Notemos uma devassa como “sindicância para averiguação de ato criminoso”, qual seja, a aliança com Judas Macabeu. Mas, para o autor do Livro dos Macabeus, os inquiridores eram os “ímpios”.
1 Ato ou efeito de devassar. 2 Jur Ato judicial no qual se inquirem testemunhas e se procuram provas para apurar e revelar um fato delituoso. 3 Jur Procedimento que, por meio de um exame ou pesquisa, visa a determinar a exata situação de uma coisa ou de um fato; averiguação, inquérito, sindicância.
A devassa se assemelha a uma apuração de ato delituoso e o ato jurídico é aquele que faz uso de testemunhas para se tomar informação a respeito de delito, infração ou crime. “Estes instauravam perquirições e devassas contra os amigos de Judas” (Mc 9, 26) [grifo nosso] (BÍBLIA 2013, p. 742).
Retratos da Perversidade - As 10 Mulheres Mais Perversas da Bíblia
O que foi devassa?
A devassa era um processo ou rito processual judicial estabelecido nas Ordenações do Reino, de natureza criminal, com características inquisitoriais, que concedia pouco ou nenhum direito de defesa ao acusado. Esse rito processual vigorou no Brasil até a promulgação do Código Criminal do Império, em 1830.
De acordo com o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (2013), ao se procurar o significado da palavra libertinagem, o resultado é composto por termos como devassidão, desregramento de costumes, devasso, ímpio, comportamento de entrega desmedida aos prazeres sexuais, descrença, insubmissão.
Um libertino é uma pessoa desprovida da maioria dos princípios morais, senso de responsabilidade ou restrições sexuais, que são vistas como desnecessárias ou indesejáveis, especialmente alguém que ignora ou mesmo despreza a moral aceita e as formas de comportamento santificadas pela sociedade em geral.
No Brasil, os autos de devassa da Inconfidência Mineira, ou seja, os autos do processo judicial movido pela coroa portuguesa contra Tiradentes e demais inconfidentes, para apuração de crime de traição, previsto nas Ordenações Filipinas (legislação vigente na época).
É apresentada como vulgar, identificando se como devassa que de acordo com o dicionário Houaiss da língua portuguesa, vem do verbo devassar que significa vulgarizar-se, tornar-se devasso, ou prostituir-se, assim como o nome da cerveja propõe aos consumidores.
Após diversos anos no mercado, a Devassa passou por um processo de rebranding junto ao grupo econômico, sendo rebatizada como Petra, com uma nova infinidades de estilos, entre elas duplo malte, puro malte, entre outras.
A Cerveja Devassa começa sua história em 2001, no Rio de Janeiro. No mês de maio de 2003 foi fundada a União das Devassas Cervejaria Ltda. A cerveja Devassa tem uma fórmula exclusiva, encomendada e fabricada em forma de terceirização, ao mestre cervejeiro André Nothaft.
Elemento antidevassa permite que as aberturas perpendiculares à divisa tenham distância inferior a 0,75m. . . . Compartilhar informação e conhecimento nos faz cada dia melhor! .