Demissexual é uma identidade do espectro da orientação sexual que caracteriza a pessoa que desenvolve a atração sexual apenas após o estabelecimento de uma conexão emocional profunda com outra pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
De acordo com o sexólogo e psicólogo de relacionamentos Fábio Borba, a demissexualidade é uma orientação sexual que se caracteriza pelo surgimento de atração sexual somente quando existe envolvimento ou conexão emocional com outras pessoas.
"Quem é demissexual costuma sentir atração sexual após construir um vínculo, ou ao perceber características do outro, que não têm a ver com aparência física como, por exemplo, a personalidade, a cultura, a maneira de ser", explica.
Não sentir atração por outra pessoa nem sempre é considerado um problema, principalmente se isso não causa sofrimento ou não existem outros sintomas. Pode ser que apenas não se tenha encontrado alguém que desperte o interesse físico e/ou sexual, por exemplo, mas existem outras possíveis causas.
Quanto à bissexualidade, os especialistas explicam ao iG Queer que não existe correlação, já que alguém bissexual pode sentir atração por pessoas de ambos os gêneros, hétero e homossexual. Um demissexual pode ser ou não bi, a única questão é que a atração sexual virá somente junto à atração emocional.
VOCÊ É DEMISSEXUAL? | DEMISSEXUALIDADE, ASSEXUALIDADE E NÃO ASSEXUALIDADE
Quem só se relaciona com sentimentos?
Eliéser se identifica como demissexual, termo que tem ganhado força nas redes para designar pessoas que, grosso modo, só conseguem estabelecer algum tipo de relacionamento afetivo, caso haja, de fato, um “ match ” intelectual ou uma identificação mais profunda.
Seja claro sobre seu interesse romântico, mas também sobre sua disposição em conhecê-lo como amigo, mesmo que nada aconteça entre vocês. Algumas pessoas podem se sentir pressionadas se você rotular isso como um "encontro" explícito, como se você estivesse apenas esperando que elas transassem com você.
Qual a idade em que o homem perde o desejo pela esposa?
A andropausa é caracterizada pela diminuição do hormônio masculino, a testosterona, que ocorre naturalmente a partir dos 45 anos. Esse hormônio é responsável pela produção de espermatozoides, ereção e força dos músculos sexuais, portanto, a andropausa simboliza a diminuição do desejo sexual, na maioria dos homens.
A assexualidade é uma orientação sexual que não é passível de tratamento. O 'A' da sigla LGBTQIA+ representa os assexuais. São pessoas, em linhas gerais, que não sentem atração sexual ou necessidade de ter relações sexuais.
Já ginessexual é a pessoa que se sente atraída por mulheres, independentemente da sua identidade de gênero. Mas por que essas novas terminologias foram cunhadas?
A bandeira do movimento demissexual foi criada por um usuário anônimo da comunidade online demisexual.org em 2010. A bandeira apresenta três faixas horizontais: uma faixa branca no topo, uma faixa cinza no meio e uma faixa roxa na parte inferior.
Existem diferentes tipos de assexuais: os estritos, que não tem relação sexual nunca; os demissexuais, que só tem relação sexual com envolvimento afetivo, sem afeto não sentem vontade de fazer sexo; e os assexuais da área cinza, os que em raros momentos da vida sentem atração sexual.
Sapiosexual. Segundo o sexólogo, a definição sapiosexual é utilizada por aqueles que afirmam só sentir atração sexual por pessoas que são consideradas inteligentes. "A inteligência ali seria o fator principal da atração sexual dessas pessoas.
Pode ser definido como cisgênero a pessoa que se identifica com o gênero que foi atribuído a ela quando ela nasceu. " Trans" também vem do latim e tem o sentido oposto de "cis", significa "do outro lado. Ou seja, transgênero é a pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído a ela no momento do nascimento.
O que significa ser pansexual? Uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero.
Uma pessoa que se define como graysexual sente atração sexual de forma esporádica. É uma orientação sexual em que alguém sente atração apenas por pessoas com as quais têm um vínculo emocional. No entanto, a natureza do vínculo pode ser, ou não, de tipo romântico ou amoroso.
Sentir muita vontade de ter relações sexuais, que é o aumento da libido, pode estar associado a alterações hormonais, prática de atividade física, baixos níveis de estresse ou cansaço, elevada atração pelo parceiro(a) ou, embora raro, problemas psiquiátricos.
Indivíduos que experimentam essa atração são às vezes chamados de "unicórnios" — um termo que descreve alguém disposto a se envolver em relacionamentos românticos ou sexuais com casais estabelecidos. No entanto, esse rótulo, embora popular, muitas vezes simplifica demais a complexidade da atração simbiosexual.
De acordo com pesquisa realizada pelo aplicativo Natural Cycles, que monitora o ciclo menstrual, as mulheres se sentem mais atraentes e têm os melhores orgasmos com 36 anos de idade ou mais.
Um estudo publicado na revista acadêmica Archives of Sexual Behavior revelou que os casais fazem sexo 51 vezes por ano — cerca de uma vez por semana. A terapeuta de casais e sexóloga Isiah McKimmie disse ao site House of Wellness que o número varia e é baseado na vida e nas circunstâncias das pessoas envolvidas.
O homem sente algo quando ejacula?” O homem normalmente sente uma plenitude repentina nos órgãos genitais internos antes da ejaculação, indicando que o sêmen preencheu a parte interna da uretra. Essa sensação é acompanhada por contrações musculares que também podem ser identificadas.
Uma pessoa assexual não tem interesse em nenhum tipo de sexo. E enquanto alguns assexuais podem até gostar do ato, eles dificilmente tomam a iniciativa. Algumas pessoas assexuais também se identificam como arromânticas, o que significa que não têm interesse em envolver-se em um relacionamento romântico.
A demissexualidade é um espectro dentro da assexualidade. Nessa última, a pessoa pode ou não sentir atração sexual ou afetiva com condicionalidade. “No caso da demissexualidade, a condição é ter um vínculo emocional para a atração se manifestar”, lembra Lucas.
Flirte como você faria com qualquer outra pessoa. Cada pessoa Demi/pessoa é diferente, mas para muitas pessoas, você mostrar expectativas em relação ao sexo pode ser alienante. Demonstre interesse nele, no que ele faz e gosta, e você estará bem. Se ele quiser falar sobre sexo, dê espaço a ele e não o pressione.