Inconstância é um termo frequentemente utilizado na psicologia para descrever um comportamento ou estado emocional caracterizado pela falta de estabilidade ou consistência.
Quem é inconstante, tem o estado emocional mais forte do que a capacidade de lidar com questões rotineiras. Pessoas inconstantes não sabem lidar com a imprevisibilidade e demoram para se reerguer de uma queda. E isso é altamente desgastante tanto mentalmente como fisicamente.
A Inconstância quase sempre vem seguida de um conjunto de justificativas razoáveis, que no fundo tem suas causas originadas em fatores biológicos, comportamentais ou ambientais, favorecendo a desilusão com os objetivos iniciais e a perda do interesse por objetivos de médio ou longo prazo.
Pessoas INCONSTANTES | Como identificar e qual a SOLUÇÃO para esse tipo de quadro?
O que a Bíblia fala sobre constância?
Constância é meditar no Bíblia Sagrada dia e noite para que tenhamos cuidado de fazer as coisas conforme tudo quanto nela está escrito, para fazer prosperar o nosso caminho e nos conduzirmos prudentemente. Abundância não é escassez.
O inconstante é o que muda de opinião e de humor facilmente conforme a situação. A Bíblia nos ensina que não fomos criados para uma vida de inconstância. Sem uma forte e consciente decisão você não vence a inconstância.
Seja persistente. Um dos principais fatores que pode ajudá-lo a vencer a inconstância espiritual é persistir em suas tomadas de decisões. Você será presa fácil para qualquer tipo de obstáculo, que muitas vezes vem com o intuito de te fazer parar.
Ou seja, a inconstância faz com que a nossa vida vire uma gangorra imprevisível. Por isso, o Apóstolo Tiago nos instrui que a inconstância é uma armadilha, que nos impede de colher os frutos da persistência, versículo 7.
Explicação: Ser considerada uma pessoa "inconstante no amor" geralmente significa que a pessoa é volátil, não é fiel, nem leal e pouco se dedica ao relacionamento ou se responsabiliza pelos seus atos.
o Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável, se caracteriza por padrões de comportamento intenso, confuso e desorganizado. As flutuações e variações no estado de humor de forma abrupta é muito comum. O afeto predominante é o ódio e a raiva.
Uma vida desordenada é aquela onde os pensamentos e valores não respondem às ações e atos. Isso tem pouco a ver com situar objetos de uma determinada forma, embora seja verdade que as pessoas ordenadas são mais sensíveis às normas sociais compartilhadas.
Uma outra categoria presente nesta lista é o "casal inconstante". Ao contrário dos parceiros que evitam conflitos, esses indivíduos enfrentam seus problemas com muita emoção e grande intensidade. Quando há um conflito, eles discutem e se empenham em resolvê-lo.
Pedro era inconstante, mesmo assim Jesus não desistiu dele. Quando pegamos o exemplo de Pedro ficamos assustados, quanto mais você estuda a bíblia, mais você descobre que não sabe nada.
Para sermos constantes em Cristo, precisamos da disciplina para fazer o certo e tomar as medidas que trarão crescimento. Devemos desenvolver a nossa espiritualidade, nos dedicando ao louvor (Salmo 71:6) e a oração (1 Tessalonicenses 5:17). Devemos sempre regozijarmos em Cristo (1 Tessalonicenses 5:16; Filipenses 4:4).
Você sabe o que é um homem de ânimo dobre? É alguém que, em alguns momentos crê na Palavra de Deus, mas em outros, crê em si, ou seja, em seus próprios pensamentos e convicções. Quando agimos dessa forma, utilizamos a razão para guiar-nos.
Para perseverarmos firmes e constantes na fé em Cristo, é necessário que o evangelho de Jesus Cristo seja internalizado em nosso coração e em nossa alma, o que significa que o evangelho se torna não apenas uma das muitas influências na vida de uma pessoa, mas o enfoque determinante de sua vida e de seu caráter.
Tiago 1:8 pois é vacilante e inconstante em todos os seus caminhos. Tudo passa, e passa depressa. homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
A constância começa com a fé (convicção), que se fortalece e se nutre por meio da Palavra de Deus. Paulo, em sua carta aos Romanos, nos lembra de que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo (Romanos 10.17).