É basicamente o estudo da influência das cores no comportamento das pessoas. Isso acontece porque o nosso cérebro associa a cor aos diversos contextos e ambientes que frequentamos, provocando efeitos, sensações e emoções distintas de acordo com as tonalidades presentes.
Isso faz com que essas pessoas, chamadas sinestetas, ouçam cores, vejam sons, provem números, cheirem palavras e até tenham sensações gustativas ao tocar um objeto. Esse distúrbio neurológico onde ocorrem experiências sensoriais cruzadas, ficou conhecido como sinestesia (Grego, syn = juntos + aisthesis = percepção).
É normal sim e recorrente lembrar ou sentir de sensações dos sonhos sejam cheiros, vozes e toques, algumas dessas sensações fazem parte do momento anterior ao sono em si e do sono mesmo, com sonhos ou sem sonhos, essas sensações podem se manifestarem e existirem.
A sinestesia na arte como simulação acontece quando existe a presença fatual de estímulos oriundos de dois ou mais sentidos em uma relação estreita de correspondência. É como se uma sinestesia mais baixa fosse simulada a partir da proposta artística.
Sinestésicos famosos incluem o pintor Vincent Van Gogh, o poeta Arthur Rimbaud os artistas Vladimir Nabokov e Geoffrey Rush, e os músicos Franz Liszt, Jimi Hendrix, Charli XCX, Lady Gaga, Pharrell Williams e Maggie Rogers.
Watson tem sinestesia, uma condição neurológica que faz com que um estímulo em um sentido provoque reações em outro, numa espécie de análise combinatória entre visão, audição, olfato, paladar e tato.
Para ocorrer a sinestesia, é preciso haver a combinação entre dois ou mais sentidos. Se houver apenas a presença de um sentido, isso não caracteriza essa figura de linguagem.