Uma pessoa binária é aquela que se identifica estritamente com o gênero feminino OU com o gênero masculino, sempre de forma separada, sem fluidez e em totalidade. Pessoas binárias podem ser cis / cisgêneras / cissexuais ou trans / transgêneras / transexuais.
“Agênero” não é um gênero, afinal não há identificação com algum deles ou mesmo com a concepção de gênero, o termo refere-se a uma identidade, uma forma de se ver no mundo e de se construir como sujeito sem as amarras que as definições de gênero podem ter.
Mas afinal, o que significa ser uma pessoa não-binária? Pri Bertucci explica em forma bem simples, que “é alguém que não se identifica com a identidade de gênero homem ou mulher”. “Não é masculino e feminino, nada disso, é homem ou mulher. São três possibilidades de identidade: não-binário, homem e mulher.”
“Por ser uma identidade 'guarda-chuva', a não binaridade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros (gênero fluido) mas também quem recusa ambos (agênero)”, explica Lux.
Uma pessoa binária é aquela que se identifica estritamente com o gênero feminino OU com o gênero masculino, sempre de forma separada, sem fluidez e em totalidade. Pessoas binárias podem ser cis / cisgêneras / cissexuais ou trans / transgêneras / transexuais.
Ao contrário do não-binário, aquele que se identifica com o gênero binário se vê como homem ou mulher, como alguém do sexo masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero. Vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa e não dependem entre si.
O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.
Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.
Demissexual é uma identidade do espectro da orientação sexual que caracteriza a pessoa que desenvolve a atração sexual apenas após o estabelecimento de uma conexão emocional profunda com outra pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
Uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero. Mas sentir atração por mais de um gênero não é bissexualidade?
Agênero é uma identidade em que a pessoa não se identifica com os gêneros feminino e masculino ou se sente sem gênero. Ela é uma forma de identidade não-binária.
1. Que tem dois valores, dois elementos ou duas unidades (ex.: sistema binário; composto binário). 2. Diz-se de uma relação que pode ligar duas grandezas.
O sistema binário funciona da mesma maneira que o decimal. Porém, o decimal tem 10 algarismos como base, e o binário tem apenas dois algarismos. A regra de formação é a mesma, cada dígito é o seu valor multiplicado por 2, elevado ao valor da sua posição no número total menos um.
O código binário é um sistema de representação de dados e informações que usa apenas dois dígitos, 0 e 1. É um sistema de base 2, o que significa que cada dígito ou “bit” tem dois valores possíveis: 0 ou 1.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
Boyceta é uma identidade que foge do binarismo de gênero, utilizada por indivíduos que se identificam com o gênero masculino, mas não com os estereótipos opressores da definição de um homem. “Transmasculino é um termo que abrange várias possibilidades de ser trans alinhado ao masculino.
O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram , o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
O termo descreve um sistema no qual a sociedade divide as pessoas em gênero entre homem e mulher, e sexo, como masculino e feminino, e determina para essas pessoas papéis sociais de gênero, identidades de gênero e atributos. Papeis de gênero são um dos aspectos de um sistema de gêneros binários.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. Um exemplo de cisgênero é uma pessoa que nasceu com genitália feminina e cresceu com características físicas de “mulher”, além disso adotou padrões sociais ligados ao feminino, comumente expressados em roupas, gestos, tom de voz.
Sim. Por um lado, ser não-binário não é mutuamente exclusivo de ser homem ou mulher. Existem homens não-binários e mulheres não-binárias, e qualquer um deles ser atraído por mulheres ou homens, respectivamente, seria heterossexual.